terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A 1ª Escola Sabatina da Gincana - Equipe Amarela

Não poderiamos deixar de narrar aqui a 1ª apresentação da EQUIPE AMARELA da Gincana da Escola Sabatina.

Se você é novo no blog e não sabe o que está acontecendo, as classes da escola sabatina foram divididas em equipes e cada uma delas recebeu uma cor. Ao todo são cinco equipes de cores diferentes, com desafios semanais, diários e mensais a serem cumpridos; claro que todos valendo pontuação. Se você quer conhecer mais o programa por inteiro, basta clicar AQUI para ter acesso!

A Equipe se saiu super bem, mesmo sendo os primeiros a se apresentarem!

Cumpriram vários desafios da própria apresentação e ainda foram além, premiando duas vezes as visitas (uma vez antes do estudo da lição - requisito este exigido pela gincana - e outra vez no encerramento da lição) com um lindo marca-página na cor da equipe: Amarelo!

Além disso, formulando um vídeo que mostra a força de uma equipe.

Galera, o vídeo ficou nota 10!

Parabéns para todos vocês!!


A próxima apresentação é da EQUIPE AZUL - Sábado dia 04/02/12.

Boa sorte a todos!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Minha Vida na Presença de Cristo

Texto retirado da Agenda 2012 da Associação Paulista do Vale, cujo texto é uma adaptação da Apostila do Seminário de Enriquecimento Espiritual - Minha Vida na Presença de Cristo, pág. 16-19.

Um Chamado Permanente à Oração

Uma das experiências mais importantes da vida cristã é a oração. Sem ela, nosso estilo de vida não é moldado e se torna impossível vencer os ataques de Satanás. Deus desafia cada um de nós a levar uma vida permanente de oração, a fim de estarmos prontos para aquele glorioso dia quando se manifestará nossa Grande Esperança.

Permanecer diariamente em Cristo é um processo que começa na primeira hora de cada manhã (cada um tem o seu horário para a primeira hora), e se estende durante o dia. É nesse instante que firmamos o propósito de honrar e glorificar a Deus em todos os aspectos da vida, e é nessa hora que decidimos o tipo de relacionamento que vamos ter com Ele ao longo do dia.

Andar com Deus em Oração

Orando, examinando a Bíblia, meditando e louvando, podemos ter a mesma experiência de  Enoque, que andou com Deus. Ele é o símbolo daqueles que estarão vivos e preparados na vinda de Cristo. Logo, seguir o exemplo dele deve ser nosso desafio diário. Como tornar isso uma realidade presente:

- Ter o Senhor como bem maior e estar convicto de que estamos em Sua presença: "Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo senão a Ti somente (...) O Senhor, tenho-o sempre a minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado". (Sl. 16:2, 8)

- Manter firmemente os olhos em Cristo: "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus". (Heb. 12:2) Não só olhar, mas olhar firmemente, porque só um olhar firme para Jesus na cruz é que vai nos levar a amá-Lo de todo o coração. Esse olhar desperta gratidão e tira do coração a frieza, a indiferença, a malícia, o ódio, o egoísmo, a falta de amor, a cobiça e a imoralidade. Olhar para Jesus dá segurança para continuar a caminhada.

- Sair com Deus para o trabalho: Sigamos o exemplo de Moisés, quando disse: "Se a Tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar". (Ex. 33:15) A inspiração profética diz: "Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando e quando ocupados com os trabalhos diários. Que vosse coração se eleve de contínuo, em silêncio, pedindo auxílio, luz, força, conhecimento. Que cada respiração seja uma oração". (A Ciência do Bom Viver, pág. 510/511) Devemos estar alerta em todo o tempo, vigiando, orando, aguardando o Senhor e prontos para o momento de Sua segunda vinda.

Por que e Para que Vigiar e Orar?

"A oração incessante é a união ininterrupta do coração com Deus, de maneira que a vida de Deus flui para nossa vida; e de nossa vida refluem para Deus a pureza e santidade". (Caminho a Cristo, pág. 97/98)

"Estai de sobreaviso, vigiai e orais; (...) porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã. (...) Digo a todos: vigiai!" (Mc 13:33, 35 e 37) "Orai sem cessar". (1 Tess. 5:17)

O que Ocorre Quando Não Vigiamos?

- Perdemos a iluminação divina - "As trevas do maligno envolvem os que negligenciam a oração". (Caminho a Cristo, pág. 94)

- Não resistimos às tentações - Não conseguimos discernir as sutilezas do inimigo em suas múltiplas tentações.

- Abandonamos os caminhos do Pai - "Sem oração constante e diligente vigilância, estamos em perigo de tornar-nos descuidosos e desviar-nos do caminho verdadeiro". (Caminho a Cristo, pág. 95)

- Para que não nos tornemos levianos e frívolos - "Vigiais, para não falardes precipitadamente, mal-humorado e com impaciência. Vigiai, para que as más paixões não venham a vencer-nos, ao invés de vós subjuga-las. Vigiais, para que um espírito descuidoso e indiferente não se aposse de vós, negligenciando vossos deveres, tornando-vos levianos e frívolos, sendo ovssa influência em cheiro para a morte, em vez de para a vida". (A Fé Pela Qual Eu Vivo - MM 1959 - pág. 224)

- Para que possamos ser aprovados diariamente - "Se nos lembrássemos de que estamos sendo postos à prova perante o universo celestial, que Deus nos está provando para ver de que espírito somos nós, haveria mais séria meditação e mais fervorosa oração". (Exaltai-O - MM 1992 - pág. 344)

O chamado para uma vida de oração é diário. Começa na primeira hora de cada manhã e se estende até a última hora do dia. É o estilo de vida daquele que compreende que sua vida está na presença de Cristo, agora pela fé, mas em breve, face a face.



sábado, 28 de janeiro de 2012

A Santidade de Deus

O tema da lição da Escola Sabatina nessa nova semana é sobre "A Santidade de Deus" (28 de Janeiro a 4 de Fevereiro).
Segue aqui um breve comentário da lição, lembrando que o mesmo não substitui o estudo diário que cada aluno deve ter, com a leitura da Bíblia e oração, pedindo orientação a Deus.

Antes de mais nada, devemos afastar a falsa ideia que alguns têm de que o Deus no Antigo Testamento é diferente do revelado no Novo Testamento. Há quem diga que o Antigo Testamento apresenta um quadro primitivo e ultrapassado de Deus, ao passo que no Novo Testamento, Ele é visto como o Deus do amor e da graça. Essa é uma visão distorcida da Bíblia e do caráter de Deus que NÃO MUDA.

