sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Deus Triúno

Artigo desenvolvido por Beatriz Bertoldo.

Já foi dito em postagem anterior que o tema da lição do 1º trimestre de 2012 é "Vislumbres do Nosso Deus", bem como mencionado os vários aspectos a serem abordados.

O tema "Deus Triúno" - relacionado ao estudo da semana 31 dezembro/11 a 7 de Janeiro/12 - traz como mensagem principal "a trindade"; doutrina pela qual Deus é um e composto por três "pessoas". Aliás, diga-se de passagem, é crença fundamental de nossa fé, inclusive requisito para o batismo (número 2) de que "há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas coeternas".

A escolha do verso desta semana não poderia ter sido melhor, senão a que relatada em Judas 20 e 21: "Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no ESPÍRITO SANTO. Mantenham-se no amor de DEUS, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor JESUS CRISTO os leve para a vida eterna". O referido verso nos mostra as distinções entre Deus, Cristo e o Espírito Santo; distinções estas que se encontram por toda a Bíblia, mas que devem ser percebidas como a forma pela qual Deus está em Si mesmo, por mais difícil que seja para nossa mente caída entender.

Sim! É difícil de compreender a ideia de três "pessoas" compor uma só,  pelo menos em um primeiro momento. Ao ler a lição desta semana, acabei me lembrando das aulas de Direito Constitucional (para ser mais exata, da prova que fiz) quando estava no início da faculdade, em um ponto que trata sobre o "poder"; assunto este (que pelo menos para mim) pode nos ajudar a entender um pouquinho da visualização da trindade.

Vou explicar a questão da forma mais clara e leiga possível para que todos possam entender!

Havia uma questão na prova que era para discorrer sobre o poder do Estado (sempre que na área do direito aparecer a expressão Estado, leia-se como país e não como estados-membros), dissertativa, na qual deveria escrever as características. Não sabia exatamente o que a professora queria, mas enfim, fui escrevendo tudo o que sabia, e como vocês também sabem, na ideia de leigo, há três poderes do Estado: Judiciário (que julga em sua função típica), o Legislativo (que elabora leis) e o Executivo (que administra e executa as leis). Eles são autônomos e não há intervenção de um no outro, justamente por serem poderes por si só, com as suas respectivas funções. Depois comecei a abordar a questão do poder como pertencente ao povo brasileiro. Sem perceber, escrevi que o poder é "UNO", do povo! A professora ao corrigir a prova, fez um circulo na palavra "UNO" e nem leu o restante, já considerou a questão certa, para o meu alívio, que só fui entender o que fiz, e a assertiva dos três poderes serem um só, depois de alguns dias (tenho uma sorte com provas dissertativas! rs) embora não compreendesse em um primeiro momento dessa afirmativa.

Pois então, o poder é UNO, mas as suas FUNÇÕES são três: julgar, administrar e legislar. O poder é UNO e pertence ao povo, não existem três poderes diferentes, estes são ramificações.
Assim é a trindade. Deus é uma pessoa só, mas podemos dizer que com 3 funções, que adaptando, seriam 3 pessoas com papéis diferentes.

Outro exemplo que nos ajuda a compreender bem esse aspecto é o trazido nos comentários da lição dos professores, ao tratar da teoria atômica, na qual passo a descrever aqui: "Foi um grego, Demócrito que cunhou o termo átomos, que significa, literalmente, indivisível". Ele acreditava que o átomo era a unidade indivisível subjacente no grande número de coisas que vemos ao redor. Cientistas estudaram e confirmaram a teoria de Demócrito, mas fizeram novas descobertas. "O átomo, essa unidade fundamental, era, na verdade, um nome para a complexa relação entre as partículas que a formavam. Os prótons não eram mais 'atômicos' do que os elétrons, ou vice-versa. Se faltasse qualquer um deles, faltaria um átomo".

Da mesma forma, a Bíblia nos informa que Deus é um. Mas, quando estudamos com mais profundidade, descobrimos que essa unidade é o produto de um relacionamento harmonioso entre três seres distintos, todos igualmente divinos e coeternos. Enquanto o átomo pode ser dividido, em contradição ao seu nome, esse Deus triúno é realmente a unidade indivisível subjacente a toda realidade.

