sábado, 30 de junho de 2012

O Evangelho Chega a Tessalônica

Olá! Vocês estão alegres hoje? Mas é claro que sim, né gente! Hoje é sábado e sábado é dia de alegria, não é mesmo?

Bom, vamos ao comentário da primeira lição desse novo trimestre? Ela vem com o título “O Evangelho Chega a Tessalônica”.



Verso para Memorizar: “Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a Palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como Palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que creem” (1Ts 2:13).

Conceito-Chave para o Crescimento Espiritual: O sacrifício de Cristo não foi, em última análise, um erro de justiça, mas parte do plano divino para lidar com o pecado e restaurar os pecadores à comunhão ininterrupta com Deus.

Nesta semana examinaremos por que a Escritura diz que foi “necessário” que o Messias sofresse e morresse a fim de cumprir o plano de Deus para redimir o mundo.

Em 5 de agosto de 2010, aconteceu um desastre numa mina de metais preciosos no Chile, quando 700.000 toneladas de rocha caíram na entrada principal da mina, prendendo 33 mineiros a 700 metros abaixo do solo. As equipes de resgate já haviam quase desistido de encontrar sobreviventes, mas finalmente, após 17 dias perfurando em diferentes áreas da mina, uma broca voltou à superfície trazendo um bilhete que dizia: “Todos nós aqui no abrigo estamos bem”. Miraculosamente, os mineiros haviam sobrevivido, embora quase tivessem morrido de fome, imediatamente foram elaborados planos para perfurar um túnel de escape. Enquanto muit9os ficaram frustrados porque o túnel levaria mais de dois meses para ser perfurado, outros estavam preocupados porque o tamanho do túnel, que se estendia por 700 metros através da rocha sólida, era muito pequeno. Por que o túnel tinha que ser tão pequeno? Embora os engenheiros tivesses explicações detalhadas, a resposta simples foi que isso era “necessário” para que o resgate tivesse sucesso. Um túnel de escape maior (em uma mina muito explorada e que tinha mais de um século de existência) era demasiadamente perigoso. A situação dos mineiros chilenos pode ser comparada com a nossa necessidade de resgate divino.

A Necessidade do Sofrimento e Morte de Cristo – De acordo com Lucas, um componente central da apresentação do evangelho aos tessalonicenses foi o fato de que o sofrimento e a morte de Cristo não foram um erro trágico, mas uma “necessidade” divina. A palavra grega traduzida como “necessário” (dei) é significativa para Lucas. Ela ocorre dezoito vezes em seu evangelho e vinte e duas vezes no livro de Atos. Lucas usou essa palavra para indicar que os eventos da vida de Jesus não foram meramente resultado do acaso, mas parte de um plano divino revelado nas Escrituras para redimir a raça humana.

A primeira vez que Lucas usou essa palavra em seu evangelho foi no relato de quando, em Jerusalém, José e Maria perderam de vista Jesus. Ele tinha doze anos de idade (Lc 2:41-51). Quando eles finalmente O encontraram no templo, Jesus disse que não deveria ter sido nenhuma surpresa que Ele estivesse ali porque era “necessário” (Eu devia, NVI) que Ele estivesse “na casa de (Seu) Pai (Lc 2:49). Essa mesma mensagem básica ocorre várias vezes em Lucas, quando Jesus falou sobre vários aspectos de Sua vida. Jesus falou sobre Sua necessidade divina de pregar o evangelho, de curar no sábado uma mulher aleijada, de participar da refeição na casa de Zaqueu, e, mais importante e com mais frequência, da necessidade de Seu sofrimento, rejeição e morte em Jerusalém (Lc 13:33, 17:25, 22:37).

Embora seja fácil ver a “necessidade” por trás de alguns desses eventos, como a cura de alguém para demonstrar o amor de Deus, por que também foi “necessário” que Jesus sofresse e morresse, como parte do plano de Deus para salvar o mundo? Deus não poderia ter simplesmente ignorado o pecado ou, para usar a metáfora do golfe, nos haver dado “uma segunda chance” que não exigisse Sua morte?

Mesmo que ignorar um pecado pareça uma coisa fácil de fazer, Deus não poderia ter feito isso sem comprometer Sua justiça e santidade. O pecado não é um problema trivial. É inteiramente oposto a Deus. O pecado é o mal e causa sofrimento e morte. Ignorar o pecado teria sido o equivalente a justificar sua existência. Deus não poderia ter feito isso. Sua natureza exigia que Ele resolvesse o problema do pecado. No entanto, como um Deus de amor, Ele também queria oferecer misericórdia aos pecadores.

A fim de ser justo ao lidar com o pecado e ser misericordioso no trato com os pecadores, Deus decidiu assumir o castigo e a penalidade de nossos pecados. Ele fez isso enviando Jesus para ser nosso Substituto. Jesus morreu a morte que nós merecemos, para que tivéssemos a vida que Ele merecia. É exatamente isso que o apóstolo Paulo explica em Romanos 3:26, onde ele diz que ao morte de Jesus tornou possível que Deus fosse “justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”.

A Loucura da Cruz – Leia Romanos 1:16. Enquanto os primeiros cristãos viam o sofrimento e morte de Cristo como uma parte “necessária” do plano de Deus para redimir o mundo, judeus e gentios não viam dessa maneira. A ideia de que o Messias aguardado há muito tempo devesses ser crucificado parecia absurda para os judeus. O Messias devia ter derrotado os inimigos de Israel e não ter sido crucificado por eles! Os romanos também pensavam que os cristãos estavam iludidos em seguir a Jesus. Quem adoraria alguém eu fosse, pelo menos na mente de um romano, um criminoso crucificado? Do ponto de vista do mundo, a cruz era um objeto de vergonha e derrota, e não algo a ser venerado.

