sábado, 28 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho Sequenciais

Bom dia e um Bom Sábado para todos!

A lição dessa nova semana vem com o título “Evangelismo e Testemunho Sequenciais”. Aqui trazemos um BREVE comentário da lição, sobre um ou alguns pontos principais em destaque, portanto, a leitura deste artigo não substitui o estudo diário da mesma, ok!

Evangelismo Sequencial, conforme a lição, é uma estratégia fundamentada no entendimento de que as pessoas avançam de um programa da igreja para outro quando os programas são organizados na sequência correta.



Verso Para Memorizar: “Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições” (1Co 3:2).

Aplicação: Imagine seu primeiro dia na escola. Você está animado e ao mesmo tempo nervoso a respeito de sua experiência iminente. Entrando na sala de aula, você é calorosamente saudado pela professora, que o convida a sentar-se em uma carteira cheia de livros. Depois do toque do sino para o início das aulas, o professor lhe pede que abra o livro de física no capítulo intitulado “Mecânica Quântica e Integrais de Trajetória”. Visto que você ainda não aprendeu a ler, é um pouco difícil encontrar a página certa. Você começa a se perguntar se é esperto o suficiente para estar na escola.
Embora não esperamos que um aluno da primeira série faça trabalhos do nível universitário, quantas vezes, em nossa bem-intencionada avidez em testemunhar, tentamos oferecer o “alimento sólido” a alguém antes de estabelecer primeiramente relacionamento pessoal e compreensão básicos da Bíblia? Esse é o tema que trata a lição dessa nova semana!

Ministério Cristão – Leia a passagem de Mateus 25:35-40 (segunda-feira). Os atos enumerados são simples: alimentar os famintos, dar aos sedentos algo para beber, ser hospitaleiro para com os estranhos, dar roupas aos necessitados, visitar os que estão doentes ou na prisão. Esses atos não exigem nenhum treinamento nem habilidades especiais, apenas o coração cheio de amor pelos necessitados. Além disso, Jesus nos assegura que, quando fazemos essas coisas por alguém, é como se estivéssemos ministrando diretamente a Ele.
Cuidar dos pobres e necessitados há muito tempo tem sido uma característica dos que amam a Deus. Já no tempo de Moisés, os israelitas receberam a seguinte instrução: “Não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre” (Dt 15:7). Ao examinar sua vida, Jó se lembrou de que ajudava os pobres, os órfãos, as viúvas, e de que era “o pai dos necessitados” (Jó 29:16). Pense e reflita da importância desses atos e caridade para Deus.

Primeiro o Leite, Depois o Alimento Sólido – Leia 1Pe 2:1 e 1Co 3-1-3. Ambas as passagens se referem ao leite como alimento para os novos na fé. Em 1Pedro 2:2 notamos que os recém-nascidos na fé são incentivados a desejar “de coração o leite espiritual puro (da palavra, Bíblia King James) para se tornar mais fortes na fé. A fim de experimentar esse crescimento, o verso anterior aponta a necessidade de pôr de lado toda malícia, engano, hipocrisia, inveja e calúnia.
Infelizmente, parece que os crentes de Corinto ainda estavam lutando com essas questões (1Co 3:3). Como resultado, seu crescimento espiritual foi prejudicado, e eles ainda não estavam prontos para aprender as verdades espirituais mais profundas que Paulo desejava compartilhar.
Tanto na nutrição espiritual, quanto na física, a progressão da dieta vai do leite básico ao “alimento sólido”, mais substancial, do tipo que pode ser mais facilmente digerido, uma vez que a compreensão do novo cristão tenha se desenvolvido.
Pense Nisso: Em relação aos cristãos de Corinto, está escrito que “aqueles a quem foram dirigidas essas palavras não estavam se alimentando de Cristo e, por isso, não haviam avançado no conhecimento espiritual. Paulo disse: DEI-LHES LEITE” – as verdades mais claras e simples, adequadas para os novos convertidos na fé, “não alimento sólido” – o alimento espiritual sólido, nutritivo, adequado para os que têm progredido no conhecimento das coisas divinas. Eles estavam vivendo em um NÍVEL ESPIRITUAL BAIXO, permanecendo nas verdades superficiais que não exigem muita reflexão nem investigação profunda” (Ellen White, Manuscrito 70, 1901).