A lição dessa semana, primeiramente, apresenta no domingo a ideia central de que não há outros deuses (unicidade de Deus), depois, na segunda, dá atenção à natureza de Cristo, no sentido de ser divino abordando que Ele estava (e está) nas mesmas condições de igualdade com Deus, quando viveu nesta terra e se fez homem. Na terça, trata do Espírito Santo como pertencente à trindade, relatando várias passagens em que o Espírito Santo faz parte do plano da salvação, desde a criação do mundo, quando estava com Deus; logo em seguida, quarta-feira nos mostra que esses três seres estão juntos e constituem Deus, relatando passagens em que Deus se refere a Si mesmo no plural ("Quem há de ir por nós? - Isaías 6:8). Por fim, quinta-feira relata sobre a salvação em uma visão complexa da trindade, havendo uma singela conclusão na sexta-feira.

Bons Estudos!!






quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Logotipo da Escola Sabatina - Você Sabe o que Significa?

É muito comum vermos o logotipo da escola sabatina estampado nas lições, propagandas, sites, blogs, folhetos, entre outros; mas você sabe o seu real significado?

Aliás, você conhece os propósitos da Escola Sabatina?

Se a sua resposta for "NÃO", não fique preocupado, pois ao ler este post, você vai ficar por dentro do assunto!

Mas antes de mais nada, é necessário frisar que o significado está intimamente relacionado com os objetivos e propósitos da Escola Sabatina.

Visualizemos, então, o logotipo com os seus significados:


Há uma citação de Ellen White que fala: "A obra da Escola Sabatina é importante, e todos os que se interessam na verdade devem esforçar-ser por torná-la próspera".

A prosperidade e o reavivamento da Escola Sabatina virão de Deus, quando homens e mulheres interessados na verdade, se unirem em oração, jejuando e buscando a direção divina, através da Bíblia.

Torná-la próspera deve ser o nosso maior interesse, para que a Escola Sabatina cumpra o propósito para a qual foi criada.

Aqui, QUEREMOS DESAFIAR A TODOS: pastores, anciãos, diretores, professores e membros da Escola Sabatina, inclusive VOCÊ! Sim!! VOCÊ MESMO! Para 4 grandes desafios:

1. Reavivar o estudo da Bíblia através da lição da Escola Sabatina.

"Os alunos da Escola Sabatina devem ser diligentes, cavar fundo e buscar com o máximo cuidado as preciosas gemas da verdade contidas nas lições semanais. Os privilégios e oportunidades que ora têm de se tornar entendidos no que respeita às Escrituras, não devem ser negligenciados". Ellen White no livro Conselhos sobre Escola Sabatina, pág. 22.

2. Retomar a Escola Sabatina como um Centro Missionário.

Onde os membros possam desenvolver o seu papel de evangelizador.
Ellen White diz: "A influencia que emana da Escola Sabatina deve melhorar e aumentar a igreja, mas em caso algum jamais se deve permitir que ela se desvie dos interesses da igreja. Há na Escola Sabatina, um precioso campo missionário". CSES pág. 9.

3. Tornar a Escola Sabatina um Centro de Discipulado da Igreja.

Onde os membros se preparam para o verdadeiro trabalho para o qual foram chamados.
Ellen White, falando da Escola Sabatina, escreve que: "Se não se ensina o povo como trabalhar, como dirigir reuniões, como desempenhar sua parte no labor missionário, como alcançar com êxito o povo, a obra será mais ou menos um fracasso". 5T, 256.

4. Comunhão e Missão.

A Escola Sabatina é um ramo da ação missionária da igreja, como descreve Ellen White no livro Conselhos sobre Escola Sabatina, pág. 10: "A Escola Sabatina é um importante ramo do trabalho missionário". Isso significa que ambas as áreas da igreja estão firmemente interligadas.

 
TODOS aqueles que fazem PARTE da ESCOLA SABATINA constituem o grande potencial, para fazer PULSAR com muita força o CORAÇÃO DA IGREJA, e seja também O CORAÇAO DE ESPERANÇA.



Carta Missionária - 1º Trimestre 2012


As imagens previstas correspondem aos narradores da Carta Missionária do 1º Trimestre de 2012. Visualizar conforme a data descrita.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Reavivamento e Reforma - Participe!!

Participe do Movimento Reavivamento e Reforma!
Serão 10 dias de oração - dia 4 a 14 de Janeiro, 2012.


