quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reavivados por Sua Palavra - Livro de Números

Olá gente! Como estão vocês? Olha só o final de semana chegando aí e com ele mais um sábado, amém!!

Mas quantos estão participando do Projeto Reavivados por Sua Palavra? Esperamos que muitos!

Bom, estamos aqui para informar que de 12/08 a 16/09 a leitura é do livros de Números, quarto livro da Bíblia que conta a história nômade do povo de Israel.

O projeto Reavivados por Sua Palavra é um plano de leitura da Bíblia, de um capítulo por dia até 2015. Para conhecer mais sobre o projeto, clique AQUI.

O pastor Almir Marroni faz um pequeno esboço do que vamos encontrar na leitura do Livro de Números. Vamos conferir então? Acesse o vídeo abaixo:



Também queremos acrescentar um "plus" aqui no post.

Então vamos dar mais detalhes sobre o Livro de Números com base nos relatos da Bíblia "A Mensagem" - linguagem contemporânea, de Eugene H. Peterson, editora Vida, tradução da TheMessage. Aliás, recomendamos a leitura, viu!

"Tornar-se uma comunidade verdadeiramente humana é um processo demorado, complexo e confuso. Crescer simplesmente como homem ou mulher exige toda a sabedoria, paciência e coragem que possamos produzir. Mas crescer com os outros - pais, irmãos e vizinhos, sem falar nos estranos esquisitos e nos inimigos cruéis - complica imensamente o processo.

O livro de Números nos lança na confusão do processo de crescimento. Esta seção de história bíblica desperta em nós um sentimento realista de o que significa pertencer ao povo de Deus, ou seja, uma comunidade humana que honra Deus e expressa, na prática, o amor e a justiça nas questões do dia a dia, aprende a lidar com o pecado, com você mesmo e com os outros e segue as ordens de Deus para chegar a um futuro de bênçãos. E tudo isso sem ilusões.

Muitos de nós afagam uma espiritualidade romantizada na imaginação, algo do tipo: 'Deus está no céu, e tudo está bem na terra'. Quando as coisas não andam bem, culpamos os outros ou nós mesmos, alcançamos nossos objetivos de qualquer maneira, às vezes, de um jeito meio esquisito, e desejamos ter nascido em outra época - talvez nos 'tempos bíblicos', quando viver uma vida santa era mais fácil. Isso é estranho, porque a Bíblia, o texto primário que mostra o que significa viver como ser humano criado por Deus e chamado a praticar uma fé obediente e o amor sacrifical, em nenhum lugar sugere que a vida é simples ou mesmo 'natural'. Precisamos de muita ajuda.

Precisamos de ajuda organizacional. Na vida em comunidade, é preciso que haja distribuição de empregos, nomeação de líderes e controle de registros. A confecção de listas, a contabilidade e a prestação de contas também fazem parte da comunidade de Deus, bem como a oração, a instrução e a justiça. A aritmética correta e detalhada é um dos aspectos da formação do povo de Deus.

E precisamos de ajuda relacional. As pessoas que se sentem chamadas e guiadas por Deus encontram-se na companhia de homens e mulheres que epcam o tempo todo: brigam, discutem, murmuram, rebelam-se, cometem imoralidade, roubam - o que você imaginar, nós fazemos. Precisamos de ajuda para ter um bom convívio. A disciplina sábia é necessária se quisermos ser o povo de Deus.

Acontece que contagens e disputas consomem grande parte do livro de Números. Visto que eles também continuam sendo aspectos inevitáveis no processo de nos tornarmos povo de Deus, este livro é essencial ao treinamento da nossa imaginação no aprendizado de alguns detalhes não tão românticos, mas pelos quais somos transformados em povo de Deus.

De: Moisés era um homem humilde, mas, ano após ano de contendas e murmurações sob sua liderança, o desgastaram. Às vezes, ele perdia a paciência e, uma vez, ficou tão furioso que desejou o crédito por algo que Deus estava fazendo. Naquele momento, seu ego custou a ele a chance de entrar  na terra prometida. Era essencial para Deus que um líder mantivesse seu ego sob rédeas curtas.

Para: Os escravos fugitivos que seguiram Moisés para fora do Egito não tinham experiências em governar como povo unido. Assim como as fraternidades escolares, eles eram teimosamente leais às próprias famílias e clãs, preocupados apenas em cuidar de si mesmos. Eles reclamavam e promoviam tumultos ao menor sinal de estresse. Por isso, precisavam aprender a se unir - a valorizar a organização e o relacionamento, num círculo mais amplo - se quisessem sobreviver na terra prometida, na qual estavam os verdadeiros desafios.

Contexto: Por volta de 1280-1240 a.C. Alguns estudiosos acreditam que os chineses estavam mais avançados no uso de ferramentas de bronze e armas que os povos do Oriente Médio nesse período. Os reis da dinastia Shang gostavam de sacríficos humanos. Quando um rei era sepultado, cem escravos eram enterrados com ele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...