Em um pedaço de grafite antigo descoberto em Roma, aproximadamente do tempo de Paulo, podemos ter um vislumbre do tipo de zombaria e desprezo que os cristãos devem ter experimentado como resultado de sua fé. Curiosamente, essa descoberta, conhecida como o grafite de Alexamenos, também parece ser o mais antigo desenho conhecido da crucifixão de Jesus. Ele retrata uma cena de crucifixão, em que o indivíduo na cruz tem a cabeça de um burro, mas o corpo de um homem. Ao lado da cruz, um jovem pode ser visto ajoelhado em adoração. Rabiscada abaixo da cruz está a declaração: “Alexandre adora (seu) deus”. A mensagem é obvia: os cristãos eram vistos como estúpidos por acreditar em Jesus. Nesse tipo de ambiente, não é de admirar que, ao escrever aos Romanos, Paulo tivesse que lembrar-lhes de que o evangelho do Jesus crucificado e ressuscitado não era algo de que se devesse envergonhar, mas algo de que se devia gloriar (Rm 1:16). Foi por meio da “loucura” (1Co 1:18) da cruz que Cristo venceu o poder do pecado e da morte.

Bons estudos!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses

Olá gente linda! Tudo bem com vocês?

E aí? Empolgados para a nova lição da Escola Sabatina?

Bom, esse novo trimestre (3º trimestre de 2012) a lição da Escola Sabatina vem com o título "Epístolas aos Tessalonicenses".

Pra quem quiser conferir os temas de cada lição, assista ao vídeo abaixo:



Os tessalonicenses tinham uma firme esperança, fundamentada no que Cristo havia feito por eles, uma esperança que apontava para a maior promessa de todas: a segunda vinda de Jesus.

Neste trimestre, teremos um vislumbre da vida de uma igreja cristã primitiva, de fato uma igreja urbana, e veremos algumas das lutas e desafios que ela enfretou, incluindo as dificuldades decorrentes do fato de que Cristo ainda não havia voltado! Os pricípios refletidos nas palavras de Paulo aos tessalonicenses tratam de questões e desafios que também enfrentamos, enquanto aguardamos o Senhor Jesus.

Bons estudos!



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jantar dos Namorados da ES - Fornatta di Napoli

Olá queridas e queridos!

Como diz o ditado: "promessa é dívida", nós estamos aqui, nessa postagem, para cumprir a promessa que fizemos na postagem anterior: a publicação das fotos do jantar dos namorados da Escola Sabatina, realizado no Fornatta di Napoli.


Bom, pra quem quiser conferir a postagem anterior, que trata da 1ª parte da programação da Escola Sabatina Especial dos Namorados, basta clicar AQUI. Gente... dá uma olhadinha lá... ficou linda a programação!

Os casais ganhadores do Concurso do Dia dos Namorados da Escola Sabatina foram:

Na categoria história de amor: Cristina e Maurício Kimoto

Na categoria declaração de amor: Vandir e Esídia

O prêmio? Melhor não poderia ser: um jantar no melhor restaurante da região - Fornatta di Napoli!

Abaixo segue os casais ganhadores do concurso! Gente sortuda, não?

Confira a seguir como foi o jantar:







quarta-feira, 27 de junho de 2012

Escola Sabatina - Dia dos Namorados

Olá gente! Como estão todos?

Hoje estamos aqui para divulgar como foi a Escola Sabatina Especial do Dia dos Namorados, realizada sábado passado, dia 23/06/2012.

Estão lembrados do concurso lançado há 1 mês? Pra quem não se lembra mais, clique AQUI para tomar nota. O concurso valia um jantar para dois casais sortudos!

Bom, a revelação dos ganhadores se deu no final da Escola Sabatina.

Passamos o vídeo do Fornatta di Napoli e explicamos (novamente) como se deu o concurso.

Durante toda a programação, exibimos como fundo de imagem da igreja vários corações, um mais lindo, delicado e romantico que o outro.
Para quem quiser conferir ou fazer download, segue abaixo:
Em seguida, o Eduardo leu a HISTÓRIA DE AMOR campeã e enquanto isso, a igreja deveria adivinhar de quem estavamos falando. Só foi falar a palavra "Japão" que todo mundo já soube quem era o casal felizardo: CRISTINA e MAURÍCIO KIMOTO.

Genteeeee... a história deles é LINDA! Eles estavam no Japão e até então não se conheciam, se conheceram lá. A Cris e outra amiga ouviram algumas pessoas (e uma delas era o Maurício Kimoto) falando a língua portuguesa e ficou muito feliz e em busca de amizade, colocou um bilhetinho por baixo da porta dessas pessoas, dizendo que não sabiam quem eram, mas que elas eram brasileiras e queriam fazer amizade, já que falavam português. Eles se conheceram, mas perderam o contado. Cada um foi para um canto em cidade diversas. O Maurício veio para o Brasil e voltou para o Japão. Um dia, em um restaurante brasileiro no Japão, ele esbarrou em alguém, e ao virar, viu que era a Cris. Sim! Um ano depois sem notícias. Incrível não? Bom, até o casamento deles, teve muita água rolando, mas se você quiser conhecer essa linda história de amor, clique AQUI e veja como Deus dirigiu a vida desse casal!

Ahhh... já que estamos tocando no assunto, não podemos deixar de passar em branco aqui no blog. O Maurício Kimoto publicou um livro contando sobre um milagre que ocorreu na vida deles, e em especial com a sua esposa Cristina, na qual ficou entre a vida e a morte. Para quem quiser conhecer a obra ou adquirir um exemplar, ela foi publicado no "Clube dos Autores", link direto clique AQUI. O livro se chama "Testemunho de um Milagre".

Depois, a Beatriz leu a DECLARAÇÃO DE AMOR campeã. O rapaz apaixonado fez um acróstico com o nome da amada e um texto lindooooo...

Também foram dadas dicas iniciais para que a igreja descobrisse quem era o casal campeão. Neste caso, foi o VANDIR e a ESÍDIA.

Para quem quiser conhecer a linda declaração de amor (que tem como título "A Mulher Virtuosa"), basta clicar AQUI.

Bom esses foram os ganhadores do concurso da Escola Sabatina.

Mas a programação não parou por aí.

Tivemos a leitura da poesia "Oração dos Namorados" pelo David. Nós já publicamos essa poesia no nosso blog, e para quem quiser recordar, clique AQUI. Que todos nós possamos ter o mesmo desejo das palavras ditas: que o nosso amor com o nosso companheiro, seja semelhante ao amor de Cristo!

E por fim, cantamos junto com a igreja uma música bem conhecida, do Tom de Vida, que se chama "Essência de Deus".

A música e o vídeo montado especial para essa programação, você confere abaixo:



Queremos agradecer a participação da Kélsia ao piano, que fez "aquele" fundo musical fantástico durante a programação, dando um charme e um ar de romantismo a mais.

E por fim, queremos agradecer a todos que se inscreveram no nosso concurso, que buscaram inspiração no fundo da alma e participaram contando a sua história de amor ou fazendo uma declaração de amor. Todo o material que recebemos foi lindo com muito carinho e diga-se de passagem, cada história/declaração lindaaaa que foi dificil para a equipe fazer a votação.

As fotos do jantar no Fornatta di Napoli nós vamos publicar em outro post, ok? Até lá!!


sábado, 23 de junho de 2012

Um Feliz Sábado para todos os nossos queridos!

A última lição do trimestre vem com o título “Um Ministério Perpétuo”. Segue um breve comentário dos principais pontos, lembrando que a leitura do artigo não substitui o estudo diário da mesma.



Verso para Memorizar: “Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos” (Lc 13:18 e 19).

Conceito-Chave para o Crescimento Espiritual: A força da vida cristão é o profundo relacionamento de amor com Deus. Uma vibrante e saudável caminhada com Ele se manifesta no desejo permanente de salvar os perdidos.

Com certeza alguém já viveu alguma experiência parecida com essa: um jovem saiu para entregar folhetos em sua comunidade. Então, ele entregou um folheto a um homem dentro de um carro parado em um cruzamento. O homem pegou o folheto com um sorriso, tirou o acendedor de cigarros e queimou o folheto. É fato que a cena deve ter afetado o referido jovem. Mas que fique claro aqui uma coisa: O evangelismo pode, às vezes, ser difícil, mas devemos continuar na força do Senhor.

A ênfase da lição de domingo sobre os passos do evangelismo é instrutiva. Há um processo pelo qual as pessoas são levadas de uma vida de pecado para uma vida de entrega a Deus. Essa obra do reino é o grande chamado da vida do cristão. (Mt 28:18-20). Esse chamado exige muito dos que o aceitam.

Quando Jesus percebeu a oportunidade de dar “água viva” à mulher samaritana, Ele estava consciente de todos os tabus que quebraria ao falar com ela, um dos quais era o ódio racial que existia entre judeus e samaritanos (leia um pouco mais sobre essa história em 2Rs 17:23-29, Ed 4). O comentário Bíblico Adventista (The SDA Bible Commentary) diz: “O ódio racial mantinha judeus e samaritanos tão distantes que eles evitavam o convívio social, se possível” (v. 5, p. 938). Pare para pensar: o que as ações de Jesus nos dizem sobre a importância de compartilhar a mensagem da salvação a todo custo? Que outros tabus culturais Jesus quebrou ao Se aproximar da mulher samaritana? Que lições existem para nós na comunicação de Jesus com essa mulher, apesar de sua má reputação?

Na lição de segunda-feira, aprenderemos que a comunhão cristão é uma das formas pelas quais Deus fundamenta os novos cristãos na fé. A palavra Koinonia, usada por Paulo em Atos 2:42, significa compartilhar, unidade, estreita associação, companheirismo, participação, sociedade, comunhão e fraternidade. Koinonia é uma unidade iniciada e dirigida pelo Espírito Santo.

Os novos cristãos mencionados em Atos se entregavam de todo o coração a Deus e ao serviço uns dos outros. Eles comiam juntos. Há comunhão mais íntima entre amigos do que compartilhar uma refeição? Jesus foi repreendido porque comia com os pecadores (Lc 15:2). Devemos notar aqui que os crentes não relegem a comunicação e o companheirismo a um determinado dia da semana ou a certa forma de foco ministerial. Eles não se reúnem apenas quando a igreja sai para realizar um ministério em algum lugar. Os cristãos possuem uma cultura espiritual de solicitude e de testemunho.

A lição termina com um duplo foco na recuperação dos membros perdidos e na conservação de todos os membros, de modo que nenhum deles deixe a comunhão.

À medida que novos membros se unem à igreja, há uma sensação palpável de entusiasmo. Muitas vezes, os membros antigos veem isso como prova de que Deus está abençoando a igreja e que a igreja está ativamente envolvida no ministério ao qual foi chamada. Os novos membros são conduzidos ao ministério ativo e preparados para o serviço. Igrejas que crescem têm uma aura sobre elas. Isso pode levar a uma espécie de negligência em relação ao ministério para a comunidade mais ampla? Essas igrejas podem se tornar focalizadas em si mesmas, enquanto professam cumprir a comissão evangélica?

Em seu livro desafiador The Externally Focused Church (A Igreja Focalizada para Foral), os autores Rich Rusaw e Eric Swanson escreveram: “Igrejas focalizadas para dentro se concentram em trazer pessoas para dentro da igreja e gerar atividades ali. ... Essas são boas igrejas, cheias de pessoas boas. O que elas fazem é vital, mas não é suficiente para que sejam igrejas sadias. Adoração, ensino e devoção pessoal são absolutamente necessários para desenvolver a capacidade interna essencial a fim de manter o foco externo. No entanto, se todos os recursos humanos e financeiros são aplicados dentro das quatro paredes da igreja, não importando que as coisas pareçam ser ‘espirituais’, algo está faltando” (Loveland, Colorado, Group Publisching, 2004, p. 16).

Bons estudos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Campanha do Agasalho

TRANSFORMANDO AMOR EM CALOR!

Olá queridas e queridos! Como estão vocês? Um bom dia para todos!

Queremos inaugurar aqui um novo marcador "Essa Causa Nós Apoiamos".