Discurso Duro – Ao ler o duro discurso em Jo 6:54-66 é importante voltar um pouco na passagem e ler mais no ensinamento de Jesus, começando com o verso 41. Ali vemos vários pontos básicos levantados por Jesus que ajudam a nos preparar para a passagem desafiadora, a partir do verso 54. Os pontos incluem: 1) aceitar Jesus como Filho de Deus, enviado pelo Pai; 2) compreender que é Deus que nos atrai a Si mesmo; 3) não apenas ouvir, mas aprender; 4) aceitar Jesus como nosso Salvador para ter vida eterna. Depois desses PONTOS BÁSICOS (o leite), Jesus apresentou o alimento mais sólido ao oferecer a Si mesmo como o Pão da Vida.
Pense Nisso: “Cristo usou a figura de comer e beber para representar a intimidade com Ele de que necessitam todos os que finalmente participarão com Ele em Sua glória. O alimento temporal que ingerimos é assimilado, dando força e consistência ao corpo. De modo semelhante, quando cremos nas palavras do Senhor Jesus e as aceitamos, elas passam a fazer parte de nossa vida espiritual, trazendo luz e paz, esperança e alegria, e fortalecendo a vida como o alimento material fortalece o corpo” (Ellen White, Exaltai-O, p. 106).

Mesma Semente, Solos Diferentes – o semeador da parábola de Lucas 8:4-15 seguia o típico método antigo de semear com as mãos um grande campo, lançando punhados de sementes enquanto caminhava. Seu objetivo era fazer com que o máximo possível de sementes caísse e crescesse no solo bom, mas, inevitavelmente, algumas sementes se perdiam. Não era culpa do semeador que algumas sementes não produzissem. Todas as sementes eram iguais, era o solo que fazia a diferença.
Essa parábola tem duplo significado: 1) encoraja-nos a ser como a boa semente, onde a semente cresce e produz “boa colheita, a cem por um” (Lc 8:8); 2) como o semeador da parábola, devemos semear generosamente a semente da Palavra de Deus (v. 11), embora entendamos que nem todas as sementes criarão raízes e crescerão. No entanto, não devemos ficar desanimados, mas continuar semeando.
Jesus termina a parábola declarando: “Aquele que tem ouvidos, ouça!” (Mt 13:43).

Boa semana para todos!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Somos Teus, Senhor!

Olá gente! Tudo bem com vocês? Como estão?

Hoje queremos deixar aqui no blog uma música do DVD  A Grande Esperança: Somos Teus, Senhor! Cá entre nós, o DVD está lindo, super produzido, não é gente! E você poderá conferir uma das músicas aqui.

Mas não só o vídeo da música que queremos deixar, mas também uma curiosidade.
Sabe aquelas cenas da África que aparecem logo no início do vídeo? Sim! São poucas as cenas! Mas aqui no blog também estamos deixando o vídeo completo da missão na África, para você conhecer.

Então aproveite, curta a música e conheça um pouquinho mais do projeto, que é da Missão IASP, gravado em 2011.

Vídeo da Música "Somos Teus, Senhor!"



Vídeo Missão África (vídeo em alta resolução)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Acredite: Deus Ama Você!

Tenha sempre a certeza de uma coisa: DEUS AMA VOCÊ!

Na mente de muitas pessoas, a mensagem de que Deus é amor não coincide com a realidade que elas observam. Como um Deus que ama permite tanto sofrimento? Terremotos, fomes, guerras, violência, pobreza, miséria, todas essas coisas parecem depor contra a aceitação de que Deus possa ser realmente amor. Pode parecer cômodo explicar isso teologicamente, ou qualquer a dor não é nossa. Dizemos para um doente que ele deve confiar em Deus. E nós confiamos nEle? Quando é nosso filho que está jazendo em um leito de hospital, desenganados pelos médicos, confiamos em Deus? E se ele vem a falecer, seguimos acreditando que Deus é amor? Que amor é esse que permite que uma criatura inocente sofra e que não atende ao clamor do nosso coração? Sem sombra de dúvidas, o sofrimento humano é o grande teste em relação a aceitação da ideia de que Deus nos ama. Tem sido assim desde os tempos da antiguidade e será até o fim.

