quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Histórico do Departamento da Escola Sabatina no Mundo

Hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobre a criação da Escola Sabatina como um departamento.

No verão de 1852, enquanto viajava de Rochester, Nova Iorque, para Bangor, Maine, Tiago White pensava no que se poderia fazer pelos jovens e crianças da igreja nascente. Seu objetivo era firmar-lhes a fé na mensagem Adventista. Numa de suas viagens parou para tomar seu lanche a beira do caminho e após comer um pouco veio à ideia de escrever lições bíblicas em forma de perguntas e respostas.  Essa história já foi contada aqui no blog, e você poderá conhecê-la com mais detalhe AQUI.

A senhora White explica que Tiago White, seu esposo, compunha muito desse material nas paradas do meio dia, enquanto o cavalo era alimentado. Ele costumava usar uma caixa de alimentos ou o topo do seu chapéu como uma escrivaninha. Foram nesses momentos que surgiram as primeiras lições da Escola Sabatina.

Guardador do sábado e ex-pregador milerita, como também um dos fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Tiago White organizou a primeira Escola Sabatina regular, por volta de 1853, em Rochester, Nova Iorque.

Naquele mesmo ano também surgiu o Youth’s Instructor, revista mensal que trazia lições da Escola Sabatina para os jovens.

Em 1861 foi a vez das crianças terem as suas lições também, sob o título “Perguntas para os pequenos estudantes da Bíblia”.

De início, as primeiras escolas sabatinas possuíam apenas duas divisões, uma para as crianças e outra para os adultos, chamadas de Classes Bíblicas. Os professores davam muita ênfase à memorização de versos bíblicos. Em 1863, apareceu a primeira série de lições da escola sabatina adaptada para as crianças. No mesmo ano apareceram às primeiras lições da escola sabatina, escritas por Uriah Smith, outro pioneiro adventista, e foram publicadas na Review and Herald.

Havia pouca organização até que G. H. Bell, um professor pioneiro, em Battle Creek, tornou-se editor do Youth's Instructor, em 1869. Ele introduziu duas séries de lições, uma para crianças e outra para jovens. Ele também publicou um plano de organização que incluía pessoal de liderança e um relatório freqüente da assistência. Posteriormente ele introduziu artigos para os professores e dirigentes. Após demonstrar sucesso em Battle Creek, Bell viajou para outros lugares a fim de organizar as escolas sabatinas e aconselhar seus dirigentes.

A organização da Escola Sabatina teve inicio na Califórnia em 1877, com a formação da primeira Associação da Escola Sabatina da Califórnia. A formação dessa sociedade foi seguida, no mesmo ano, pela organização da Associação da Escola Sabatina do Estado de Michigan. Em março de 1878, foi organizada a Associação Geral da Escola Sabatina, na qual tomou providências para organizar melhor as 600 Escolas Sabatinas então existentes, formando-se uma Associação Geral da Escola Sabatina. Até que em 1901 a Associação Internacional da Escola Sabatina passou a se chamar Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral.
                          

Objetivos Gerais do Departamento
• Estimular o desenvolvimento espiritual mediante o estudo sistemático e regular da Bíblia e o desejo de compartilhar a fé com outras pessoas.
• Cultivar uma atitude de oração e devoção em todos os membros.
• Trabalhar junto com os membros para desenvolver e efetivar projetos missionários.
• Desenvolver programas para ajudar os membros a descobrirem seus dons espirituais, e para equipá-los, treiná-los e mobilizá-los em todas as formas de evangelização.
• Assegurar-se de que todos os programas e materiais de treinamento utilizados pelo departamento animem os membros a ganhar almas e alimentá-las e conservá-las para Cristo.
• Criar uma consciência da missão global da igreja, sustentando-a por meio de ofertas e envolvimento pessoal.
• Fomentar nas crianças, jovens e adultos o desejo de servir na propagação do evangelho onde quer que o Salvador desejar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário