sábado, 17 de março de 2012

Histórias de Amor

Olá gente! Como estão vocês? 

Queremos desejar um FELIZ SÁBADO para todos! 

Segue um breve comentário da lição da escola sabatina dessa nova semana, cujo título é "Histórias de Amor", abordando os assuntos principais em destaque.

Vale citar que a leitura do artigo não substitui o estudo diário que o aluno deve ter.

Então vamos lá?

Verso para Memorizar: “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí” (Jr. 31:3).

Criados Para Amar – Há um fio de dependência, responsabilidade e sustento que conecta toda a criação: das plantas aos animais, dos animais ao homem, de ser humano a ser humano. Isolamento não é a ideia de Deus para a existência.

No último dia da criação, Deus deu um passo além a codependência, quando criou o homem e a mulher: eles eram semelhantes, mas tão diferentes; dois seres que se completavam e se ligavam um ao outro em um nível que as outras criaturas não eram capazes de alcançar. O amor que o homem e a mulher tinham um pelo outro era uma réplica do amor de Deus por eles. Esse sentimento floresceu e cresceu, porque tanto Adão quanto Eva alimentavam e respeitavam seu relacionamento. O homem e a mulher foram dados um ao outro para que se cuidassem e completassem mutuamente.

O amor é tão essencial para os relacionamentos humanos que, após a entrada do pecado, ainda existia amor no coração humano. Ao sair do Jardim do Éden, Adão e Eva levaram consigo o amor e, desde então, o amor tem impedido a humanidade de destruir completamente a si mesma. Não imporá quanta maldade exista no mundo, sempre há bondade suficiente para nos ajudar a apreciar a vida.

Dependência mútua, apoio durante períodos de dor, empatia e simpatia: todos são expressões de amor, não apenas entre os seres humanos, mas entre Deus e a humanidade. Deus criou a humanidade à Sua imagem, para ser e agir como Deus. E mesmo quando a humanidade pecou, Deus não removeu deles a semelhança com a Divindade. Que maior expressão de amor Ele poderia ter concedido aos seres humanos que tinham pecado do que ter conservado o amor no coração deles?

Chamados a ser Amorosos – A vida realmente é uma cadeia de relacionamentos e conexões: entre você e o cônjuge, filho, pai, Deus, trabalho, amigos, ou animais de estimação. E quanto mais forte e saudáveis forem os relacionamentos, mais contentamento haverá na vida.

De uma forma ou de outra, o amor está no centro da vida satisfatória. Jesus enfatizou isso quando disse: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mt. 22:37-39). Jesus não poderia tornar a questão do amor mais simples do que isso. Ele disse que construir e manter bons relacionamentos deve se uma prioridade de cada cristão.

Escolhidos como Amados – Ao se comunicar com João sobre Seus planos e Seu amor pela igreja, Deus usou a figura de um casamento perfeito para descrever Seu relacionamento com o povo. O Senhor sabe que, por causa do nosso desejo natural e inato de amar e ser amados, entenderíamos essa analogia e seríamos capazes de perceber de maneira mais clara as características de Deus.

Mais importante: Deus leva a figura um passo adiante. Ele diz que Seu amor é como o de um homem por sua noiva – não a mulher de muitos anos de rotina (o amor pode se esfriar), mas sua noiva. Esta é a primeira chama do amor que está ansioso para agradar, alegre em perdoar e pronto a ignorar erros. Deus diz que tem por nós um amor do tipo “eterna lua de mel”, a cada dia, o tempo todo. Imagine isso! Não é um relacionamento de tolerância ou compromisso, ou mesmo de benefícios mútuos. É uma relação de profunda intimidade, carinho e amor um pelo outro.

Deus deseja restaurar um relacionamento de amor conosco. Ele já nos ama. A questão é: E quanto ao nosso amor por Ele?

Pense Nisto: No estudo da lição dessa nova semana, aprenderemos que fomos criados para amar, chamados para ser amorosos e escolhidos como amados. Como você pode refletir melhor o amor de Deus com sua família, colegas de trabalho e igreja? Deus chama a igreja de Sua noiva. De que forma podemos manter o mesmo tipo de entusiasmo e amor pelo nosso Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...