Os discípulos de Jesus encontraram um cego de nascença à beira do caminho. Em sua cultura e tradição, a enfermidade poderia ser vista como uma espécie de castigo divino por algum pecado cometido. Quanto mais pecaminoso o ato, mais severa seria a doença infligida. Havia, contudo, uma questão teológica que se levantava, pois era fácil explicar a realidade da enfermidade dessa maneira, desde que o indivíduo a tivesse adquirido ao longo de sua vida. Porém, e quando a pessoa nascia com alguma enfermidade? Surgiam duas possibilidades: o bebê estava pagando pelo erro de seus pais, ou estava pagando por algum pecado próprio cometido no ventre de sua mãe (os judeus acreditavam que um bebê pode pecar mesmo antes de nascer, como fazia Esaú lutando contra Jacó no ventre de Rebeca, cf. Gn 25:22).

Imagine o olhar de compaixão de Jesus para aquele homem, sobretudo, para os próprios discípulos. Eles estavam imersos em uma cultura religiosa errônea, e não conseguiam compreender as ações e ensinamentos de Jesus. Não eram pessoas de má índole, ou mesquinhas para com o sofrimento alheio. Eles eram cegos espiritualmente falando. Sua compreensão de quem era Deus os impossibilitava de usufruir uma experiência mais profunda e feliz.

Os discípulos ouviam que Deus é amor, mas sua prática religiosa ensinava o contrário. Em Sua misericórdia e terno amor, Jesus lhes respondeu que aquela enfermidade NÃO era fruto de um desvio da lei de Deus, como um castigo dado pelo Senhor. Mas que Deus usaria aquela situação de cegueira para a glória de Deus e a transformaria em bênçãos na vida daquele homem e de tantos outros. Jesus curou aquele homem, restabeleceu-lhe a saúde e a dignidade.

Não é verdade que ainda pensamos como os discípulos? Quando vamos entender que o amor de Deus por nós é sempre o mesmo? Que, não importa o que façamos, Ele continuará nos amando da mesma forma, pios Seu amor não está condicionado às nossas ações nem é conquistado por nossa bondade ou esforço. Desde toda a eternidade Deus escolheu nos amar, e por esse amor existimos.

Enquanto você lê esse texto seus pulmões se enchem de ar, seu coração continua batendo, e talvez agora, por haver mencionado, você nota a respiração e comece a ouvir o pulsar do coração em seu peito.

O Sol nasce e se põe todos os dias, independente de toda a malignidade do ser humano, como se Deus estivesse dizendo a cada alvorada que ainda há chance de salvação.

Na beleza e alegria, talvez seja fácil ver o amor desse Deus maravilhoso. Porém é preciso que aprendamos a enxergar Sua bondosa mão em meio aos momentos de dor e sofrimento. Aprenda a reconhecer o amor de Deus em situações difíceis. Acredite que tudo o que acontece em sua vida é para seu bem, porque Deus cuida de você e tem garantido PAZ ao seu CORAÇÃO. Talvez não possamos dizer que as dores acabaram, que os problemas se tornaram mais fáceis, ou que o corpo não enfrenta a doença. Na verdade, todos os acontecimentos seguem como antes, mas de uma coisa temos certeza: TEMOS PAZ! E essa paz que não advém de conhecimentos dos fatos, ou domínio das circunstâncias, faz com que o peso seja aliviado e se possa dormir tranquilo cada noite. É a convicção de ser AMADO que traz a confiança que fortalece a jornada.

Alguns se sentem sozinhos neste mundo, e verdadeiramente esta vida é muito dura para se viver só. Sentem que não são amados. Sentem-se incompreendidos, não aceitos pelos demais, e que ninguém se importa com eles. Talvez, você já tenha se sentido assim em algum momento. Mas lembre-se que é preciso CRER NO AMOR DE DEUS e senti-lo fluindo por sua vida. Você deve deixar que as promessas de Deus sejam sua esperança. Convide-O para fazer parte de seu dia a dia e viva em Sua presença a cada passo.  Saia para enfrentar este dia com um sorriso nos lábios, não porque tudo está resolvido, mas por acreditar que você tem um Deus que cuida de você, que o ama e acima de tudo, que é capaz de mudar o curso do Universo só para salvar você.

Texto adaptado do Seminário de Enriquecimento Espiritual IV.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Escola Sabatina - Dica da Lição da ES

Olá! Vamos meditar sobre os conselhos da titia Ellen White sobre a escola sabatina?

Lembrando que tais escritos são retirados do seu livro "Conselhos Sobre a Escola Sabatina", da Editora Casa Publicadora Brasileira.
 