Esse marcador tem a finalidade de divulgar diversas causas sociais, tanto as que são realizadas dentro da igreja/escola sabatina quanto as que são da sociedade em geral, que valem a pena em receber o nosso apoio e divulgação pelo blog.

A primeira que vamos tratar aqui é da Campanha da Adra/Asa: Campanha do Agasalho.


Como todos sabem, o frio chegou, e com ele a preocupação com nossos irmãos que não tem com o que se agasalhar.

Daí o lançamento da Campanha do Agasalho pela Adra/Asa a fim de receber doações de cobertores, blusas, luvas, mantas etc.

Esvazie o seu armário e encha o seu coração!
Doe durante os meses de Junho e Julho e transforme o amor em calor.

Posto de Arrecadação: Igreja Adventista do Sétimo Dia - Rua Cel. Santos Cardoso, n. 434, bairro Jardim Santista, Mogi das Cruzes, SP.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

6ª Jornada de Comunicação da APV

Olá queridos, queremos antecipadamente divulgar aqui a 6ª Jornada de Comunicação da APV - Associação Paulista do Vale. Fique atento aos dados abaixos e participe!



Data: 5 DE AGOSTO DAS 9H AS 17H
Local: Colégio Adventista de Jacareí
Inscrição: PELO SITE OU PELO TELEFONE: (12) 4009-9115
Valor: R$ 10,00 (Incluso refeição e material)

Confira os cursos:

• Transformando Comunidades segundo o Evangelho

• Desenvolvimento de Sites com WordPress
• Arte de Fazer Cartazes e Boletins
• Redes Sociais e Mídia Eletrônica
• Orçamento Familiar Possível
• Ministério das Tribos
• Evangelismo Urbano
• Musica e Adoração
• Edição de Video
• PowerPoint
• Sonoplastia
• Fotografia
• Decoração
• Oratória

e muito mais...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nosso Obrigado! Mais de 15.000 acessos...

Gente linda! Como estão vocês?

Nossos queridos leitores que adoram vir aqui no nosso blog, seja para ler todas as postagens, seja para procurar algo específico, seja para dar aquela espiadinha... seja lá qual for o motivo, queremos deixar aqui o nosso MUITO OBRIGADO!

Agradecemos a todos que ajudaram a divulgar o nosso blog e estamos surpresos, pois em 8 meses de blog, passamos a marca de 15.000 acessos, entre visitas de todas as partes do mundo!

Quando começamos o blog, não sabiamos ao certo que seria tão acessado, mas conseguimos atingir uma parte da finalidade, que é compartilhar o amor de Cristo, além de dar um suporte e ideias para programações da Escola Sabatina.

Queremos agradecer a cada um de vocês que mandaram recadinhos carinhosos, que compartilharam emoções em nosso e-mail (escolasabatinacentraldemogi@gmail.com) e nos deram aquela "força", mesmo não sabendo do nosso desânimo. Queremos dizer que o comentário de cada um de vocês nos renovou em momentos dificeis.  Agradecemos também  a quem nos visitou mas preferiu o silêncio, e também a quem confiou e confia em nossas orações! Que Deus abençoe a todos de forma muito especial.

Aqui vai o nosso muito OBRIGADO em várias línguas...




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Avaliando o Testemunho e o Evangelismo

Olá! Feliz Sábado!

Segue um breve comentário da lição dessa nova semana, que vem com o título: “Avaliando o Testemunho e o Evangelismo”.



Verso para Memorizar: “Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir” (Pr. 25:12).

Conceito-chave para o Crescimento Espiritual: Avaliar nosso testemunho e esforços evangelísticos é uma forma de manter a fidelidade à missão do modo mais eficaz possível.

Leia a seguinte história e pense sobre a necessidade de avaliar nosso trabalho de alcançar pessoas: A história fala de uma aldeia africana em que o cristianismo se havia enraizado. Os membros da comunidade entregaram a vida a Cristo e começaram a aprender as disciplinas espirituais que tornam possível uma forte e vibrante caminhada com Deus. A oração era uma das disciplinas que os primeiros cristãos começaram a praticar. A grama alta ao redor de cada casa revelava os fiéis e os infiéis na oração. Um dia, um membro da tribo começou a se preocupar depois que percebeu que a grama havia coberto o local de oração de um homem da vila. Ele se aproximou do amigo e disse: “irmão, está tudo bem?” – “Por que você pergunta?” – foi a resposta do homem assustado. – “Bem, irmão, a grama está crescendo em seu caminho”.

Pense Nisto: No mundo politicamente correto de hoje, poucas pessoas teriam a coragem de abordar um amigo sobre sua vida de oração. No entanto, como estudaremos nessa semana, Deus nos pede que submetamos nosso ministério a um processo de avaliação. Por que muitas pessoas temem ser avaliadas?

O apóstolo Paulo e os líderes da igreja primitiva fizeram um grande esforço para incorporar em sua crescente comunidade de fé uma forma de medir sua eficiência. Eles não hesitaram em avaliar pessoalmente os que serviam no ministério. Esta seção analisa as orientações de Paulo para avaliação e algumas diretrizes usadas e ensinadas por Cristo.

Alguns Bons Líderes – O cristianismo do Novo Testamento se caracteriza por uma inclusão contrária à tendência do Antigo Testamento. No Novo Testamento, o ministério é visto como pertencendo a todo aquele que declara a fé em Jesus Cristo. Em Mateus 11:25-30, Jesus convidou homens e mulheres sobrecarregados a descansar nEle. Os que O seguiram foram preparados para o ministério. Essa mesma disposição foi vista no trabalho dos apóstolos. Eles acolhiam todos na comunhão e no ministério, mas a liderança exigia mais do que acolhimento superficial.