Tanto o Antigo como o Novo Testamento trazem mensagens proféticas com a frase “assim diz o Senhor” ou a “Palavra do Senhor”, o que nos faz lembrar de que não somente o profeta estava falando para Deus, mas o próprio Deus estava falando, por meio do profeta. Jesus quando esteve neste mundo, citou várias vezes o Antigo Testamento (2ª Tim. 3:16, 1 Cor. 5:7), sendo certo que TODA escritura é inspirada pelo Senhor. Todo o Novo Testamento encontra fundamento teológico no Antigo. Aliás, como visto nas lições passadas sobre o plano da redenção, a graça e o juízo, o Novo Testamento é o marco inicial da execução do grande plano de Deus por nós, plano este de amor, que já se encontrava planejado desde a fundação do mundo. Portanto, o caráter de Deus não muda, e a ideia de que Deus é visto de formas diferentes nesses dois testamentos é equivocada e não aceita pelos adventistas do sétimo dia.

A primeira ocorrência do termo santidade que aparece na Bíblia refere-se ao sábado. É aqui que a declaração divina transformou um dia normal de 24 horas em um dia especial, distinto, único. Esse texto nos dá a primeira compreensão da santidade. Mostra que alguma coisa (nesse caso o tempo) é “separado” daquilo que está em torno dela. Então o conceito de “santo” é aquilo que é separado de algo que não é santo.

Essa ideia nos ajuda a entender a santidade de Deus. Deus é único, separado de todas as outras coisas na criação, de modo transcendental, distinto. É Aquele que não pode ser confundido com nenhuma outra coisa, principalmente com os falsos deuses (Êx 15:11). A santidade de Deus revela Sua distinção de tudo o que foi criado. Assim, a santidade reflete em altíssimo grau a distinção absoluta que existe entre criatura e Criador.

Como decorrência dessa unicidade se estabelece o conceito de santidade que nos é mais comum: a perfeição moral divina. Deus possui a total liberdade em não poder ser acusado de imperfeição (Sl 89:35). Mais que isso: diante de Sua presença, tudo o mais que não é perfeito demonstra seu estado de imperfeição. Um exemplo clássico é o segundo chamado de Isaías ao ofício profético, descrito no capítulo 6. Diante do coro angelical exaltando a santidade de Deus, o ser humano se mostrou extremamente frágil e pecador a ponto de antever a morte. Foi a santidade de Deus que trouxe ao coração de Isaías a certeza de sua pecaminosidade (6:5). 

O canto reverente dos serafins indica também que, mesmo que eles não possuíssem nenhum traço de pecado, a perfeição deles estava aquém e era dependente da perfeição de Deus. O Criador e Senhor de tudo é, em essência, santo, e essa santidade O distingue de qualquer outro ser.

Isaías 6 expõe outro conceito sobre a santidade de Deus – a glória de Sua presença. Assim, glória e santidade são ideias complementares quando se descreve a natureza de Deus.

Temos o profeta Ezequiel que experimentou a impressionante presença de Deus, quando teve uma visão, na qual caiu sobre o seu rosto (Ez. 1:28); Jacó quando teve a visão da escada para o Céu disse quão terrível era aquele lugar onde estava (porque Deus estava lá – Gên. 28:16.17); Moisés no Monte Sinai, quando o Senhor desceu na nuvem sobre o monte, ele se inclinou e encurvou (Ex. 34:8); Daniel quando teve a visão ficou sem força, pálido (Dn. 10:5-8). Aliás, o verso 06 de Daniel 10 descreve a visão de Deus.

Esses, sem dúvida, eram homens fiéis e tementes a Deus, piedosos e justos, e suas reações foram de medo, tremor e adoração. Isso ocorreu porque eles tiveram um senso da própria indignidade e pecaminosidade, em contraste com a santidade de Deus.

No Novo Testamento, o mesmo ocorreu com Pedro, ao perceber o milagre da pesca feita por Jesus; e com João em uma visão dada por Deus, e olha que João é mencionado como o apóstolo que teve a maior compreensão do amor de Deus. 

Por que essa reação? É porque não mais estamos no Jardim do Éden, onde Adão e Eva, antes da queda no pecado, saudavam a presença de Deus. Essa íntima comunhão mudou drasticamente logo depois da queda, quando o casal correu e se escondeu. Não mudou muita coisa desde então. Na verdade essa reação continua ao longo das Escrituras. Sempre que um ser humano encontra o Deus vivo, há o espanto inicial de finalmente ver a verdadeira profundidade do próprio pecado.

Nas escrituras, quando as pessoas realmente encontram o Deus do Céu, não existem palmas, tapinhas nas costas, nem cânticos alegres. Ao contrário, há humilhação e arrependimento pessoal. Cada um vê e admite sua culpa pessoal, sem desculpas e sem referências às faltas dos outros.

Para terminar, fiquemos com um trecho de Ellen White, Patriarcas e Profetas, p. 252: “A humildade e a reverência devem caracterizar o comportamento de todos os que vão à presença de Deus. Em nome de Jesus podemos ir perante Ele com confiança; não devemos, porém, nos aproximar dEle com ousadia presunçosa, como se Ele estivesse em nosso próprio nível... Tais pessoas devem se lembrar de que se acham diante dAquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos velam o rosto. Deus deve ser grandemente reverenciado; todos os que em verdade se compenetrarem de Sua presença, se prostrarão com humildade perante Ele e, como Jacó, ao contemplar a visão de Deus, exclamarão: ‘terrível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos Céus’”.

Pode ser mais agradável se concentrar no amor de Deus, em vez de Sua santidade, mas isso seria distorcer a verdade. Compreender Sua santidade, e, em contrapartida, a nossa pecaminosidade, é crucial para entener o que significa a expiação, por que ela é tão desesperadamente necessária, e por que teve um preço tão elevado.

Bons Estudos!


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Escola Sabatina - Escutai com Sinceridade

Vamos meditar mais um pouquinho sobre os Conselhos da Escola Sabatina que a titia Ellen White tem para nós?

“Quando vos pedirem para ouvir as razões de uma doutrina que não compreendeis, não condeneis a mensagem antes de fazer uma investigação completa, e de verificar pela Palavra de Deus que não é sustentável. Se me fosse concedida a oportunidade, falaria aos estudantes de todas as Escolas Sabatinas do mundo, elevando minha voz em fervoroso apelo para que fossem à Palavra de Deus em busca de verdade e luz. Justamente agora Deus reserva preciosa luz para o Seu povo e deveis investigar fervorosamente para atingir um perfeito conhecimento de cada ponto da verdade, para que no dia de Deus não sejais achados entre os que não viveram de toda palavra que sai da boca de Deus.

Devem ser cuidadosamente considerados os importantes resultados que estão em jogo por negligenciar a Palavra de Deus.

O estudo da Bíblia é digno do melhor esforço mental, da mais santificada capacidade.

Quando nova luz for apresentada à igreja, ser-vos-á perigoso rejeitá-la. Recusar ouvir a mensagem, por ter preconceito contra ela ou contra o mensageiro, não desculpará vosso caso perante Deus.
Condenar aquilo que não ouvistes ou não compreendestes, não vos exaltará aos olhos dos que são sinceros em suas investigações da verdade. É loucura falar com desprezo a respeito dos que Deus enviou com uma mensagem verdadeira.

Se os jovens estão procurando educar-se para serem obreiros em Sua causa, devem aprender o caminho do Senhor e viver de toda palavra que sai da boca de Deus. Não devem convencer-se de que toda verdade já foi revelada e que o Ser Infinito não tem mais luz para Seu povo. Se se firmam na crença de que toda verdade já foi revelada, estão em perigo de se desfazerem de preciosas gemas da verdade, que serão descobertas ao volverem os homens a atenção para pesquisar a rica mina da Palavra de Deus”. CSES, p. 31-33

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Histórico do Departamento da Escola Sabatina no Brasil

Vamos conhecer mais um pouco sobre o surgimento da Escola Sabatina como departamento, só que agora no Brasil.

No Brasil, surgem os primeiros Adventistas em 1890, quando algumas pessoas começaram a guardar o 4º mandamento da Lei de Deus, em Santa Catarina.
Passaram a observar o Sábado como Dia Sagrado.

Guilherme Belz foi o pioneiro. Belz reunia-se aos sábados com os amigos para falar-lhes das novas da Salvação. A cada Sábado reuniam-se um na casa do outro para orar e estudar a palavra, assim pode-se afirmar que a Escola Sabatina surge neste ano (1890) no Brasil e na União Sul Brasileira, na qual é berço da mensagem Adventista em nossa Pátria.

No Paraná, lá pelos idos de 1895, a Sra. Anna Dietrich Otto, com sincero desejo de conhecer toda a verdade, passou a frequentar determinada igreja evangélica em Curitiba, mas sentiu que não seria ali que ela haveria de encontrar o caminho certo.
Durante uma reunião, angustiada, ela ouviu uma voz que dizia: “Anna vire-se para traz”. Atendendo virou-se e logo percebeu a presença de dois senhores que não costumavam estar lá.
No final da reunião, dirigindo-se a eles, logo soube que vendiam literatura cristã. Interessou-se e os convidou para em sua casa estudarem a Bíblia e a nossa doutrina. Os dois senhores que ela viu, foram os nossos primeiros colportores (vendedores de livros religiosos), Albert B. Stufer e um colega de trabalho.

 Depois de estudarem por algum tempo, juntamente com a família, ela decidiu aceitar a mensagem Adventista e por ocasião da passagem por aqui do Pr. Frank Henry Westphal, o primeiro ministro ordenado que pisou em solo brasileiro, vindo dos Estados Unidos, Anna foi por ele batizada.

Após o batismo Anna convidou seus amigos para uma reunião no sábado pela manhã na sala de sua residência: ERA A PRIMEIRA ESCOLA SABATINA DA QUAL SE TEM NOTÍCIA NO PARANÁ – dia 18 de janeiro de 1896.

Mais tarde, em 1924, a igreja organiza-se formalmente, surgindo a Associação Catarinense, que depois passou a se chamar Missão Santa Catarina-Paraná e anos mais tarde Associação Paraná-Santa Catarina, depois se tornou Associação Paranaense, e atualmente Associação Sul Paranaense, entidade legal do Adventismo no estado.

De lá para cá, as Escolas Sabatinas se multiplicaram por todo o Brasil. A escola sabatina é um dos maiores sistemas regulares e contínuos de estudo da bíblia no mundo. Ela atingiu 5 continentes e está em 214 países no mundo. Suas lições são estudadas em dezenas de línguas. Estima-se que cerca de 20 milhões de alunos participam dela em todo o mundo, todos estudando a mesma lição a cada trimestre.

Uma Comissão Mundial com representantes de todos os setores da Igreja avalia as necessidades mundiais e elegem os temas para as lições, cuidando para que haja a inclusão de todo o conteúdo da Bíblia a cada cíclo de estudos. Além destes, assuntos espirituais, éticos e de conduta cristã, de acordo com a necessidade da Igreja Mundial.

Os objetivos da Escola Sabatina continuam sendo os mesmos: Confraternização, Estabelecimento de Relacionamentos de Amizade, Testemunho, Evangelismo, Estudo da Bíblia por meio da lição estudada a cada dia pelos alunos e Missão Mundial através das orações e ofertas.




quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Histórico do Departamento da Escola Sabatina no Mundo

Hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobre a criação da Escola Sabatina como um departamento.

No verão de 1852, enquanto viajava de Rochester, Nova Iorque, para Bangor, Maine, Tiago White pensava no que se poderia fazer pelos jovens e crianças da igreja nascente. Seu objetivo era firmar-lhes a fé na mensagem Adventista. Numa de suas viagens parou para tomar seu lanche a beira do caminho e após comer um pouco veio à ideia de escrever lições bíblicas em forma de perguntas e respostas.  Essa história já foi contada aqui no blog, e você poderá conhecê-la com mais detalhe AQUI.

A senhora White explica que Tiago White, seu esposo, compunha muito desse material nas paradas do meio dia, enquanto o cavalo era alimentado. Ele costumava usar uma caixa de alimentos ou o topo do seu chapéu como uma escrivaninha. Foram nesses momentos que surgiram as primeiras lições da Escola Sabatina.

Guardador do sábado e ex-pregador milerita, como também um dos fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Tiago White organizou a primeira Escola Sabatina regular, por volta de 1853, em Rochester, Nova Iorque.

Naquele mesmo ano também surgiu o Youth’s Instructor, revista mensal que trazia lições da Escola Sabatina para os jovens.

Em 1861 foi a vez das crianças terem as suas lições também, sob o título “Perguntas para os pequenos estudantes da Bíblia”.

De início, as primeiras escolas sabatinas possuíam apenas duas divisões, uma para as crianças e outra para os adultos, chamadas de Classes Bíblicas. Os professores davam muita ênfase à memorização de versos bíblicos. Em 1863, apareceu a primeira série de lições da escola sabatina adaptada para as crianças. No mesmo ano apareceram às primeiras lições da escola sabatina, escritas por Uriah Smith, outro pioneiro adventista, e foram publicadas na Review and Herald.

Havia pouca organização até que G. H. Bell, um professor pioneiro, em Battle Creek, tornou-se editor do Youth's Instructor, em 1869. Ele introduziu duas séries de lições, uma para crianças e outra para jovens. Ele também publicou um plano de organização que incluía pessoal de liderança e um relatório freqüente da assistência. Posteriormente ele introduziu artigos para os professores e dirigentes. Após demonstrar sucesso em Battle Creek, Bell viajou para outros lugares a fim de organizar as escolas sabatinas e aconselhar seus dirigentes.

A organização da Escola Sabatina teve inicio na Califórnia em 1877, com a formação da primeira Associação da Escola Sabatina da Califórnia. A formação dessa sociedade foi seguida, no mesmo ano, pela organização da Associação da Escola Sabatina do Estado de Michigan. Em março de 1878, foi organizada a Associação Geral da Escola Sabatina, na qual tomou providências para organizar melhor as 600 Escolas Sabatinas então existentes, formando-se uma Associação Geral da Escola Sabatina. Até que em 1901 a Associação Internacional da Escola Sabatina passou a se chamar Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral.
                          