O trecho de hoje é pequenininho, então está super fácil de retirarmos algo prático para nossa vida espiritual, de forma mais rápida. Pensemos nisso:
 
"Como um meio de ensino intelecutal, as oportunidades do sábado são incalculáveis. Que se aprenda a lição da Escola Sabatina, não olhando rapidamente ao texto da mesma no sábado de manhã, mas estudando cuidadosamente para a próxima semana, no sábado à tarde, com recapitulação diária ou ilustração durante a semana. Assim a lição se fixará na memória, como um tesouro que jamais se perderá completamente" - Ed., p.251

sábado, 21 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho como Estilo de Vida

Olá! Como estão vocês? Um Feliz Sábado para todos!

A lição dessa nova semana vem com o título: “Evangelismo e Testemunho como Estilo de Vida”.



Verso para Memorizar: “Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas” (At 9:36).

Com certeza você já ouviu um, senão alguns, dos ditados citados a seguir: “Falar não cozinha arroz” (afirma um provérbio chinês); “Uma promessa é uma nuvem, o cumprimento é a chuva” (de acordo com um provérbio árabe); “Entre o falar e o fazer são gastos muitos pares de sapato” (observações dos italianos); “Quando os atos falam, as palavras não são nada” (provérbio africano); “Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente” (citação do homem mais sábio que já viveu – Pr 19:1).

Por que as ações têm mais credibilidade do que as palavras? O que acontece quando as palavras de uma pessoa não correspondem às suas ações?

Esse é um pensamento tratado na lição dessa nova semana.

Qual é a diferença entre o verdadeiro e o falso seguidor de Cristo? Em João 13:35, é apresentado claramente o sinal que identifica os genuínos seguidores de Cristo: os que DEMONSTRAM amor semelhante ao  de Cristo, sem egoísmo e sem orgulho. É um amor que reconhece a dignidade de cada pessoa por meio de uma demonstração de cortesia, ternura e benevolência. A exemplo dos crentes em Corinto que eram uma “Carta Aberta” para que todos lessem, exibindo uma genuína mudança de coração, permitindo que o Espírito Santo escrevesse em “Tábuas de Corações Humanos”, e não apenas em “tábuas de pedra”, externas (2Co 3:3; Jr 31:33) que possamos nós também termos uma verdadeira mudança de coração ao toque do Espírito Santo.

Grande Falta de Trabalhadores – recapitule Mt 9:36-38. Jesus percebeu que, embora houvesse muito trabalho para fazer em Seu reino, havia bem poucos trabalhadores (às vezes encontramos essa situação em nossa própria igreja). Em lugar de exortar Seu pequeno grupo de discípulos a trabalhar de modo mais rápido ou a dedicar mais horas ao serviço, Cristo os animou a pedir “ao Senhor da colheita” que enviasse “trabalhadores” (Mt 9:38). Repare na expressão quem está no comando da colheita. Por que Jesus exortou os discípulos a orar por mais trabalhadores em lugar de trabalhar mais? Quanto tempo passamos orando e fazendo? Qual é a relação entre oração e trabalho?

Pense Nisso: “À medida que aumenta a atividade... há risco de confiar em planos e métodos humanos. Vem a tendência de orar menos e ter menos fé. Como os discípulos, corremos o risco de perder de vista nossa dependência de Deus e fazer de nossa atividade um salvador. Necessitamos olhar continuamente a Jesus, compreendendo que é Seu poder que realiza a obra. Conquanto devamos trabalhar ativamente pela salvação dos perdidos, cumpre-nos também consagrar tempo à medida, à oração e ao estudo da Palavra de Deus. Unicamente o trabalho realizado com muita oração, e santificado pelos méritos de Cristo, demonstrará afinal haver sido eficaz para o bem” (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 362).

A Importância de Ser Culturalmente Relevante – Paulo era sensível às necessidades, valores e circunstâncias de seus diversos públicos. Ele não os ofendia nem oprimia desnecessariamente com seu conhecimento e experiência. Ele descobria seus interesses e os encontrava onde eles estavam, falando de um modo com o qual estivessem familiarizados, embora jamais comprometesse seus princípios. Paulo adaptava seus métodos a fim de ganhar pessoas para Cristo. Ele estava mais preocupado com a eficácia de sua pregação do que com seus direitos e conhecimento. O próprio Jesus usou esse método, deixando de lado Seus próprios direitos e poder, Jesus Se tornou um de nós, experimentado o sofrimento da vida, como alguém que pode “compadecer-Se das nossas fraquezas” e “que foi tentado em todas as coisas” (Hb 4:15). Ele agora serve como nosso Sumo Sacerdote celestial.