Em 1 Timóteo 3:1-13, notamos que os líderes tinham que ser indivíduos de maturidade comprovada e excelente caráter. Afinal, eles estavam sendo chamados para liderar a igreja na adoração, no evangelismo, no serviço e na prática dos dons espirituais de cada um. As diretrizes de qualificação para a liderança, proferidas por Paulo, não enfatiza a linhagem da família, como havia ocorrido nas diretrizes do Antigo Testamento. A ênfase de Paulo era a demonstração de caráter ético e retidão moral em longo prazo. Todo aquele que vivesse dessa maneira poderia ser levado em consideração para a liderança.

Possivelmente Paulo tivesse em mente outro motivo para estabelecer essas normas rigorosas para a avaliação dos bispos. O Comentário Bíblico Adventista (The SDA Bible Commentary) declara: “O cristianismo exerceria pouca atração se faltasse integridade aos seus líderes, como ocorre, muitas vezes, com os homens de fora da igreja”. (v. 7, p. 299).

O procedimento de avaliação de Paulo foi concebido para garantir que o ministério do evangelho dado a Timóteo fosse construído sobre uma base forte. O que acontece com uma igreja quando seus líderes são antiéticos ou imorais?

O que Jesus Fez – A lição de segunda-feira nos anima a avaliar com cuidado, procurando sempre reafirmar uns aos outros em Cristo. O apóstolo Paulo costumava se esforçar para reconhecer os indivíduos e grupos quando via neles algo digno de louvor. Para os cristãos em Éfeso, ele escreveu: “Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações” (Ef 1:15, 16). Paulo incentivava os santos sempre que possível. Ele estava sempre à procura do bom fruto espiritual, sempre verificando para ver como poderia encorajar os santos às boas obras.

Sem dúvida, Paulo aprendeu essa ética do encorajamento com o exemplo de Jesus. Cristo parecia dedicar um cuidado especial às pessoas que tinham sido avaliadas e descartadas pelos líderes religiosos da época. Da mulher apanhada em adultério, Ellen White escreveu: “Jesus contemplou por um momento a cena – a trêmula vítima em sua vergonha, os mal-encarados dignitários, destituídos da própria simpatia humana. Seu espírito de imaculada pureza recuou do espetáculo. Bem sabia para que fim esse caso fora levado a Ele. Lia o coração, e conhecia o caráter e a história da vida de cada um dos que se achavam em Sua presença. Esses pretensos guardiões da justiça haviam, eles mesmos, induzido a vítima ao pecado, a fim de preparar uma armadilha para Jesus. Sem dar nenhum indício de haver escutado a sua pergunta, o Mestre inclinou-Se e, fixando no chão o olhar, começou a escrever na terra” (O Desejado de Todas as Nações, p. 461).

Jesus havia avaliado os acusadores da mulher em um nível mais profundo do que qualquer ser humano podia fazer. Ele leu o coração deles e escreveu a avaliação do seu conteúdo na terra, para que todos vissem.

Note: os fariseus trouxeram a mulher diante de Jesus com a intenção de prendê-Lo em uma armadilha. Eles não se importavam com a mulher e até mesmo a haviam levado a pecar. Em outras palavras, eles tentaram usar o pecado dela para alcançar seus objetivos. Quando avaliamos as pessoas – ou, aliás, os ministérios – como podemos ter certeza de que estamos avaliando sem espírito crítico?

Verifique o Fruto – A lição de quarta-feira tratou da espinhosa questão das formas de avaliar o crescimento espiritual das pessoas. Somos seres humanos caídos, falíveis, de uma raça deteriorada por seis mil anos de pecado. Visto estarmos afastados de Deus, nosso julgamento é falho, imperfeito e sem qualificação para “avaliar algo tão ‘intangível’ como a espiritualidade dos outros”. No entanto, somos chamados a fazer exatamente isso, às vezes. Por exemplo, em Mateus 7:15, Jesus nos dá orientações para identificar os falsos profetas que vêm a nós “vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”. Ele parece complicar ainda mais o assunto, abrindo essa parte final do Sermão da Montanha com um discurso contra a atitude de julgar os outros. É possível verificar o fruto da pessoa e não julgá-la? Como podemos distinguir um verdadeiro profeta de um falso? Devemos observar o fruto crescendo na árvore da sua vida.

Observar o fruto é diferente de julgar? O Comentário Bíblico Adventista (The SDA  Bible Commentary) menciona que, quando Jesus advertiu Seus ouvintes a não julgar para que não fossem julgados, Ele estava Se referindo “especialmente a julgar os motivos dos outros, e não a julgar seus atos certos ou errados. Somente Deu sé competente para julgar os motivos dos homens, devido ao fato de que unicamente Ele é capaz de ler os pensamentos mais profundos dos homens” (v. 5, p. 354, 355).

Jesus disse aos seus ouvintes que eles conheceriam (A palavra grega conhecer, usada em Mateus 7:16, significa conhecer totalmente) os falsos pelas palavras proferidas, pelos atos cometidos e pela maneira de vier. No entanto, Ele nunca pediu aos Seus ouvintes que julgassem a motivação do coração das pessoas.

Bons estudos!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Oração dos Namorados

Hoje é Dia dos Namorados!
Como estão os casais apaixonadinhos?

Como forma de comemorar o dia, estamos deixando aqui uma poesia de autoria de Atilio Hartmann.

Sabe, Cristo, a gente está amando…
Você foi alguém que amou.
E como amou!

Amar é estar junto de quem se ama.
Fisicamente, se possível;
espiritualmente, sempre.

Por isso, Cristo,
não deviam dar tantos títulos pra você…
Deviam dizer que Você amou.
Simplesmente.

A gente está amando, Cristo.
É sensacional, sabe?

Só que, às vezes, a gente fica em dúvida,
fica naquela de não saber
se está amando ou só gostando.

Gostar a gente gosta de coisas…
Amar, a gente ama gente!
Pra amar é preciso ter coragem.
Porque amar é assumir o outro, todo, inteirinho,
com suas qualidades e com seus defeitos, não é mesmo?

Se a gente fica só no gostar,
os defeitos vão obscurecendo as qualidades,
mais e mais, e de repente,
o “grande amor” já era!

