sábado, 12 de maio de 2012

Evangelismo Corporativo e Testemunho

Olá! Um bom dia e um ótimo sábado para todos que nos visitam aqui no blog.

A lição dessa nova semana vem com o título “Evangelismo Corporativo e Testemunho”. Aqui no blog vamos apenas destacar alguns temas, portanto a leitura do artigo não substitui o estudo diário da lição.


Verso Para Memorizar: “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros” (2Tim 2:2).

Pensamento-chave: Trabalhar juntos como parte de uma equipe que compartilha o evangelho é o verdadeiro trabalho do corpo de Cristo.
 
O Corpo de Cristo - Leia Efésios 4:15-16. A Bíblia afirma claramente que o corpo de Cristo é unido “pelo auxílio de todas as juntas” (v. 16). Deus projetou as diferentes partes da igreja a fim de que elas sejam unidas para suprir as necessidades uns dos outros. O ponto importante é que Cristo supre suas necessidades somente quando todos se unem, e isso resulta em crescimento.

Em outras palavras, o pulso é incapaz de pegar um copo ou digitar uma letra. Esse é o trabalho do mecanismo delicado da mão, com o polegar que pode tocar na frente dos quatro dedos. Mas se a mão não estivesse ligada ao pulso, não poderia segurar nada. Cristo poderia ter suprido as necessidades de cada uma das diferentes partes de Sua igreja, separada e diretamente, mas, em vez disso, assim como no corpo humano, Ele designou Sua igreja para que as próprias partes do corpo, quando se unissem, pudessem suprir o necessário, por meio de Sua graça.

À medida que o Espírito atua dentro de nós, suave e profundamente, capacitando-nos a viver na plenitude de Deus, nós, como corpo de Cristo, O glorificamos. Os dons que Cristo concede nos habilitam a cooperar “para que todos possam trabalhar juntos em perfeita harmonia e sintonia, numa resposta cheia de gratidão e dedicação eficiente ao Filho de Deus, como adultos plenamente maduros, plenamente desenvolvidos, plenamente cheios de vida, como Cristo” (Ef. 4:13 – Bíblia Mensagem).

Promessas Para o Sucesso - O Salmo 37 é um tesouro de promessas. Uma das promessas mais poderosas das Sagradas Escrituras é encontrada nos versos 4 e 5: “Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nEle, e Ele agirá”. Essa promessa oferece infinitas possibilidades para o testemunho e esforços evangelísticos.

Cada promessa na Bíblia é uma dádiva de Deus. A dádiva muitas vezes nos revela algo tanto sobre o doador quanto sobre o beneficiário. O que essa promessa nos fala sobre Deus? Ela proclama Seu poder incrível e capacidade absoluta. Nenhum ser humano, não importando sua riqueza ou autoridade, poderia fazer uma promessa tão extraordinária. Certa vez, um rei bêbado totalmente se ofereceu para dar de sua opulência a uma garota que dançou para ele: “Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino” (Mc 6:23), jamais imaginando que ela deixaria de lado seu trono, a coroa, navios e passeio e pediria a cabeça não lavada de um profeta dissidente e preso.

Mas mesmo a promessa de riqueza desse rei, corrupta como fosse, era apenas uma pálida sombra do que Deus oferece aqui. Tal promessa dos lábios de um mero ser humano está limitado à esfera de influência dessa pessoa e, na melhor das hipóteses, é arrogante. Mas o poder de Deus não é limitado pela fraqueza humana, e Ele nada reterá do fiel que confia no cumprimento de Sua palavra, esperando que Ele complete a obra. Que esperança essa promessa oferece aos que, de todo o coração, desejam ver outras pessoas entregando a vida a Jesus!

Evangelismo e Testemunho – O sucesso de qualquer esforço em grupo no evangelismo e no testemunho depende da qualidade da vida espiritual dos indivíduos no grupo. Um testemunho poderoso e eficaz começa com uma vida consagrada. Os indivíduos devem ser consagrados à verdade que ensinam e ser por ela santificados, tendo sempre em mente que a verdade é uma pessoa, e essa pessoa é Jesus Cristo.

O Salmo 37 não é apenas uma fonte de promessas, é um modelo de inteira consagração. Cheio de princípios para se viver em santidade, esse modelo, se for seguido, fortalecerá e dinamizará o grupo e seus esforços para levar pessoas a Jesus. Esses princípios, praticados na vida, nos habilitarão a perceber a plenitude e as riquezas das promessas contidas nesse salmo.

Quais são esses princípios? Davi começa com a ordem de não se aborrecer: preocupar-se, estar ansioso, ficar nervoso, temer. Essa ordem era tão essencial em sua mente que ele a repetiu no verso 8. Por quê? Porque a preocupação é uma espécie de falta de confiança em Deus. É o fruto estragado e decadente da infidelidade e não oferece nenhum alimento para o espírito. Sua lista de proibições também inclui a ordem de não ter inveja, deixar a ira, rejeitar a fúria e desviar-se do mal.

“Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente” (v. 6). Os que desejam que Deus cumpra essa promessa em sua vida são exortados por Davi a fazer uma série de coisas a fim de obter Suas bênçãos: 1) confiar nEle; 2) fazer o bem; 3) alimentar-se da verdade; 4) descansar no Senhor; 5) aguardar por Ele com paciência. A paciência é um dos frutos do Espírito e, muitas vezes, ao que parece, um dos mais desagradáveis. Poucos gostam de esperar. Mas a bênção de esperar é que a espera nos ensina a confiar em Deus e a desconfiar em nossos esforços.

Davi ordena também aos que buscam obter as promessas de Deus a estar contentes com pouco. Isso é de importância vital. Devemos ter os olhos voltados especialmente para a glória de Deus. Tentar conseguir riquezas e fama, ser ambicioso e perseguir as coisas do mundo é ter o coração dividido. Deus quer tudo ou nada. Qualquer coisa menos do que a completa consagração a Ele é lealdade dividida. A obra mais elevada de cada pessoa é tentar ganhar outros para o Céu. Qualquer coisa que nos desvie desse objetivo é um ídolo. Em contrate com isso, como diz o salmista, os justos demonstram misericórdia e ajudam os outros (v. 21).

Os justos também falam da sabedoria e buscam a justiça (v. 30). A lei de Deus está em seu coração (v. 31). O salmista, nos assegura que todos os que fizerem essas coisas não vacilarão. Que certeza maravilhosa, a de que Deus nos sustentará nos momentos de desânimo e tentações, enquanto procuramos levar os perdidos de volta para Seu redil!

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...