Leia Jo 17:11-19. Nessa oração Jesus no Evangelho de João, encontramos o segredo para o poder de que necessitamos. Jesus definiu claramente vários pontos vitais identificados no estudo de quinta-feira. É importante reconhecer que a chave para viver no mundo, sem ser dele, é ser santificado pela verdade encontrada na Palavra de Deus. Sendo santificados pela Palavra, somos preenchidos com Sua alegria e ficamos preparados para ser enviados ao mundo como Seus representantes, ao mesmo tempo em que oramos por oportunidades de compartilhar Jesus com os outros.

Que o nosso estilo de vida demonstre aos amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho o poder de Deus na transformação de vidas. Demonstre o amor e a compaixão de Deus pela humanidade em seu trato com os outros.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Apontamentos da Escola Sabatina - Para que servem?

Olá pessoas lindas!

Estamos aqui para trazer uma curiosidade para vocês!

Sabe os apontamentos que são feitos na Escola Sabatina? Sim! Aqueles sobre estudo diário, quantas pessoas você ajudou, quantos contatos missionários fez durante a semana entre outros? Pois então, você já parou para se perguntar pra que servem tais apontamentos?

Se sim ou se não, aqui vamos explicar da importância desses apontamentos, e claro, para que servem também.

Assista ao vídeo abaixo e confira tudo! Fique por dentro de como funciona toda a estrutura da nossa Escola Sabatina com relação a parte de anotações e dados gerais.


terça-feira, 17 de abril de 2012

1ª Etapa - Eu Estudo a Lição da Escola Sabatina

Olá pessoal!

Tivemos no sábado passado (14/04/2012) a aplicação da prova "Eu Estudo a Lição da Escola Sabatina".

Conforme prometido aos alunos da Escola Sabatina Central de Mogi, estamos publicando no blog a prova, bem como as respostas corretas, para que todos possam conferir os acertos e erros e ter uma noção de como foram na prova, de como anda o estudo diário e claro, a memória também!

Primeiramente, queremos agradecer a participação de todos nessa 1ª etapa. A maioria dos alunos e participantes foram muito bem na prova! Ninguém conseguiu acertar todas as questões, mas tivemos dois alunos que erraram somente uma única questão: Kélsia Grilli e Eliana Bessa. Parabéns! Alguns também não quiseram fazer a prova e nós respeitamos essa opção.

Para quem tem dúvida, as notas não serão divulgadas aqui no blog e nem na Escola Sabatina ou qualquer outro meio de comunicação, individualmente. Só será dada a classificação e a premiação na 3ª etapa, com a soma das 3 provas, ok!

Se vc não lembra mais ou não sabe como funciona o projeto "EU ESTUDO A LIÇÃO", acesse no nosso blog a nota explicativa, clicando AQUI.


Para ter acesso as provas e fazer dowloand, se quiser, clique AQUI.

O gabarito oficial da prova é este daqui:

  • Questão 01 - alternativa b
  • Questão 02 - alternativa a
  • Questão 03 - alternativa b
  • Questão 04 - alternativa b
  • Questão 05 - alternativa c
  • Questão 06 - alternativa a
  • Questão 07 - alternativa a
  • Questão 08 - alternativa b
  • Questão 09 - alternativa b
  • Questão 10 - alternativa c
  • Questão 11 - alternativa b
  • Questão 12 - alternativa c
  • Questão 13 - alternativa a
  • Questão 14 - alternativa b
  • Questão 15 - alternativa b
  • Questão 16 - alternativa b
  • Questão 17 - alternativa a
  • Questão 18 - alternativa c
  • Questão 19 - alternativa c
  • Questão 20 - alternativa a
  • Questão 21 - alternativa c
  • Questão 22 - alternativa a
  • Questão 23 - alternativa c
  • Questão 24 - alternativa a
  • Questão 25 - alternativa b
  • Questão 26 - alternativa a
  • Questão 27 - alternativa a (10 pts); b (5 pts); c (0 pts)
  • Questão 28 - alternativa c

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Escola Sabatina - O que é mais importante? Pense Nisso!

Olá queridas e queridos!
 
Vamos meditar sobre os conselhos da titia Ellen White sobre a escola sabatina?
Lembrando que tais escritos são retirados do seu livro "Conselhos Sobre a Escola Sabatina", da Editora Casa Publicadora Brasileira.
 
Leia o texto e reflita sobre o que é mais importante! 