O que é?

É um movimento mundial, liderado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que busca plenitude do Espírito Santo (reavivamento), e uma conformação dos hábitos, atitudes e tendências para com a vontade de Deus, conforme esta é apresentada na Revelação (reforma).

Precisa acontecer individualmente, começando com o desenvolvimento do hábito de buscar a Deus em particular, no início do dia, orando, estudando a Palavra de Deus. A seguir, deve levar famílias a renovarem o propósito de realizarem diariamente, de manhã e à noitinha, o culto familiar. E por fim, vai alcançar as igrejas, que devem agir como motivadores de todo este processo.

Quem está envolvido?
Pessoas de todas as religiões, nações, tribos, língua, e povo são chamados a participar. O movimento deve começar pelos líderes e alcançar a todos os que sentem a necessidade de uma profunda renovação da vida espiritual.

Para mais informações, acesse aqui Reavivamento e Reforma.

 


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vislumbres do Nosso Deus

"Vislumbres do Nosso Deus" - este é o tema da lição da Escola Sabatina para o 1º trimestre de 2012.

Nesse trimestre, vamos estudar vários aspectos de Deus e o que tudo isso significa na prática. Para se ter ideia do que vem por aí, assista ao vídeo abaixo:


Começaremos com alguns "princípios básicos", como a Trindade, o ensino de que Deus é único, embora seja composto por três Pessoas. Depois, estudaremos Deus como Criador, a doutrina que forma a base de tudo o que cremos. Estudaremos Sua obra da redenção, porque neste mundo caído, a obra de criação não é suficiente. As criaturas também precisam ser resgatadas,. Consideraremos a graça e o juízo. Examinaremos Sua santidade, Sua lei, e o Sábado. Todas essas coisas têm sua origem no Seu caráter e ajudam a entender mais o Seu modo de ser.

Estudaremos também algumas outras coisas valorizadas por Deus sobre as quais geralmente não pensamos, tais como beleza, história, e até mesmo romance. Entre outras coisas, como oração e ecologia (queremos estudar alguns dos aspectos práticos do que significar servir ao Senhor), estudarremos também a grande promessa divina da segunda vinda de Cristo, que leva ao clímax da história e ao fim da experiência horrível da humanidade com o pecado.

Deus é grande. Em contrapartida, somos tão pequenos e tão isolados numa partícula da criação. Podemos contemplar muitas coisas, mas a maior parte está além do nosso alcance. Quão gratos devemos ser por todo raio de luz que Ele lança em nosso caminho.

Cabe a cada um de nós a decisão de seguir fielmente essa luz.


O Valioso Tempo dos Maduros

Li um artigo que Mário de Andrade (1893-1945) escreveu, que trata sobre o tempo, uma análise verdadeira de como o tempo passa e nós amadurecemos e a nova visão que passamos a ter sobre ele. Me indentifiquei com o artigo, pois já não sou nenhuma adolescente e hoje me dou conta de como o tempo é precioso. Além disso, confesso que sou apaixonada pelos artigos de Mário de Andrade, desde meninice, então sou suspeita para falar qualquer coisa desse extraordinário escritor modernista.

Bom, então peço licença aqui do grande autor Mário de Andrade, para fazer das suas palavras as minhas:

"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas.

Detesto fazer acareações de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.

As pessoas não debatem conteúdos, apenas rótulos. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.

Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade. Quero caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.

O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!"

Lindo, não?

Para quem não está lembrando deste fantástico escritor modernista, aqui vai uma pintura dele, ok?

Bjos


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como Estudar a Bíblia Sagrada

Já foi dito como se deve estudar a lição da Escola Sabatina AQUI, mas também é indispensável saber estudar a Bíblia Sagrada, fonte de nossa esperança e nosso futuro! É indispensável uma atitude espiritual.

A Bíblia deve ser estudada com a mesma ânsia com que uma pessoa faminta busca comida, e além disso, é de suma importância que o leitor se aproxime da Bíblia de modo reverente, vendo-a como a Palavra inspirada de Deus, e não somente como literatura. 

A leitura disciplinada de uma porção da Palavra a cada dia pode ter algum valor como exercício religioso, mas para obter um benefício completo de suas verdades, elas devem ser adaptadas às necessidades pessoais. 