Objetivos Gerais do Departamento
• Estimular o desenvolvimento espiritual mediante o estudo sistemático e regular da Bíblia e o desejo de compartilhar a fé com outras pessoas.
• Cultivar uma atitude de oração e devoção em todos os membros.
• Trabalhar junto com os membros para desenvolver e efetivar projetos missionários.
• Desenvolver programas para ajudar os membros a descobrirem seus dons espirituais, e para equipá-los, treiná-los e mobilizá-los em todas as formas de evangelização.
• Assegurar-se de que todos os programas e materiais de treinamento utilizados pelo departamento animem os membros a ganhar almas e alimentá-las e conservá-las para Cristo.
• Criar uma consciência da missão global da igreja, sustentando-a por meio de ofertas e envolvimento pessoal.
• Fomentar nas crianças, jovens e adultos o desejo de servir na propagação do evangelho onde quer que o Salvador desejar.
 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Escola Sabatina - O Professor deve ser um Discípulo

Hoje o conselho sobre a Escola Sabatina de Ellen White é para todos, mas em especial aos professores.

“Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas".

"Os que se tornam educadores de crianças e jovens precisam aprender muitíssimo, tanto em preceito como em experiência, a fim de poderem ser obreiros de êxito. Devem crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, até atingir Sua estatura. 

O crescimento na graça é um testemunho de que permaneceis em Cristo, como ramo na videira. Se permanecerdes nEle, tereis poder para discernir a verdade espiritual, pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente.

Deus roga aos moços e moças que aproveitem o mais possível a capacidade que lhes foi confiada. Ele deseja que cultiveis hábitos de estudo e diligência, a fim de aumentardes os talentos que vos deu.

Deus vos aceitará o serviço e aumento de vossos talentos, mas não pode aprovar trabalhos alinhavados em que não se ponha todo o coração.

Todo ramo da obra de Deus exige o exercício das mais altas capacidades e o emprego de todo auxílio aproveitável; deveis dirigir vossos mais nobres impulsos à propagação da verdade. O santo e elevado caráter da obra requer as mais altas faculdades intelectuais e espirituais, a fim de ser apresentada de modo adequado aos que se assentam nas trevas da sombra da morte.

Se sois chamados para ser mestres em qualquer ramo da obra de Deus, sois também chamado para ser discípulos na escola sabatina de Cristo. Se tomais sobre vós a sagrada responsabilidade de ensinar outros, tendes o dever de ir ao âmago do assunto que procurais ensinar. Se, na Escola Sabatina, apresentais a vossos alunos um assunto da Palavra de Deus, deveis esclarecer de tal maneira a razão de vossa fé que vossos alunos se convençam de sua veracidade. Deveis examinar e comparar diligentemente as evidências da Palavra de Deus nas mensagens por Ele enviadas à igreja, para que saibais o que é a verdade e sejais capazes de guiar na vereda da justiça, o que em vós confiam”. CSES, p. 30/31

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Curso de Alimentação Natural e Vegetariana

Está previsto o Curso de Alimentação Natural e Vegetariana a ser realizado na nossa IASD de Mogi das Cruzes.

Quem está promovendo o curso é o departamento de Saúde e nós resolvemos dar uma divulgação pelo nosso blog, até porque este é um assunto super atual e muitos têm interesse em ter uma vida mais saudável, vivendo mais sem sofrimentos, dor e longe de doenças, com o melhor de tudo: alimentando-se bem.

Neste curso você vai apreder a fazer pratos saborosos e nutritivos, recebendo aulas práticas e orientação nutricional.

E sabe o que é o melhor de tudo??

O curso é GRATUITO! Isso mesmo, é gratuito.
A única coisa que você terá que pagar é a Apostila, no valor de R$ 10,00 (dez reais).

As datas do curso (com conteúdo diferentes) são as seguintes:
  • 26 de Fevereiro 2012
  • 25 de Março de 2012
  • 29 de Abril de 2012
  • 27 de Maio de 2012
  • 24 de Junho de 2012
Horário: das 9:00 às 16:00 horas.

O local do curso é na IASD Central de Mogi, que fica na Rua Cel. Santos Cardoso, n. 434, bairro Jardim Santista, Mogi das Cruzes, SP (ao lado do Colégio Adventista).

Voce poderá tirar qualquer dúvida e/ou confirmar a sua PARTICIPAÇÃO no seguinte e-mail: centralcursosiasd@hotmail.com

Vai ficar aí parado? Mande um e-mail e confirme a sua participação, antes que as vagas acabem!


Datas Importantes no Histórico da Escola Sabatina

De forma resumida, apresentamos aqui as principais datas que envolvem a Escola Sabatina!
As datas envolvem a sua origem, criação, organização, lições, ofertas, e vai até o período quando é instituída como departamento.

• 1853- Primeira Escola Sabatina; Rochester, Nova I, fundada por Tiago White.
• 1863- Primeira séries de lições da Escola Sabatina adaptadas paras crianças. Primeiras lições da Escola Sabatina para adultos, escritas por Uriah Smith.
• 1877- Associações Estaduais da Escola Sabatina, formadas na Califórnia e Michigan (EUA).
• 1878- Organizada a Associação Geral da Escola Sabatina.
• 1879- Organizada a Primeira Filial das Escolas Sabatinas.
• 1885- Primeira oferta missionária da escola sabatina em Oakland, Califórnia para a Missão Australiana. Início da publicação do Sabbath School Worker.
• 1886- Primeira Divisão do Jardim da Infância em Battle Creek, Michigan.
• 1889- Início da Lição de Adultos trimestral da Escola Sabatina. Primeira impressão das lições trimestrais em outras línguas: dinamarquês, suíço, francês e alemão.
• 1901- Associação Internacional da Escola Sabatina substituída pelo Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral.
• 1909- Adotado o plano de ofertas missionárias semanais da Escola Sabatina.
• 1911- Iniciadas as lições trimestrais para os primários, na Austrália.
• 1912- Recolhida a primeira Oferta do Décimo Terceiro Sábado. Impressa a primeira Carta Missionária.
• 1913- Iniciado as lições trimestrais para os juvenis, na Austrália.
• 1919- Introduzida a Oferta Natalícia
• 1925- Adotado o Plano do Fundo de Inversão.
•1952- Centenário da Escola Sabatina.
• 1955- Inicia-se as escolas cristãs de férias.
• 1956- Publicado o primeiro Manual da Escola Sabatina.
• 1982- Iniciada lições da Escola Sabatina para os juvenis.
• 1995- Estabelecido o Departamento da Escola Sabatina/Ministério Pessoal.


 

sábado, 21 de janeiro de 2012

O Deus da Graça e do Juízo

O comentário da lição da Escola Sabatina desta semana (21 a 28 de janeiro), foi elaborado pelo Maurício Kimoto, membro e ancião da IASD Central de Mogi e Professor da nossa querida Escola Sabatina.

Agradecemos por tão prestativamente ter aceito o nosso convite, e de forma tão brilhante ter exposto os principais pontos da lição!

Vale lembrar que este espaço que criamos para comentários da lição da Escola Sabatina não substitui o estudo diário da mesma, ok?

Então segue o comentário:


LIÇÃO 4 - O DEUS DA GRAÇA E DO JUÍZO. (21 a 28 de janeiro)
Verso para memorizar: "Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, quer seja bom, quer seja mau." (Ec 12: 14)

Existem muitas correntes do cristianismo que interpretam esses dois elementos do plano da redenção de maneiras diversas, a maioria delas equivocadas.

Em relação a graça, a maioria das denominações interpretam-na como sendo algo que Deus nos dá, independentemente da nossa conduta, é o que podemos chamar de "graça barata". Muitos creem que qualquer pessoa pode obter o perdão dos pecados e consequente salvação, mesmo que não tenham sido obedientes a Deus e a Sua Palavra. Mas Jesus disse em Mateus 7:21: "Nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que estás no Céu."

A respeito do Juízo, é dito em larga escala por aí que Deus condenará todo aquele que cometer pecados, criando-se assim a falsa ideia de que temos que cumprir a Lei de Deus e sermos "bonzinhos" a fim de que Deus se compadeça de nós e venha a perdoar os nossos pecados.

O mais estranho, é que as denominações que aceitam a "graça barata", são as mesmas que aceitam essa forma de "juízo". Sendo que não há coerência num Deus que aceita tudo e ao mesmo tempo condena os que cometem qualquer tipo de pecado, sobretudo os que são considerados "pecados imperdoáveis", segundo a visão dos falsos doutores da lei.

Mas no contexto bíblico, graça e juízo são dois elementos inseparáveis.
Vamos analisar de maneira mais profunda: O juízo divino é um fato, vários textos bíblicos falam do assunto (Ec 12:13,14; I Co 3:13; 2Co 5:10; Hb 10:30 etc). Se existe um juízo, é porque existirá casos a serem julgados, sendo assim, existe pecado e pecador. De acordo com as Sagradas Escrituras não há um justo sequer, (Rom 3:10). Então como poderíamos buscar a justificação no juízo divino? Pela lógica humana, todos estariam condenados no juízo. Mas é aí que entra o papel da graça.

A graça nada mais é do que um favor imerecido da parte de Deus ao ser humano pecador, que é objeto do Seu amor. Ela é a solução que Deus proveu para que o pecador não fosse destruído, como manda a Sua própria Lei (Rom 6:23).

Deus pagou com o próprio sangue o preço do pecado que o próprio pecador deveria pagar, isso sim é graça! Mas não é graça barata, porque custou caríssimo para Deus. E agora para que o pecador possa receber a graça redentora, ele deve tomar uma decisão: a de servir a Deus e ser obediente a Ele.

No momento em que o pecador arrependido escolhe trilhar os caminhos de Cristo e ser-Lhe fiel, (inclusive em relação a Sua Lei), então pode-se dizer que ele foi agraciado pelo amor de Deus. Agora este filho de Deus estará apto a ser absolvido no juízo divino, porque foi salvo pela graça.

Através desta simples análise a respeito da graça e do juízo divino, fica clara a indivisibilidade destes dois elementos do plano de redenção: a graça e o juízo.

Em resumo, se não houvesse juízo, não haveria necessidade da graça. E se não houvesse graça, não haveria necessidade de juízo, pois todos estaríamos condenados.


Escola Sabatina - Certifica na Verdade

Olá pessoas lindas!

Sábado é dia de... alegria, claro! E é por isso que o nosso final de semana tem um "sabor" diferente, né?

Queremos desejar a todos um FELIZ SÁBADO, na companhia de nosso Deus!

Vamos ver o que a titia Ellen White tem a nos dizer hoje, do seu livro "Conselhos Sobre a Escola Sabatina"?

"Ao passo que há necessidade de completa investigação da Palavra de Deus, para que se descubra a verdade, trazendo-a à luz, devemos guardar-nos de que o espírito de controvérsia nos domine em nossa discussão das lições da Escola Sabatina.
Ao apresentar-se um ponto sobre o qual haja divergência de opinião, os que procuram compreender a Palavra de Deus devem manifestar a graça de Cristo. A fim de que todos saibam por si mesmos o que é a verdade, deve haver liberdade para franca investigação.

Entre os alunos da Escola Sabatina, deve existir um espírito de investigação, a fim de que os suficientemente idosos para discernir evidências, sejam animados a buscar novos raios de luz e apreciar tudo o que Deus enviar a Seu povo. Nunca se há de patentear a luz que Deus deseja dar a Seu povo, a menos que haja diligente exame da Palavra da verdade.

O mundo está cheio de toda espécie de erros tendentes a desviar-nos e é essencial que tanto alunos como professores se certifiquem de que sabem o que é a verdade.

Há necessidade de reverenciarmos a Palavra de Deus, reconhecendo-Lhe a voz nos oráculos vivos, a fim de praticarmos seus preceitos e vivermos de toda palavra que sai da boca de Deus.

Os que fazem a vontade divina, reconhecerão da mesma doutrina se ela é de Deus, pois nenhum engano lhes obscurecerá a mente. Deus chama a todos, tanto velhos como jovens, para examinar diligentemente Sua Palavra e descobrir os ricos tesouros da verdade. Ministros e povo, professores e alunos, todos são chamados para a obra do estudo da Bíblia.

Da Palavra de Deus há de brilhar preciosa luz, e ninguém apague o Espírito, presumindo prescrever o que será ou o que não será apresentado ao povo nas mensagens que Ele há de enviar. Qualquer que seja sua posição de autoridade, ninguém tem o direito de impedir que o povo receba a luz. Quando uma mensagem vem ao povo, em nome do Senhor, ninguém pode escusar-se de não lhe investigar as declarações. Ninguém pode permanecer em atitude de indiferença e confiança própria, dizendo: 'Sei o que é a verdade. Estou satisfeito com minha situação. Firmei minhas estacas e, venha o que vier, não deixarei minha posição. Não ouvirei a mensagem desse mensageiro,  pois sei que não pode ser verdadeira'. Por terem seguido esse caminho é que as igrejas populares não foram alcançadas pelas mensagens celestiais, sendo deixadas em escuridão parcial". CSES, p. 27/28.

Pense sobre isso!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Qual é o tamanho da sua fé?

Na 1ª Escola Sabatina do ano de 2012 (para quem quiser conferir como foi, basta clicar AQUI), foi dado uma sementinha de mostarda preta para os alunos presentes que se encontravam no momento da abertura da mesma.

Você sabe o tamanho dela?

Confira abaixo para se ter uma ideia.