“A Escola Sabatina oferece a pais e filhos preciosa oportunidade para o estudo da Palavra de Deus. Mas, a fim de receber o benefício que devem conseguir na Escola Sabatina, tanto os pais como os filhos precisam dedicar tempo ao estudo das lições, procurando obter um perfeito conhecimento dos fatos apresentados, bem como das verdades espirituais que esses fatos têm por fim ensinar. Devemos especialmente impressionar a mente dos jovens com a importância de compreender plenamente o significado do texto em estudo...

Pais, ponde de parte, diariamente, um pouco de tempo para estudar com vossos filhos a lição da Escola Sabatina. Se for necessário, renunciai à visita social de preferência a sacrificar a hora dedicada às preciosas lições da história sagrada. Tanto os pais como os filhos receberão benefício desse estudo. Fixem-se na mente, não como uma tarefa, mas como um privilégio, as mais importantes passagens escriturísticas, ligadas à lição.  Embora a memória possa ser deficiente a princípio, fortalecer-se-á pelo exercício, de maneira que, depois de algum tempo, vos será um prazer entesourar as preciosas palavras de verdade. E o hábito provar-se-á valioso auxílio ao crescimento religioso.

Se o tempo que é mais que desperdiçado na tagarelice, na satisfação do orgulho e do apetite, fosse, com igual interesse, dedicado ao estudo da Bíblia, que animação seria dada às nossas Escolas Sabatinas! Mas, se os pais estão mais ansiosos em vestir os filhos à moda, que em lhes armazenar na mente as verdades da Palavra de Deus, os próprios filhos logo aprendem a considerar o vestuário e o ornamento de maior importância que as coisas que dizem respeito à sua salvação.

Sede metódicos no estudo das Escrituras em família. Negligenciai qualquer coisa de natureza temporal; renunciai toda costura desnecessária e toda provisão dispensável à mesa, mas assegurai-vos de que a alma seja alimentada com o pão da vida. É impossível avaliar os bons resultados de uma hora, ou mesmo de meia hora diária, dedicada à Palavra de Deus, de maneira alegre e social. Fazei da Bíblia seu próprio expositor, coligindo, relativamente a um dado assunto, tudo o que foi dito em tempos diferente e sob variadas circunstâncias. Não seja vossa aula doméstica interrompida por causa de visitantes. Se chegarem durante o estudo, convidai-os a nele tomar parte. Mostrai que considerais mais importante obter conhecimento das Palavra de Deus que assegurar lucros ou prazeres mundanos”. TES, pp. 10/11; CSES, pp. 41/43.

sábado, 14 de abril de 2012

Dons Espirituais para Evangelizar e Testemunhar

Olá queridas e queridos! Estamos felizes, afinal, hoje é Sábado. Queremos desejar um Feliz Sábado a todos que nos visitam aqui no blog. Vocês são especiais para nós!

Segue um breve comentário dos principais tópicos da lição dessa nova semana. Vale citar que a leitura do artigo não substitui o estudo diário que o aluno deve ter.

A lição vem com o título: Dons Espirituais para Evangelizar e Testemunhar.



Verso para Memorizar: “E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”  (Ef 4:11,12).
Tenha em mente: Por meio dos dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo à igreja, o cristão é habilitado a atuar ao lado de outros cristãos na grande obra de espalhar o evangelho.

Permitindo o Derramamento da Generosidade Divina – A Bíblia diz que o Espírito Santo concedeu a cada um de nós dons espirituais, os quais devem ser usados no serviço de Deus, para pregar o evangelho e para servir ao mundo. Pedro nos exorta a “servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus” (1 Pe 4:10). Esse chamado significa que devemos identificar nossos dons, desenvolvê-los e usá-los da maneira mais adequada para a obra de Deus. Mas devemos lembrar que esse trabalho é para a  glória de Deus, porque Sua obra e generosidade fluem por meio de nós.