Um padeiro pode vender muito pão em um dia e achar-se faminto ao final de sua tarefa; assim também, uma pessoa poderá ler grandes porções da Palavra de Deus e obter pouco proveito desta, a menos que a faça sua, apropriando-se e alimentando-se dela.

O conhecimento da Palavra de Deus mediante o estudo pessoal é o melhor método.

Muitos cristãos se satisfazem em receber toda a verdade filtrada pela mente de um professor, de um pastor ou de um comentarista; raramente, ou nunca, vão ao Livro dos livros para um estudo independente. Tais pessoas, inevitavelmente, convertem-se em simples reflexos de opiniões alheias. Elas não estão "fundamentadas na verdade", mas sujeitas a serem "levadas ao redor por todo vento de doutrina".

É muito importante para a criança o dia que ela aprende a alimentar-se por si mesma, assim, também, inicia-se nova era na vida do crente quanto este forma o hábito de ir diariamente à fonte original da verdade espiritual para sua nutrição pessoal.

Devemos estudar a Bíblia como um viajante que deseja obter conhecimento completo e experimental de outro país. Vá pelos vastos campos da verdade; desça a seus vales; suba suas montanhas de percepção; siga suas correntes de inspiração; visite suas maravilhosas galerias de obras de arte. Lembre-se que muitos erros doutrinários têm surgido da falta de perspectiva espiritual, ou de um ponto de vista limitado da verdade bíblica. O salvador diz: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." - Mat. 22:29.

Trate de entender as coisas profundas de Deus.

Estude a Palavra como um garimpeiro escava a terra em busca de ouro, ou como um mergulhador que desce às profundezas do mar em busca de pérolas. A maioria das grandes verdades não estão na superfície, e por isso só podem ser trazidas à luz mediante trabalho paciente.

Devemos adotar um método sistemático. A leitura casual de uns poucos versículos das Escrituras cada dia é melhor do que nada, mas não constitui um estudo real da Bíblia. Simples porções da verdade não produzem cristãos sólidos.

Existe o método de temas que consiste em escolher e seguir um tema através das Escrituras. O método biográfico, ou o estudo dos personagens da Escritura, na qual oferece muito interesse e proveito. 

Já para o estudo dos livros da Bíblia, escolha um e procure estudá-lo a fundo; descubra o seu autor, a quem foi dirigido, as circunstâncias sob as quais foi escrito, seu propósito, seus ensinos principais, etc.

Dedique-se também ao estudo de capítulos e passagens importantes, isso o ajudará a familiarizar-se com as preciosidades da leitura bíblica.

E por fim, memorize alguns versículos importantes que possam ser úteis em uma emergência. Uma passagem da Escritura à mão é de grande valor.

O cristão deve possuir, bem ordenadas em sua memória, passagens que sempre estejam disponíveis.
A memorização das verdades bíblicas coloca armas defensivas e ofensivas nas mãos dos crentes.


Localize Aqui a Escola Sabatina Central de Mogi


Visualizar iasd mogi em um mapa maior

História da Lição da Escola Sabatina no Brasil

No Brasil, nos primeiros anos de crescimento da Igreja Adventista, as lições estudadas por nossos pioneiros eram geralmente na língua alemã.

As lições só começaram a ser publicadas em português, quando surgiu nossa Editora Adventista (Atual Casa Publicadora Brasileira – www.cpb.com.br), mais precisamente quando a editora começou a publicar a Revista Adventista, em 1906, com o nome de Revista Trimestral, onde as lições eram publicadas como parte da revista.

A primeira lição da Escola Sabatina publicada no Brasil foi na edição de Janeiro-Março de 1906 da Revista Trimestral (Atual Revista Adventista).

A partir do primeiro trimestre de 1908, a lição começou a ser editada separadamente da Revista Trimestral, sendo uma publicação independente, como é hoje. A partir deste ano, a Revista Trimestral passou a se chamar Revista Mensal, que foi a época que a revista começou a ser editada mensalmente.

A foto abaixo é uma facsímile (cópia fiel) da "primeira lição" em português, publicada no Brasil, como publicação independente.