Cristo, que a gente tenha a coragem de amar,
amar mesmo, como Você amou.
Continua com a gente
enquanto a gente está namorando…
está amando.
E obrigado, Cristo,
obrigado porque a gente se conheceu.

(Atilio Hartmann)

Lindo! Não é gente? Um ótimo dia para todos!

sábado, 9 de junho de 2012

Levando Informação à Igreja


Gente, bom dia e um feliz sábado!

Segue um breve comentário da lição dessa nova semana, que vem com o título “Levando Informação à Igreja”. A leitura do artigo não substitui o estudo diário, mas apenas visa ressaltar alguns pontos interessantes.


Verso para Memorizar: “Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e Lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado” (Mc 6:30).

Conceito-Chave para o Crescimento Espiritual: Embora os relatórios sobre nosso testemunho e atividades evangelísticas não sejam tão importantes quanto as boas-novas do evangelho, eles representam um ele fundamental na cadeia do plano de Deus para salvar a humanidade perdida. É essencial falar sobre a atuação de Deus em toda a igreja.

A lição desta semana analisa os mecanismos de comunicação da igreja primitiva, enfatizando especialmente o efeito que a comunicação tem sobre líderes e leigos. Ao estudar a lição, observe a grande quantidade de meios de comunicação em nosso ambiente atual.

Vivemos em um mundo saturado pela mídia. Há benefícios profundos em viver numa época em que as notícias viajam à velocidade da luz. Quando um forte terremoto devastou o Haiti, em 2010, a notícia da devastação estimulou o apoio mundial às vítimas. As ações de socorro foram até pioneiras em uma nova forma de ajuda: doação por mensagem de texto.

Mas o que a tecnologia deu ela também tirou. Uma vez que a mídia “tirou do canal” sobre o Haiti, o mundo rapidamente seguiu o exemplo. Hoje, raramente há uma menção da crise hatiana no noticiário. O que entendemos com isso? A crise vende, mas apenas por um tempo.

A lição de quarta-feira considera algumas das razões pelas quais acreditamos ou fazemos certas coisas. Vale lembrar que o relato inicial das boas-novas da salvação foi motivado por um evento sobrenatural. No fim de seu livro, Lucas descreve um grupo de discípulos espantados, lutando desesperadamente para se acostumar com a ideia de reaparecimento de seu Salvador crucificado recentemente.

Lucas comenta: “Então (Jesus) lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras” (Lc 24:45) relacionadas com Sua vinda, morte, ressurreição e ascensão. Os momentos que os discípulos passaram com Jesus após a ressurreição deixaram uma marca indelével em sua consciência. Como eles poderiam enfrentar a vida sem contar a notícia maravilhosa de seu Salvador que havia vencido a morte?

Ellen White escreveu que, à medida que o Salvador ressuscitado explicava aos discípulos as profecias a respeito da obra de Sua vida, eles “começaram a compreender a natureza e extensão de sua obra e a reconhecer que deviam proclamar ao mundo as verdades a eles confiadas. Os acontecimentos da vida de Cristo, Sua morte e ressurreição, as profecias que apontavam para esses acontecimentos, os mistérios do plano da salvação, o poder de Jesus para remissão de pecados – de todas essas coisas eles haviam sido testemunhas e deviam torná-las conhecidas ao mundo” (Atos dos Apóstolos, p. 27).

Leia Mateus 28:18-20 e I Coríntios 9:19-23. Incontáveis volumes têm sido escritos a respeito da comissão evangélica, o chamado de Jesus para conduzir homens, mulheres, meninos e meninas a um conhecimento salvífico a respeito dEle. Todos os discípulos de Cristo são chamados para essa obra. Quando a comissão for vivida e pratica, as pessoas perceberão e falarão sobre isso.

Os relatórios evangelísticos não são um exercício de narcisismo. De fato, como a lição de quinta-feira deixa claro, quando as obras de Deus são relatadas resta pouca coisa a fazer, exceto dar a Ele glória e louvor.
Por que isso acontece? Talvez tenha algo a ver com a natureza e o alcance da comissão evangélica: “O cristianismo foi a primeira religião a assumir um caráter verdadeiramente internacional. As religiões pagãs eram, em grande parte, destituídas de zelo e atividade missionários. Elas eram principalmente de caráter nacional e não saíam para converter pessoas de outras nações. A comissão evangélica efetivamente elimina as fronteiras, e homens de todas as nações se tornam membros de uma grande irmandade” (The DAS Bible Commentary – Comentário Bíblico Adventista – v. 5, p. 557).
Essa fé que rompe fronteiras foi uma maravilha para o mundo no qual os apóstolos ministrara, e continua a ser uma maravilha hoje.

Leia Atos 1:8, 11:15. O Espírito Santo foi indispensável para a obra dos primeiros discípulos. Foi o derramamento do Espírito que fez deles vasos nas mãos de Deus, aptos para salvar seres humanos caídos.

Em atos 11:1-18, Pedro testemunhou sobre as ações do Espírito. Fica a impressão de que ele não estava tanto defendendo a inclusão dos gentios cristãos na família de fé quanto simplesmente relatando a atividade de Deus. O Senhor havia dado a eles o dom, e Pedro não podia fazer nada para mudar o plano divido (v. 17).

Em Atos, o Espírito é viso enchendo os cristãos (At 2:4), atuando sobre os que se arrependeram e foram batizados (At 15:8) e conduzindo e orientando os líderes da igreja (At 15:28). Essas foram apenas algumas das atuações do Espírito no livro de Atos.

Os belos relatórios dos cristãos primitivos testemunharam de algo novo, poderoso e dinâmico agindo em sua vida e na vida daqueles a quem procuravam alcançar. Deus estava operando neles e por meio deles.

Bons estudos!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Concurso Dia dos Namorados da Escola Sabatina

Olá gente!

Alguém sabe qual é a principal data comemorativa no mês de Junho? Isso mesmo! É o mês do amor, afinal, no dia 12 comemora-se o Dia dos Namorados e para comemorarmos essa data a Escola Sabatina organizou um projeto especial.

Para conhecimento de todos e para maior divulgação, estamos publicando no blog as regras para participação e a premiação.