Enviados pelo Espírito Santo – O relato de Atos 13 identifica especificamente o papel do Espírito Santo, ao comissionar Paulo e Barnabé como alguns dos primeiros missionários internacionais. Os líderes da igreja estavam orando e jejuando quando ouviram a orientação do Espírito Santo, e embora tenham sido esses homens que impuseram as mãos sobre Paulo e Barnabé, o verso 4 diz especificamente que eles foram “enviados pelo Espírito Santo”. Parece que esses líderes estavam tão conectados com o Espírito que suas ações eram reconhecidas como atos do Espírito.
Os Membros do Corpo e os Dons na Igreja – Em vários lugares do Novo Testamento os apóstolos dão uma lista de funções ou dons presentes na igreja a fim de destacar a variedade dessas funções. Mas essas listas também retratam a unidade de propósitos em meio à diversidade de funções. Cada pessoa “é membro desse corpo” (I Co 12:27) e a igreja funciona melhor quando desempenhamos esses diversos papéis em conjunto. Não devemos esperar uniformidade na igreja – nós não parecemos, não pensamos, não agimos da mesma forma, nem deveríamos. De fato, devemos ver as muitas diferenças como uma fonte de saúde e força dentro do corpo.
Adorando, Trabalhando e Crescendo Juntos – A igreja primitiva descrita em Atos focalizava a comunidade e a missão. Os membros compartilhavam a vida juntos, de maneira prática, e organizavam sua liderança para que pudessem se concentrar nas áreas relacionadas com seus talentos (At 6:1-7). Essa estrutura apoiava e transformava o recém-formado grupo de cristãos em um novo tipo de comunidade. Ela também servia como exemplo de uma nova maneira de viver pela fé em Deus. Essa comunidade serviu de base para a proclamação das boas-novas sobre Jesus, e como um lugar ao qual os novos crentes poderiam pertencer. Adorando, compartilhando e trabalhando em conjunto, esses primeiros cristãos atraíam mais fiéis, e Deus operava no meio dessa comunidade para que ela crescesse ainda mais.

Conclusão: As instruções e exemplos bíblicos do que significa ser parte de uma igreja como um grupo de cristãos estão focalizados tanto na dedicação individual quanto nos papéis que desempenhamos como parte de um grupo maior. A comunidade é realmente algo maior do que a soma de suas partes. Juntos podemos obter mais vantagens da nossa força individual.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Programação da Escola Sabatina para o 2º Trimestre de 2012

Olá gente!

Vamos divulgar por aqui a programação da Escola Sabatina para o 2º Trimestre de 2012.

Já divulgamos uma parte da programação. Mencionamos que a direção da Escola Sabatina durante essse trimestre ficará ao encargo das classes. O dia de apresentação e direção de cada classes você confere AQUI.

Mas antes de divulgarmos como será, vale ler uma pequena meditação sobre a Parábola dos Talentos: uma conscientização do que estamos fazendo com os nossos dons. Clique AQUI para ter acesso.

Na parábola dos talentos (Mt 25:14-30), Jesus enfatizou a OBRIGAÇÃO que temos, como crentes, de colocar nossos dons ao serviço do Mestre. Não devemos esperar a segunda vinda sentados, nem enterrar nossos talentos. Jesus quer que O sirvamos com tudo que possuímos: tempo, dinheiro e dons.

É com esse pensamento que vamos divulgar como será a programação para esse 2º Trimestre de 2012.

A partir do próximo sábado (14/04/2012) até o final de trimestre, os alunos da Escola Sabatina ganharão uma espécie de moeda bancária, cujo nome atribuimos de TALENTOS.
A pontualidade (presença antes das 9:00 horas), o estudo diário da lição da escola sabatina e a participação na direção da mesma resultarão no ganho de valores de nota de talentos diferenciados.
 
Os alunos deverão ajuntar todas as notas recebidas, e ao final do trimestre, essas mesmas notas ajudarão na compra de prêmios.
 
Quanto mais o aluno ajuntar, mais chances e opções de compra terá!
 
Segue as atividades e valores corrrespondente das notas de Talento:
 
  • Pontualidade (chegar na Escola Sabatina ANTES das 9:00 horas) - ganha 50 talentos
  •  
  • Estudo Diário da Lição da Escola Sabatina (estudar os 7 dias da semana) - ganha 100 talentos
  •  
  • Qualquer atividade na Direção da Escola Sabatina (ex. orar, cantar, passar carta missionária, dirigir a ES) - ganha 30 talentos
 
A ES sabatina se reserva no direito de lançar outros itens, além dos já citados, durante o trimestre.
 
Para conhecimento de todos, as notas são as que estão representadas abaixo.
 
ATENÇÃO: só terão valor as notas devidamente CARIMBADAS no verso.
Veja abaixo e confira como deverão ser as notas.
 
 
 
Ao final do trimestre, será marcada uma data especial, para a troca dos prêmios. Provavelmente, a troca será feita por meio de leilão, onde quem der o maior lance, leva o prêmio. Serão vários prêmios. Quanto mais você conseguir de talentos, mais você terá para adquirir os prêmios.