Por dentro:


 
Quando os irmãos receberam essa lição, a igreja era bem diferente do que é agora. Toda a América do Sul era só uma "União-Missão", organizada em 1906, e tinha apenas 4 Associações e 7 Missões em todo o território (hoje com 37 e 29, respectivamente). Somando as igrejas e congregações de toda a Amércia, tínhamos somente 89 (hoje temos 19.746). Éramos apenas 2.561 irmãos em todo o continente (hoje estamos com quase 2.500.000). Nosso Deus é maravilhoso!

Mas voltando ao histórico, em janeiro de 1909, a Revista Mensal começou a publicar as “Lições Bíblicas para Meninos”, que seria a precursora das “Lições dos Menores”. Nessa lição não existia separação por faixa etária, era uma única lição para as crianças. No ano seguinte, em 1910, as lições para as crianças passaram a apresentar o título geral e os versos áureos.

As publicações das lições para as crianças foram publicadas na Revista Mensal (Revista Adventista) até o ano de 1911. A partir desta data, as publicações das lições passaram a ser independentes, como já ocorria com a Lição dos Adultos.

Hoje temos 8 tipos de lições em circulação no Brasil: Rol do Berço, Jardim da Infância, Primários, Juvenis, Adolescentes, Jovens, Adultos e Lição dos Adultos para os Professores.

As lições da Escola Sabatina constituem o texto do magistério da Igreja. Existem milhões de alunos no mundo matriculados na Escola Sabatina que se beneficiam semanalmente com o estudo da lição.

Diz o Espírito de Profecia: “Uma porção do tempo de cada dia deve ser reservada ao estudo das lições.” – Conselhos sobre Escola Sabatina, pág. 53.

Este artigo foi elaborado por Vanio Fortes, com adaptação por Beatriz Bertoldo, baseado em pesquisas realizadas por: Andréa Cordeiro, secretária de redação da Casa Publicadora Brasileira. O texto da história da lição no mundo, foi retirada de matéria publicada na Revista Adventista de dezembro de 1989, de autoria do Pr. Henrique Berg, que até então era diretor do departamento de Escola Sabatina da Divisão Sul-Americana.

História da Lição da Escola Sabatina no Mundo

Atualmente, a lição da Escola Sabatina é publicada em aproximadamente 325 idiomas e é transmitida cada Sábado em 750 idiomas e dialetos. Porém, as primeiras lições da Escola Sabatina foram preparadas num marco histórico dramático.

No verão de 1852, seis anos após o início da pregação da mensagem do terceiro anjo, a sede da Igreja Adventista estava numa casa alugada em Rochester, Estado de Nova Iorque, EUA, onde poucos meses antes haviam instalado a primeira impressora adquiria por esta Igreja. A cólera estava atingindo aquela cidade e o som das carretas fúnebres conduzindo os mortos fazia lembrar aos vivos o presságio de sua morte. O medo dominava o povo.

Tiago e Ellen White tinham reuniões programadas de Rochester até Bangor, a 680 km de distância. Mas o filho deles, chamado Edson, de apenas três anos de idade, foi acometido pela doença. Como podiam partir? Os irmãos e irmãs o encomendaram ao Senhor em oração, e a cólera se deteve. Mas ele continuava débil, sem reagir. Os compromissos exigiam que partissem. Não o podiam deixar. Pondo-o sobre um travesseiro, atrelaram os cavalos e saíram às 16:00 horas para percorrer 32 km antes de dormir. 

Um hospedeiro onde pernoitaram disse o seguinte: “Se vocês continuarem, vocês terão de sepultar a criança à beira da estrada”. Mas Tiago e Ellen White continuaram. Ellen White, exausta, cochilava com o filho entre as almofadas, no colo, amarrado com uma corda ao seu corpo e ao assento da charrete, para não cair de sono pelas noites sem dormir. O pai, Tiago, com as rédeas nas mãos olhava o caminho e olhava as perninhas do menino dançando aos trotes dos cavalos. “Oh Senhor, poupe a sua vida!”, era a sua oração mental. “Sepulta-lo-emos a beira do caminho?”, era sua inquietação. “Oh! O fim do mundo, a volta de Jesus, estará ele salvo?”.

De repente seus pensamentos saltaram para os milhares de crianças e jovens em perigo de perder não só esta vida, mas a vindoura também. Ali em meio à viagem, este ex-professor primário que aprendera a amar crianças, sentiu profunda agonia de alma pela salvação delas. Assim que pararam ao meio-dia para comer algo e deixar os cavalos pastarem, ele começou a escrever sobre a caixa do almoço as lições da Escola Sabatina em forma de perguntas e respostas.