Foi lançado há 2 semanas, oficialmente, na Escola Sabatina, o concurso do Dia dos Namorados.

Vamos então ao resumo e regras da programação, ok!

O PRÊMIO do concurso não poderia ser melhor: um jantar no melhor restaurante da região: Fornatta di Napoli! Quer presente maior do que este? Não há!

VOCÊ QUER GANHAR UM JANTAR NO FORNATTA DI NAPOLI?

Serão DOIS CASAIS contemplados!

Para participar é muito simples.
Poderão participar casais namorados, noivos ou casados que são membros daqui da central de Mogi.

Você poderá concorrer ao jantar por uma ou pelas duas formas descritas abaixo:
a) escrevendo para nós a sua história de amor; e/ou
b) escrevendo para nós uma declaração de amor.

Haverá um casal campeão em cada categoria descrita acima, que ganharão o jantar.

As histórias devem ser entregues para qualquer membro da equipe da Escola Sabatina (Bia, Eduardo, Regina ou Willians) até o dia 16/06 (sábado).

A revelação dos ganhadores será feita no dia 23/06 (sábado), data do jantar, no horário da Escola Sabatina (poderá ser lida a história de amor no espaço da carta missionária e a declaração no final, ou vice-versa ou tudo no final - então fique atento!).

A equipe da Escola Sabatina juntamente com vários outros convidados especiais farão a análise de todo o material recebido do concurso, por meio de critérios a serem seguidos através da votação.

O jantar é instransferível. Os ganhadores não poderão fazer-se substituir por outro casal.

Os participantes devem estar presentes  no dia 23/06 e confirmar a sua ida e presença no jantar. Se acaso não comparecer ou não puder ir, o jantar passará para o 2º colocado. Portanto, não haverá transferência de datas, ou seja, o jantar só é válido para a data marcada.

Os casos não previstos nesse regulamento serão resolvidos unicamente pela Escola Sabatina.

Para quem não conhece o Fornatta di Napoli, ele fica no Mogi Shopping - ótima localização - e proporciona estacionamento gratuito aos seus clientes.

Você já parou para imaginar as gostosuras de uma cozinha francesa, italiana, portuguesa, marroquina, mediterrânea entre outras? Pois é, lá você encontra todas essas cozinhas e muito mais, e tudo isso em um só lugar! As massas são feitas na hora, na frente do cliente, as sobremesas são um espetáculo!

A equipe da Escola Sabatina vai acompanhar os casais ganhadores do concurso. Mas faça planos de você ir junto também, independente de estar comprometido ou não, e de ganhar ou não o concurso, pois será uma ótima oportunidade de confraternização.

Então o que está esperando?
INSPIRE-SE NO GRANDE AMOR DA SUA VIDA!

Escreva para nós o mais rápido possível e faça planos de também jantar com a gente, mesmo que não ganhe o concurso!

Estamos deixando um vídeo promocional do Fornatta:


Participe!

Logotipo da IASD - Você Sabe o que Significa?

Olá gente!

Em postagem anterior, faz tempão mesmo, publicamos no blog o significado do logotipo da Escola Sabatina. Para quem não recorda da postagem, clique AQUI para acesso direto.

Na postagem de hoje, queremos falar sobre o significado do logotipo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para que todos tomem conhecimento e até mesmo por uma questão de curiosidade. Então vamos lá?

Confira a imagem abaixo e acompanhe os traços.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Escola Sabatina - Tomar Tempo para o Estudo da Lição

Olá! Vamos meditar nos conselhos da titia Ellen White sobre a escola sabatina?

Lembrando que tais escritos são retirados do seu livro "Conselhos Sobre a Escola Sabatina", da Editora Casa Publicadora Brasileira.

Hoje, o recadinho é para os pais que tem uma grande responsabilidade em ensinar seus filhos no caminho de Deus e também aos filhos, que arrumam mil e uma desculpas para o estudo da lição. Lembre-se: Deus vai cobrar todo tempo gasto!
 
A mensagem é pequenininha, mas é profunda e nos faz pensar!
 
“Há muitas crianças que alegam falta de tempo como razão para não estudar as lições da Escola Sabatina, mas existem poucas que não achariam tempo para esse estudo, se por ele se interessassem.

Algumas dedicam tempo a entretenimentos e passeios; outras, a desnecessários adornos de vestidos, cultivando assim o orgulho e a vaidade.

Pertencem a Deus as preciosas horas prodigamente gastas, pelas quais terão de prestar-Lhe contas. As horas gastas em ornamentação desnecessária, em diversões e ociosa conversação, serão trazidas a juízo juntamente com toda obra” – TES, p.08.

OS PAIS DEVEM AJUDAR OS FILHOS

“Os pais devem sentir ser sagrado o dever de instruir seus filhos nos estatutos e exigências de Deus, bem como nas profecias. Devem educar as crianças no lar, interessando-se eles mesmos nas lições da Escola Sabatina.

Ao estudar com as crianças, mostram que dão importância à verdade apresentada nas lições, ajudando a criar gosto pelo conhecimento bíblico” – TES, p. 109.

“Façam os pais a sua parte, não só ajudando os filhos em seu estudo, mas familiarizando-se eles mesmos com as lições. A Bíblia é nosso compêndio. Pais, professores e alunos precisam conhecer melhor as preciosas verdades contidas tanto no Velho como no Novo Testamentos”. – TES, p. 13.

sábado, 2 de junho de 2012

Uma Resposta de Amor

Um ótimo sábado para todos!

A lição dessa nova semana vem com o título “Uma Resposta de Amor”. Segue um breve comentário dos principais pontos da mesma. Vale citar que a leitura do artigo não substitui o estudo diário.


Verso para Memorizar: “Se vocês Me amam, obedecerão aos Meus mandamentos” (Jo 14:15).

Conceito-chave para o crescimento espiritual: O amplo e incondicional amor de Deus por Suas criaturas é o padrão para avaliar nossa fé e testemunho. Refletir esse amor divino, ainda que palidamente, é a essência do que significa ser embaixador de Cristo.