 A semente de mostarda é citada na passagem bíblica de São Mateus 17:20, que diz o seguinte:   "A verdade simples é que, se vocês tivessem fé, pequena como uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta montanha: 'Saia daqui!', e ela sairia". (Bíblia A Mensagem - em linguagem contemporânea)
Há duas maneiras pelas quais podemos encarar um obstáculo. Uma pelo lado do medo, e a outra pelo lado da fé.

“Os obstáculos são as coisas que vemos com facilidade quando tiramos os olhos do alvo”, disse Henry Ford. Precisamos olhar para o poder de Deus, e não para os obstáculos, e aprender a ver os obstáculos como oportunidades. Mesmo uma pequena quantidade de fé pode remover obstáculos e trazer grandes resultados.

Não sabemos por qual problema você está passando, por qual obstáculo está tendo que enfrentar ou o seu alvo final, mas peça para que Deus o dirija em todos os momentos de sua vida. 

É muito comum em início de ano novo dizermos que tudo será diferente, mas depois nos damos contas que os "velhos" problemas continuam, e que novo nada há. Se o obstáculo é trabalho, ore a Deus; se é estudo, diga a Deus e peça entendimento e sabedoria, se é falta de dinheiro, acredite que Deus vai ajudá-lo a conseguir o dinheiro no devido tempo. Se você é jovem e um dos obstáculos para que sua vida seja melhor com seus pais é a boa comunicação, peça para que Deus o ajude a se tornar mais acessível a aproximar-se deles.

A fé, mesmo pequena, quando vê um obstáculo, não dá meia-volta ou toma o caminho mais longo; ela remove o obstáculo.
Qual tem sido o tamanho da sua fé? É dito em Mateus que se a sua fé for do tamanho do grão de mostarda, coisas fantásticas você conseguirá realizar, até mover uma montanha do seu lugar por palavras!

Outro texto poderoso que nos dá a certeza de que Deus quer tirar do nosso caminho qualquer obstáculo, é o do profeta Isaías: “O Senhor abre os portões, e ninguém pode fechá-los de novo. [...] ‘Eu irei na sua frente e aplainarei as montanhas; arrebentarei portões de bronze e quebrarei as suas trancas de ferro. Eu lhe darei tesouros escondidos’” (Is 45:1-3, NTLH).

É possível que você identifique um grande obstáculo na sua vida agora. Mas seja o que for, Deus vai ajudá-lo a tirar esse empecilho do caminho.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Razões Pelas Quais as Pessoas Não Vão à Igreja

Você já convidou alguém para ir à igreja?
Qual foi a resposta? Algumas delas já lhe disse "não"?

Você já parou para pensar sobre as razões pelas quais as pessoas não vão  ou simplesmente não querem pensar sobre o assunto "igreja"?

O vídeo abaixo mostra algumas dessas razões, e com certeza, já ouvimos alguém nos dizer algo semelhante!

Que possamos buscar sabedoria na Bíblia e pedir orientação de Deus, para que tenhamos mente, coração, braços abertos e palavras doces nos lábios, como o nosso amado Jesus tem, para lidarmos com vários tipos de situações que nos podem ocorrer.

O vídeo é simples, mas relata situações reais e respostas surpreendentes! 

Que meditemos sobre o tema!


GINCANA SABATINA - Parte Completa

Olá pessoas! Logo de manhã temos uma novidade para vocês!

Saiu o programa COMPLETO da GINCANA SABATINA, com todos os desafios que as equipes deverão cumprir! E olha que são vários!

Para ter acesso ao programa, aconselhamos fazer o download, já que ele é grande. Mas você poderá ler aqui mesmo no blog, apenas clicando no quadradinho onde tem 4 setinhas, uma para cada lado, no cantinho inferior direito.


Esta Gincana tem os seguintes objetivos:

- Dinamizar o programa da Escola Sabatina.
- Envolver professores, alunos, secretários (as) e diretores da Escola Sabatina num despertamento espiritual.
- Organizar a Escola Sabatina para que seja, na igreja, uma verdadeira agência ganhadora de almas e também para ser o coração dela.
- Ajudar os membros da Escola Sabatina, através de visitas, orações e incentivos em sua jornada cristã.
- Envolver todos os membros da Escola Sabatina através de um programa participativo, como forma de descoberta dos dons espirituais.

E você? Vai ficar de fora? Se inscreva imediatamente em uma equipe e participe!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Escola Sabatina - Examinando as Escrituras

Bom dia!

Hoje, o conselho da titia White fala sobre a necessidade e o dever de buscar ao máximo as preciosas verdades contidas nas lições da Escola Sabatina e na Bíblia.

"Os alunos da Escola Sabatina devem ser diligentes, cavar fundo e buscar com o máximo cuidado as preciosas gemas da verdade contidas nas lições semanais".

"Os privilégios e oportunidades que ora têm de se tornarem entendidos no que respeita às Escrituras, não devem ser negligenciados. Deus quer que os que professam segui-Lo estejam cabalmente providos de provas das doutrinas de Sua Palavra". Review and Herald, 28 de Novembro de 1878.

"Examinai as Escrituras, foi a injunção do Mestre".

"Muitos têm perdido muito por negligenciarem este dever. Quando examinamos a Palavra de Deus, os anjos se acercam de nós, refletindo sobre as páginas sagradas brilhantes raios de luz. As Escrituras apelam para o homem como tendo poder para escolher entre o certo e o errado; elas lhe falam em termos de advertência, de reprovação, de súplica e de encorajamento.

A mente deve exercitar-se nas solenes verdades da Palavra de Deus, ou definhará.

Temos a verdade exposta em publicações, mas não basta fiar-se no pensamento de outros.

Precisamos examinar por nós mesmos e aprender as razões de nossa fé, comparando texto com texto.

Tomai a Bíblia e de joelhos suplicai de Deus iluminação para vossa mente. Se estudássemos a Bíblia cada dia diligentemente e com oração, veríamos diariamente alguma bela verdade em nova luz, clara e penetrante". Review and Herald, 4 de Março de 1884.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gincana Sabatina - Parte Inicial

Olá Pessoas! Bom, estamos aqui para divulgar a GINCANA SABATINA! Ela já foi comentada na 1ª Escola Sabatina do Ano que tivemos, ou seja, sábado retrasado, neste post AQUI, e  foi dito os primeiros detalhes no sábado passado. Agora vamos dar os detalhes iniciais e mais importantes para vocês!




Vale lembrar que esta é a parte inicial, tem muitas outras coisas envolvidas na gincana, na qual será divulgado posteriormente o programa completo, mas sábado que vem, os líderes de cada equipe vão receber uma cópia do programa inteiro, ok!

As equipes ficaram divididas da seguite forma, com os respectivos líderes:

Equipe AMARELA  =  Salas 01 e 02 -  líderes: Chico e Marcelo

Equipe AZUL   =   Salas 3 e 4 -  
líderes: Célia Xavier, Nivaldo e Anne

Equipe VERDE  =  Salas 5 e 6 -  
líderes: Maurício Kimoto, Irani e Esídia

Equipe BRANCA   =  Salas 7 e 8 -  líderes: Lino, Paulina e Vandir

Equipe VERMELHA = Salas 9 e 10 -  líderes: Kélsia e Adriana Arigoni



Um dos desafios das equipes, é cada uma delas dirigir a Escola Sabatina duas vezes no trimestre, que aliás, são apenas 10 sábados de competição.

Segue a ESCALA das equipes responsáveis pela direção da Escola Sabatina:

Equipe AMARELA - pelo Sábado 28 de Janeiro

Equipe AZUL - pelo Sábado 04 de Fevereiro

Equipe VERDE - pelo Sábado 11 de Fevereiro

Equipe BRANCA - pelo Sábado 18 de Fevereiro

Equipe VERMELHA - pelo Sábado 25 de Fevereiro

Equipe AMARELA - pelo Sábado 03 de Março

Equipe AZUL - pelo Sábado 10 de Março

Equipe VERDE - pelo Sábado 17 de Março

Equipe BRANCA - pelo Sábado 24 de Março

Equipe VERMELHA - pelo Sábado 31 de Março


A ordem de apresentação da Escola Sabatina é a seguinte:

  • Recepção aos membros às 8:45 horas
  • Abertura da Escola Sabatina às 9:00 horas
  • Oração Inicial
  • Carta Missionária (se a Carta for encenada, passada em vídeo, ou outra forma que a criatividade permitir, a pontuação será maior)
  • Apresentação das Visitas (a equipe responsável pela direção deverá elaborar as lembrancinhas para as visitas) e Classe das Visitas
  • Breve introdução para o estudo da lição em classes e oração
  • Encerramento da Escola Sabatina às 10:10 horas
  • Oração Final
A equipe que dirigir a Escola Sabatina deverá estar identificada com a cor, por exemplo crachá com a cor da equipe, um lacinho, fitinha ou florzinha na cor da equipe, combinar todos de virem com a mesma cor da equipe etc. Fica a criatividade!

Todos esses itens valerão pontos, inclusive a pontualidade!

Além desses, a pontualidade dos membros da equipe contará pontuação, constituindo também um dos DESAFIOS a ser alcançado. A equipe deverá se esforçar ao máximo, para que 70% dela chegue antes das 9:00 horas durante esses 10 sábados de gincana.  Para tanto, haverá um controle feito pela Escola Sabatina, que entregará uma bolinha em forma de adesivo, para ser colada em uma folha, conforme o sábado respectivo. A entrega vai até 9:00 horas, conforme horário de Brasília. Atenção, 9:01 horas já não mais receberão as bolinhas.

Outro desafio é que 70% dos alunos estudem a lição da Escola Sabatina, nos 10 sábados da Gincana.

Outro desafio que persistirá até o final da Gincana é a arrecadação de alimentos para a ADRA. Cada quilo de alimento trazido valerá pontuação. O controle será feito pela ADRA e começará a contar a pontuação a partir do dia 28 de Janeiro. Os líderes devem orientar que é de responsabilidade de cada um que trouxer os alimentos, identifica-los a qual equipe pertence ou sala. Para tanto, deverá escrever na sacolinha a equipe ou sala que pertence. Alimentos trazidos sem identificação não serão contados pontuação, já que não há como saber quem os trouxe. Desta forma, os alimentos poderão ser trazidos em qualquer dia para a ADRA.
A cada 50 quilos de alimentos, a equipe terá um bônus extra de pontuação.

Bom, por enquanto é só!

O programa completo estará nas mãos dos líderes das equipes neste Sábado, e será publicado posteriormente no blog.

Querido aluno, ajudem seus líderes e sua equipe!

A equipe que tiver a maior pontuação será considerada a vencedora e receberá o prêmio final!

Não fique de fora dessa!

ATENÇÃO: Ah sim! Só receberá premiação os nomes que estiverem constando em nossa lista oficial.
Que Deus abençoe a todos, nesses Desafios e os que estão por vir!

Óh! como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Salmos 133:01


EROI - Encontro Regional de Oficiais da Igreja - 2012

Vamos atualizar a nossa agenda de eventos?

No dia 29/01/2012 teremos o tão esperado EROI - Encontro Regional de Oficiais da Igreja.



Neste dia, que será em um domingo, teremos programações pela manhã e pela tarde.

Na parte da manhã teremos boas vindas, e como sempre ocorreu nas outras programações, quem comparece não sai de mãos vazias. É distribuido folhetos, agenda contendo os principais eventos da Associação Paulista do Vale, entre outros. Esperamos que este ano seja igual!

Logo em seguida, teremos um culto com a presença de convidados pra lá de especiais!

Na parte da tarde, os líderes e oficiais de departamentos de cada igreja ficarão separados em salas e auditório na IASD Central de Mogi, recebendo várias orientações com relação a sua respectiva área de trabalho na igreja.

No EROI você vai encontrar:
  • Programa Missionário Anual
  • Metas 2012
  • Presença dos administradores e departamentais da Associação Paulista do Vale e UCB
  • Treinamentos e Orientações
Fique atento nas datas em que serão realizadas o EROI, descritas abaixo. Procure uma mais próxima da sua região e participe!




sábado, 14 de janeiro de 2012

Deus Como Redentor

O comentário da lição 03, com o título "Deus como Redentor" foi elaborado por Diógenes S. Ruiz, a convite da Escola Sabatina, que prontamente aceitou o pedido e agora vem dividir um pouquinho conosco a sua visão sobre o tema desta semana. Atualmente, ele é membro da IASD Parque Morumbi, em Mogi das Cruzes, mas já foi membro também da nossa querida Central.

Logo de início, a história contada se trata de um fato ocorrido em sua vida pessoal, que nos faz refletir e dar uma vaga ideia, associada com emoção e sentimentos, de como Deus deveria ter sentido ao entregar o Seu Filho por nós! Não há como não se emocionar!

Vale citar que a leitura do artigo não dispensa o estudo diário da lição da Escola Sabatina, mas que o mesmo, assim como todos os outros, deve ser um complemento, uma breve introdução ao estudo!

Para fazer o download do artigo, basta clicar em "view on slideshare"; já para uma visualização maior sem download, clique nas quatro setinhas juntas, que formam um quadradinho, no cantinho direito do arquivo.

Boa leitura e bons estudos!

Escola Sabatina - Atitude de Discípulo

Um bom dia especial para você que está aqui, nos visitando hoje, que nos acompanhou durante toda essa semana, de domingo a sexta-feira, e não perdeu nadinha do blog!

Bom dia para todos que estão aqui pela primeira vez, conhecendo o nosso blog, sejam bem vindos!

Mas acima de tudo, a Escola Sabatina Central de Mogi quer lhe desejar um FELIZ SÁBADO!