Boa sorte a todos e lembre-se: Não enterre os seus dons, os seus talentos.

E quando o Rei dos reis e Senhor dos senhores vier com Seus santos anjos, em glória e majestade, poderemos ouvir: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor" (Mt 25:21).



terça-feira, 10 de abril de 2012

Como Aguardar a 2ª Vinda de Cristo?

Olá, hoje temos uma meditação pequena, mas muito profunda, que serve para nos conscientizar do nosso trabalho neste mundo, sobre o que estamos fazendo com os nossos dons.

Você acredita na segunda vinda de Jesus? Mas é claro que a resposta é SIM. Pode ser uma resposta tanto obvia, mas Jesus deixou claro que essa (sua vinda) não seria uma espera passiva, tampouco improdutiva. Ele narra várias parábolas centralizadas na forma pela qual devemos esperar a segunda vinda.

Vamos destacar a parábola dos talentos (Mt 25:14-30), Jesus enfatizou a OBRIGAÇÃO que temos, como crentes, de colocar nossos dons ao serviço do Mestre. Não devemos esperar a segunda vinda sentados, nem enterrar nossos talentos. Jesus quer que O sirvamos com tudo que possuímos: tempo, dinheiro e dons.

EM QUAL GRUPO VOCÊ ESTARÁ?

É mencionado que haverá apenas duas classes de pessoas quando Cristo voltar. Aos que colocaram seus dons a serviço de Deus, Jesus dirá: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor" (Mt 25:21). Aos que, de forma egoística, enterraram seus dons Jesus dirá: "Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes" (Mt. 25:25-30).

CONCLUSÃO

O ensino é claro e direto: há apenas uma forma correta de esperar pela segunda vinda: estar ativo no serviço a Deus mediante a proclamação do evangelho e a preocupação com os semelhantes.

Onde você está usando os seus talentos?

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Direção da Escola Sabatina - 2º Trimestre de 2012

Olá!
Estamos publicando aqui, para conhecimento e melhor organização e preparo de todos os participantes, que a direção da Escola Sabatina neste 2º trimestre de 2012 ficará ao encargo das classes, na seguinte ordem e data:
                                                                                   
ü  Classe 01 – pelo Sábado 14 de Abril
ü  Classe 02 – pelo Sábado 21 de Abril
ü  Desbravadores – pelo Sábado 28 de Abril
ü  Classe 03 – pelo Sábado 05 de Maio
ü  Escola Sabatina – pelo Sábado 12 de Maio
ü  Classe 04 – pelo Sábado 19 de Maio
ü  Classe 05 – pelo Sábado 26 de Maio
ü  Classe 06 – pelo Sábado 02 de Junho
ü  Classe 07 – pelo Sábado 09 de Junho
ü  Escola Sabatina – pelo Sábado 16 de Junho
ü  Classe 08 – pelo Sábado 23 de Junho
ü  Classe 09 e 10 – pelo Sábado 30 de Junho

A ORDEM DE APRESENTAÇÃO da Escola Sabatina é a seguinte:

  • Abertura da Escola Sabatina às 9:00 horas
  • Oração Inicial
  • Carta Missionária
  • Apresentação das Visitas
  • Anúncio da Classe das Visitas e/com o tema do estudo* (logo abaixo).
  • Breve introdução para o estudo da lição em classes
  • Oração para o estudo da lição

  • Encerramento da Escola Sabatina às 10:10 horas.
  • Oração Final.
*Classe de Visitas com seus respectivos temas por sábado e o professor.
 
7 Abril
O SÁBADO
Professor LEANDRO
14 Abril
A PONTA PEQUENA
Professor LEANDRO
21 Abril
PREVISTA A HERESIA
Professor LEANDRO
28 Abril
A IGREJA DE DEUS
Professor LEANDRO



5 Maio
O SANTUÁRIO
Professor LEANDRO
12 Maio
O JUÍZO DIVINO
Professor LEANDRO
19 Maio
DÍZIMOS E OFERTAS
Professor LEANDRO
26 Maio
TEMPERANÇA CRISTÃ
Professor LEANDRO



2 Junho
CONDUTA CRISTÃ
Professor LEANDRO
9 Junho
ENFRENTANDO OBJEÇÕES
Professor LEANDRO
16 Junho
LAVA PÉS E SANTA CEIA
Professor LEANDRO
23 Junho
O SANTO BATISMO
Professor LEANDRO
30 Junho
OBREIROS BÍBLICOS
Professor LEANDRO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...