Este foi considerado um dos mais bárbaros “experimentos científicos” realizados. No século 13, Frederico II, imperador do Sacro Império Romano, tentou descobrir o idioma que Deus deu a Adão e Eva no Jardim do Éden. Em sua teoria, ele sugeriu que, se os bebês recém-nascidos fossem isolados de todas as línguas faladas, eles acabariam aprendendo a falar a “linguagem natural” da humanidade. E assim o imperador preparou seu experimento. Ele tomou uma série de recém-nascidos de seus pais e os entregou aos cuidadores, que foram proibidos de falar, abraçar ou brincar com as crianças. Os bebês foram até manipulados com instrumentos especiais, para garantir que eles nunca experimentassem o toque humano.

Mas Frederico não teve a oportunidade sequer de provar ou refutar sua teoria sobre a “linguagem natural”. Embora fossem regularmente alimentados, banhados e vestidos, cada um dos bebês morreu antes de atingir a idade da fala. Por quê? Estudiosos modernos têm atribuído a deficiência no desenvolvimento dos bebês principalmente à ausência de amor, expresso por meio do toque e voz humanos. (Daniel G. Amen, Change Your Brain, Change Your Life [Mude Seu Cérebro, Mude Sua Vida]; Nova York, Three Rivers, Press, 1998, p.73).

Em sua opinião, por que uma das necessidades humanas mais fundamentais é dar e receber amor? Isso poderia estar relacionado com o caráter daquele que nos criou? Leia Sofonias 3:17. Lucas 13:34 e Apocalipse 3:20, observando especialmente as imagens. O que devemos pensar de um ser de poder incomensurável que anseia cantar sobre nós, reunir-nos como uma galinha ajunta seus pintinhos e eu está a porta do nosso coração e bate? Separe alguns momentos para considerar a natureza extraordinária do amor divino, que fomos chamados a partilhar com o mundo.

Uma Revolução do AmorAGAPE é a palavra grega usada repetidamente pelos escritores do Novo Testamento para descrever o transcendente, abnegado amor revelado por Deus à humanidade. Mas esse era um conceito estranho no mundo pagã que circundava a igreja cristão primitiva. Na filosofia pagã, “misericórdia” e “piedade” eram consideradas “defeitos de caráter”. Havia uma prática amplamente aceita de “descartar” meninas recém-nascidas. Existia a crença de que as divindades pagãs eram tão propensas a atormentar os seres humanos quanto a ajudá-los.
Nesse contexto, o conceito cristão do amor ágape era nada menos do que uma bomba cultural. No lugar dos deuses pagãos, egoístas e caprichosos, o cristianismo reconhecia que havia um ser divino que buscava ativamente um relacionamento de amor com a humanidade. E ainda mais radical era a ideia de que esse Deus esperava que os homens tratassem uns aos outros com o mesmo tipo de amor!

Tertuliano, escritor cristão do segundo século, registrou como o amor cristão atraía a atenção pagã: “São principalmente as obras de um amor tão nobre que levam muitos a colocar uma marca sobre nós. ‘Veja’, dizem eles, “como eles se amam” (Apologia, cap. 39). Mesmo o imperador Juliano, inimigo da igreja cristã, reconheceu, em 362 d. C., que os “ímpios galileus apoiam não apenas os seus pobres, mas também os nossos” (Rodney Stark, The Rise of Christianity: A Sociologist Reconsiders History [A Ascensão do Cristianismo: Um Sociólogo Reconsidera a História] Princeton, N.J. Princeton University Press, 1996, p. 84).

Mais que um Sentimento – O “AMOR” pode significar coisas diferentes em contextos diferentes. Então, qual é a natureza do amor que alimenta o testemunho cristão? Leia 2 Coríntios 5:14-21 e observe as várias facetas do amor cristão.

A. É irresistível (“Pois o amor de Cristo nos constrange” [v. 14]). A palavra constranger está intimamente relacionada com “obrigar”, “forçar” ou “exigir”. Isso implica que nossa escolha é de alguma forma limitada. Você acha que Paulo estava sugerindo que o amor de Cristo nos coage de alguma forma? Se não, em sua opinião, por que Paulo usou essa palavra especifica para descrever a influência doa mor de Cristo em nossa vida?

B. Ele transforma (“As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” v. 16,17).

C. Ele não vem sozinho, mas com uma missão específica (“Portanto, somos embaixadores de Cristo” – v. 20).

Considere as palavras de Ellen White: “O amor não pode existir sem se revelar em atos exteriores, assim como o fogo não pode ser mantido aceso sem combustível” (testemunhos para a igreja, v. 01, p. 695).

Destruidores – Leia Rm 3:19-20 e 1Jo 4:18. Os motivos realmente importam? Muitos pensadores influentes ao longo da história, desde Nicolau Maquiavel a John Stuart Mill, têm dito que não. Eles assumiram uma postura “utilitarista”, argumentando que o importante é o resultado das ações, não a motivação, nem a moralidade das ações. O que você acha?

Leia as severas palavras de Cristo sobre a hipocrisia em Mateus 23:25-27. Ali, Cristo rejeita explicitamente a ideia de que se fazemos as coisas certas, nossos motivos são irrelevantes. Ele nos chama para uma vida integrada, em que não haja separação entre ações e convicções.

Que “destruidores” as Escrituras identificam que podem manchar nossos motivos e corromper nossa resposta de amor a Deus? Por exemplo, medo de que nunca estaremos à altura (Rm 3:19. 20), intensa consciência da nossa culpa diante de Deus (leia a lista de acusações contra a natureza humana contida em Romanos 3?10-19), orgulho e todas as suas variantes, incluindo inveja, vaidade e ambição (Fp 1:15-17; Jo 12:43).

Pense Nisso: O serviço amoroso de Cristo por nós desperta um relacionamento de amor com Deus e serve de base para nosso verdadeiro testemunho do amor de Deus por nós, refletindo em nosso ministério de amor para com os outros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...