Meditemos hoje sobre a atitude de discípulo que devemos ter, do livro Conselhos Sobre a Escola Sabatina, da Casa Publicadora Brasileira, pela Titia Ellen White!

"Ao examinar as Escrituras não vos esforceis por interpretar-lhe as declarações de acordo com vossas ideias preconcebidas, mas por compreender os princípios fundamentais da fé cristã. Com vivo interesse e fervente oração, ide à Palavra de Deus para saber o que é a verdade, tendo o mesmo espírito manifestado por Natanael ao suplicar sinceramente ao Senhor que lhe desse o conhecimento da verdade. Todo investigador sincero será iluminado como o foi Natanael. Jesus o viu, ao ajoelhar-se ele em oração, debaixo da figueira e, enquanto pedia luz, o mensageiro veio chamá-lo para conduzi-lo à fonte de toda luz".

"Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, Filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" Preconceito e incredulidade surgiram no coração de Natanael. Filipe não tentou combater esses sentimentos, mas disse: "Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com Ele, e disse dele: eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: Donde me conheces Tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi Eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-Lhe: Rabi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel".

"Quão facilmente se convenceu Natanael! E com que prazer contemplou Jesus sua fé não fingida! 'Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crê? Coisas maiores verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do homem'".

"Deus nunca honra a incredulidade, a dúvida. Quando Ele fala, Sua palavra deve ser reconhecida e cumprida nas ações diárias. E se estiver em viva união com Deus, o coração do homem reconhecerá a voz que vem do Céu". CSES, p. 24-27.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vírus da Gentileza - Passe Adiante!

Bom dia para todos que estão aqui nos visitando, no blog!

Hoje queremos compartilhar algo diferente, não uma meditação como vocês já estão acostumados; mas sim um vírus!

Isso mesmo, o vírus da GENTILEZA! Passe esse gesto adiante!

Veja o vídeo abaixo e deixe-se influenciar!

Mas antes, tenha em mente a passagem de Gálatas 6:9-10: "E não nos cansemos de fazer o bem! No tempo certo, teremos uma boa colheita, se não nos desesperarmos nem desistirmos. Cada vez que tivermos chance, trabalhemos para o benefício de todos, a começar pelos mais próximos de nós". Bíblia A Mensagem - em linguagem contemporânea.




E aí!
Conseguimos influenciar você com o vírus?
Então passe esse gesto adiante!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pedidos de Oração e Agradecimentos - Faça o Seu Aqui!

Quer nos contar uma benção? Quer que a nossa equipe ore por você?

Então não perca tempo! Preencha o formulário abaixo contando o seu pedido ou agradecimento, para que possamos conhecer mais sobre você.

"Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração".
Jeremias 29:11-13.



Escola Sabatina - Uma Escola Para o Estudo da Bíblia

Olá! Vamos ver hoje o que a Titia Ellen White tem a nos dizer sobre a Escola Sabatina?

O foco que devemos ter em mente é que a Escola Sabatina é uma escola para o estudo da Bíblia.

"Tu, porém permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que deste a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra"

"Há ainda muita verdade preciosa a ser revelada ao povo neste tempo de trevas e perigo, mas é o determinado propósito de Satanás impedir que a luz da verdade brilhe no coração dos homens".

"Se queremos possuir a luz que nos foi provida, devemos mostrar que a desejamos por meio de diligente estudo da Palavra.

Preciosas verdades, que há muito têm estado em obscuridade, hão de ser reveladas numa luz que lhes manifestará o sagrado valor; pois Deus glorificará Sua Palavra, fazendo-a aparecer numa luz em que nunca dantes a contemplamos.

Mas os que professam amar a verdade devem exercitar as faculdades para compreender as coisas profundas da Palavra, a fim de que Deus seja glorificado, e Seu povo, abençoado e iluminado.

Com coração humilde, subjugado pela graça de Deus, deveis empreender a tarefa de examinar as Escrituras, preparados para aceitar todo raio de luz divina e andar no caminho da santidade". CSES, p. 25.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Salmo 19 - Versão na Bíblia "A Mensagem" - lição de terça feira

Bom dia gente linda! Não poderiamos deixar passar hoje o estudo da lição de terça-feira, com o título "Os Céus Proclamam". Na realidade, a finalidade não é fazer um estudo da lição, mas apenas transcrever as belas passagens que se referem às "grandes obras" de Deus, ainda presentes na natureza.

As passagens que passamos a transcrever foram retiradas da Bíblia A Mensagem, é uma Bíblia escrita em linguagem contemporânea, da Editora Vida, ótima para fazer meditações e só meditações.

Para quem não conhece, a Bíblia é esta:



O Salmo que passamos a transcrever aqui, é o Salmo 19, que se encontra como leitura da lição, além de outros lindos. Então vamos lá!

1-2 - A glória de Deus viaja pelos céus, as obras de arte de Deus estão expostas no horizonte. A senhora Alvorada ministra aulas todas as manhãs, o professor Anoitecer leciona no curso noturno.

3-4 - Suas palavras não são ouvidas, sua voz não é gravada, mas seu silêncio enche a terra: mesmo calada, é a verdade propagada por toda parte.

4-5 - Deus fez uma enorme cúpula para o Sol - uma cúpula gigante! O sol da manhã é um jovem recém-casado que salta do leito nupcial. O sol nascente, um atleta, correndo para a linha de chegada.

6 - É assim que a Palavra de Deus atravessa os céus desde o nascer até o pôr do sol, derretendo o gelo, estorricando os desertos, aquecendo os corações para a fé.

7-9 - A revelação do Eterno é integral e confere harmonia à nossa vida. As sinalizações do Eterno são claras e apontam o caminho certo. Os mapas da vida do Eterno estão corretos e nos conduzem pela estrada da alegria. As orientações do Eterno são simples e fáceis de aprender. A reputação do Eterno é ouro de vinte e quatro quilates, com garantia para a vida toda. As decisões do Eterno são precisas nos mínimos detalhes.

10 - A Palavra de Deus vale  mais que diamentes, tem mais valor que um diamente no meio de esmeraldas. Você irá preferi-la ao mel, ao mais doce e puro mel.

11-14 - E mais: a Palavra de Deus é um mapa que nos alerta do perigo e nos leva até onde o tesouro está escondido. Como vamos encontrar o caminho? Como saber que pisamos na bola? Limpa a tela, ó Deus, para que comecemos o dia do zero! Guarda-me dos pecados tolos, de pensar que posso assumir teu trabalho. Então, começarei o dia banhado de sol, com a sujeira do pecado removida. Essas são as palavras da minha boca, as quais vou degustando enquanto oro. Acolhe-as quando as deposito sobre o altar da manhã. Ó Deus, meu Altar de Pedra, Ó Eterno, sacerdote do meu altar.

Lindo não? Então vamos meditar hoje nestas palavras e nas belas obras de Deus, que ainda podemos ver da criação!

Bom dia a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...