quarta-feira, 27 de março de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Livro de 1ª e 2ª Crônicas

Olá gente! Entramos na leitura do Livro de 1ª e 2ª Crônicas, para quem está fazendo o Projeto “Reavivados por Sua Palavra”. Segue um vislumbre do que vamos encontrar nesse livro (texto retirado da Bíblia “A Mensagem”).

“Sempre há mais de uma maneira de se contar uma história. A história dos reis de Israel foi primeiramente narrada nos livros de Samuel e Reis. Agora somos apresentados a um novo relato da mesma história, cerca de cem anos depois, por outra voz e de outra perspectiva: Crônicas. Alguns dos relatos iniciais são omitidos, e há vários acréscimos, mas claramente eles compõem a mesma história. Entretanto, os rumos da nação de Israel haviam mudado consideravelmente desde os primeiros relatos oficiais (Gênesis e Reis). O povo de Deus agora corria o risco de perder contanto com aquilo que havia feito dele o povo de Deus. Em retrospectiva, a partir desse estado arruinado emq eu estavam na sua história, vê-se uma sucessão de grandes potências mundiais: a Assíria, o Egito, a Babilônia e a Pérsia estão no comando. O povo de Israel está submerso em influências estrangeiras. Prece, também, estar atolado em mesquinharias religiosas internas. A grande questão é: será que esse povo será extinto?

Um novo autor (pode ter sido Esdras) resolveu recontar a história a partir de um novo ângulo. Seu objetivo foi resgatar e restaurar a confiança e obediência de Israel como povo de Deus. Apesar das condições políticas e culturais da época, é extraordinário que esse ator tenha insistido, sem muito apoio dos seus compatriotas, na identidade central de Israel como comunidade de adoração conforme a tradição davídica. Ele fez isso justamente ao escrever o livro que você vai ler agora. Israel não desapareceu definitivamente na grande miscigenação de violência, sexo e religião do Antigo Oriente Médio.

De: A ênfase do autor nos detalhes do culto sugere que o autor era um sacerdote (talvez Esdras). Ele fez a tenebrosa viagem da Babilônia de volta para as ruínas de Jerusalém com o sonho de reconstruir o templo e adorar a Deus à maneira antiga.

Para: Os persas que agora dominavam o Oriente Médio permitiram que alguns milhares de judeus retornassem à sua terra devastada a fim de reconstruir o que fosse possível. Eles mal conseguiam alimentar as suas famílias, e os persas ainda estavam no comando. Assim, se a identidade deles dependesse do poder econômico ou político, eles não eram nada. Eles puderam, entretanto, construir um humilde templo, centrar sua vida na adoração a Deus e fazer o bem ao próximo. A cultura em volta deles dizia que a herança não tinha valor – tudo que importava era viver o agora. Mas eles se firmaram na convicção de que faziam parte de uma história que se estendia até o passado, vivia no presente e prometia um futuro”.

Acompanhe mais no vídeo abaixo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...