Essas primeiras lições eram para crianças, mas os pais as estudaram também. O pequeno Edson melhorou pouco a pouco. A viagem durou mais de um mês. Mas as lições da Escola Sabatina continuam até hoje, e seguirão sem dúvida como o melhor instrumento de doutrinação de homens e mulheres, jovens e crianças, até Jesus voltar.

Thiago White foi o primeiro autor de lições. Ainda que, com algumas interrupções, seguiram-se outros como R. E. Cottrell, William Higley, Uriah Smith, Adélia Poten, G. H. Bell, etc.

G. H. Bell deu uma forma mais didática a lição e as que ele escreveu foram usadas por 25 anos. Ele foi também o primeiro professor paroquial adventista.

As lições foram se diversificando e aprimorando à medida que o grau de desenvolvimento dos alunos indicava a necessidade de novas lições e as condições o permitiam.

Em 1888 apareceram as lições para adultos; em 1890, a dos primários; em 1911, a dos juvenis; em 1933, a do rol do berço; e em 1957, para o jardim da infância.

Em 1890, já havia lições em inglês, alemão, francês, sueco e dinamarquês. 

 Este artigo foi elaborado por Vanio Fortes, baseado em pesquisas realizadas por: Andréa Cordeiro, secretária de redação da Casa Publicadora Brasileira. O texto da história da lição no mundo, foi retirada de matéria publicada na Revista Adventista de dezembro de 1989, de autoria do Pr. Henrique Berg, que até então era diretor do departamento de Escola Sabatina da Divisão Sul-Americana.

Como Estudar a Lição da Escola Sabatina

Há alguns passos que devemos seguir para o estudo da lição da Escola Sabatina.

1. O primeiro deles é orar, pedido entendimento. 
Ellen White registrou o seguinte conselho: "Enquanto estudais, orai: 'Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei.' (Salmo 119:18). Quando o aluno e o professor confiarem em Deus, e orar, o Espírito de Cristo virá sobre eles, e por meio deles Deus atuará, pelo Seu Espírito Santo, na mente de cada estudante." Conselhos aos Professores, pág. 153.


2. Devemos reservar um tempo no sábado para ter uma visão geral de toda a lição.

"Que se aprenda a lição da Escola Sabatina, não olhando rapidamente o texto da mesma no sábado de manhã, mas estudando cuidadosamente para a próxima semana, no sábado a tarde, com recapitulação diária ou ilustração durante a semana. Assim a lição se fixará na memória, como um tesouro que jamais se perderá completamente" Conselhos Sobre Escola Sabatina, 43.

Sublinhar os textos e os pensamentos mais importantes também ajuda na fixação da memória.


3. Também devemos ler as passagens bíblicas encontradas no início da lição com o título "Leituras da Semana".

Se possível usar várias versões da Bíblia para compreender melhor o texto bíblico. Permitir que a Bíblia fale por si só. Não faça a sua própria interpretação da Escritura.

A Bíblia diz que: "Ao examinar as Escrituras não vos esforceis por interpretar-lhe as declarações de acordo com vossas idéias preconcebidas." CSES, 25. Quando o estudante já possui uma ideia e busca a Escritura para confirmar seu próprio pensamento ele faz um estudo dedutivo da Bíblia. Esta é uma forma errada de estudo.

 O melhor método é quando pedimos a Deus que nos revele o significado do texto bíblico, lemos a Bíblia sem nossas próprias idéias pré-concebidas e perguntamos, "O que a Bíblia diz?" "O que ela quer dizer?" "Que devo fazer?" "Qual é a sua mensagem para mim?" este é o método de estudo indutivo da Bíblia. Esta é a forma correta de estudar a Bíblia.


4. Além disso, é necessário, diariamente, tomar tempo para estudar a lição e refletir sobre o assunto. 
A reflexão deixará as ideias da lição claras em sua mente.
"Aprendei a refletir, da mesma maneira que a estudar, a fim de vossa mente se poder ampliar, fortalecer e desenvolver." Conselhos aos Professores, 428.


5. Existem várias ferramentas de pesquisa que ajudarão a ampliar o conhecimento do assunto.

Temos como exemplos:
  • Diferentes traduções da Bíblia.
  • Espírito de Profecia.
  • Auxiliar comentários adicionais da lição do professor
  • Concordância Bíblica.
  • Dicionário Bíblico
  • Comentários Bíblicos.
  • Sites da Internet.
6. Buscar ilustrações para a lição.
 
Durante a semana, preste atenção nas situações do dia a dia de onde você pode tirar ilustrações para a apresentação da lição. Procure tornar-se melhor observador, você perceberá que muitas situações da vida diária são ilustrações que servirão como chaves para abrir os corações à mensagem bíblica.
7. Escolher uma boa introdução para o estudo da lição.
 
A introdução tem o objetivo de chamar a atenção dos estudantes, despertar o interesse pelo assunto e motivar a participação de cada um.
 
8. Elaborar um plano de ensino da lição.
 
Nada mais é do que um resumo ou esboço da lição com os objetivos e pontos principais do estudo.
 
9. Participar da classe dos professores.
 
É a oportunidade de enriquecer sua experiência, trocar ideais e adquirir maior conhecimento sobre a lição com os outros professores.
 
 
 
Bons Estudos!!

Origem das Ofertas da Escola Sabatina

As primeiras ofertas na Escola Sabatina foram recolhidas em 1878 com a finalidade de apoiar os projetos missionários da igreja local.
Mas, somente em 1890, foi realizado o primeiro Projeto Missionário Mundial da Escola Sabatina, chamado de: O BARCO MISSIONÁRIO PITCAIRN.



Pitcairn é uma colónia britânica na Polinésia que tem como único vizinho a Polinésia  Francesa, a oeste. É constituída pela ilha Homónima, e pelas ilhas Oeno e Henderson, ambas desabitadas. A capital e única povoação é Adamstown. Possui área de 5 km². 
 
Foi em 20 de outubro de 1890 que a escuna Pitcairn aportou em São Francisco, Califórnia e logo se ocupou em levar missionários para as Ilhas do Pacífico. Com as ofertas para esta primeira viagem missionária deu-se início a um extraordinário plano de contribuição financeira para o evangelismo em terras ainda não penetradas. Assim nasciam as ofertas da Escola Sabatina.
 
A cada trimestre, são reunidas as ofertas de todos os campos mundiais para a penetração ou fortalecimento da obra em alguma parte do planeta. Assim todas as Divisões, Uniões e campos são beneficiados com a oferta mundial.
 
No primeiro trimestre de 2012 a oferta beneficiará a Divisão do Pacífico Norte-Asiático. A oferta contribuirá para os seguintes projetos:
 
  • Mongólia: centro de treinamento para jovens.
  • Japão: igreja para congregação existente em Amami Oshima.
  • Coreia: Centro de evangelismo multicultural.
  • Produção de programas em língua chinesa para rádio, televisão e internet.
  • Projeto Infantil: produção de progrramas para ciranças em língua chinesa.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amigo Visitante...

Querido amigo visitante!

Queremos lhe dizer que temos um prazer enorme em receber a sua visita, seja ela online, seja em uma de nossas Igrejas Adventista do 7º Dia.



Queremos lhe deixar aqui uma mensagem de conforto e esperança!

Algumas vezes na vida, você acha um amigo especial; alguém que muda a sua vida apenas por fazer parte dela.

Alguém que faça você rir até não poder mais.

Alguém que faça você acreditar que realmente existe o bem no mundo.
Alguém que lhe convença de que realmente existe uma porta destrancada apenas esperando que a abramos.

Esta é uma Amizade Eterna.

Quando você está para baixo, e o mundo parece escuro e vazio, seu Amigo Eterno levanta o seu astral e faz aquele mundo escuro e vazio parecer, de repente, cheio e brilhante.
Seu Amigo Eterno enfrenta os tempos duros, tristes...

Se você resolve retornar, seu Amigo Eterno lhe segue.

Se você perder o seu caminho, seu Amigo Eterno lhe guia
e lhe alegra.
Seu Amigo Eterno segura a sua mão e diz que tudo vai ficar bem.

Se você achar este tipo de amigo, vai se sentir feliz e completo, porque você não vai mais se preocupar.
Você tem um Amigo Eterno na vida, e o Eterno não tem FIM!!!
Sabemos que esse AMIGO ETERNO existe...

Ele é Jesus e está sempre ao seu lado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...