segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Conservando a Igreja Fiel

O último comentário da lição desse trimestre vem com o título Conservando a Igreja Fiel.



Verso para Memorizar: “Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa” (2Ts2:15).

Conceito-Chave: A sustentadora e revigorante graça de Deus é suficiente para nos fortalecer, de modo que possamos enfrentar os desafios que encontramos dentro e fora da igreja.

A advertência final de Paulo aos novos crentes em Tessalônica lembra as instruções que um pai deu a seus filhos, anos atrás, sobre as férias em família. A pedido de seus filhos, a família decidiu passar um dia num parque de diversões. Como eles nunca tinham ido a um parque de diversões, as crianças ficaram entusiasmadas e decididas a experimentar todos os brinquedos. Embora todos estivessem animados, os pais sabiam que, se os filhos não tomassem cuidado, poderiam se machucar. Enquanto iam de um brinquedo a outro, os pais lhes diziam como funcionava o brinquedo e sempre os faziam lembrar-se de “segurar firme”.

Paulo disse a mesma coisa aos tessalonicenses quando estava para concluir sua segunda epístola: “Permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa” (2 Ts 2:15, NVI). Esse é o conselho essencial. Ele sabia que a vida cristã é cheia de dificuldades, sofrimentos, e queria que os tessalonicenses soubessem desde o começo que sua vida nem sempre seria fácil. Em vez de ficar surpresos quando viessem os tempos difíceis, mesmo dentro da igreja, Paulo desejava inspirar os crentes com uma atitude de determinação que os levasse a se apegar a Jesus, não importando o tipo de experiência que encontrassem no “percurso” da vida.

A Base da Nossa Estabilidade – Leia 2 Ts 2:13-17. Medo, preocupação e pânico. Quando alguém é picado por um desses insetos, é muito difícil conseguir fazê-lo acalmar-se. Ao lidar com alguém em tal estado de agitação, a melhor coisa que uma pessoa pode fazer é manter a tranquilidade, enquanto tenta explicar por que tais medos são completamente injustificados. Isso é exatamente o que vemos Paulo fazer com maestria, ao se aproximar do fim de sua segunda carta aos Tessalonicenses.

Como vimos anteriormente, os recém-convertidos de Tessalônica estavam um tanto apavorados acerca da vinda de Cristo. Tendo percebido o estado de abalo e alarme em que estavam, Paulo procurou, em primeiro lugar, corrigir as ideias escatológicas equivocadas que estavam produzindo os temores deles. Embora fossem incentivados a entender que o “fim” ainda não havia ocorrido, alguns deles, em seu estado mental naquele momento, provavelmente ainda estivessem um pouco preocupados com a possibilidade de fazer parte do grupo de pessoas equivocadas, que se perderiam no fim. Eles trocaram um temor pelo outro.

No entanto, Paulo lhes assegurou que eles não tinham nada a temer naquele dia. Na realidade, ele nem mesmo estava preocupado acerca deles. Qual era a fonte da segurança de Paulo? Primeiro, o apóstolo os fez lembrar-se de que Deus os havia escolhido desde o princípio (2 Ts 2:13). Jesus havia dito a mesma coisa aos Seus discípulos: “Vocês não Me escolheram, mas Eu os escolhi” (Jo 15:16). Paulo não estava defendendo uma forma de predestinação como os calvinistas ensinam. Ele simplesmente estava dizendo que nossa salvação reside no fato de que Deus tomou a iniciativa de salvar a humanidade. Isso significa que o Senhor não permitirá que nenhuma pessoa se perca facilmente. Alguém se perderá somente quando deliberada e persistentemente se recusar a responder à graça divina. Vemos isso no próprio fato de Paulo ter descrito os perdidos como os que “rejeitaram o amor à verdade” (2 Ts 2:10).

Porém, ainda mais do que isso, Paulo lembrou aos tessalonicenses que o processo de nos prepararmos para o reino de Deus (santificação) é algo que Deus opera em nós por meio de Seu Espírito (1 Ts 4:3; 5:23; 2 Ts 2:13). Não importa o que Satanás faça ou deixe de fazer, não precisamos viver atemorizados. Deus está determinado a nos salvar, contanto que estejamos disposto a permitir que Ele faça isso.

Portanto, com base no que Deus tem feito, está fazendo e fará em nossa vida, Paulo disse aos tessalonicenses: “Permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas”. O único modo de resistir aos falsos ensinos é apegar-se à verdade. Mas para que os novos conversos não começassem a se preocupar novamente, Paulo os fez lembrar-se mais uma vez de quanto Deus os amava (2 Ts 2:16) e de que Ele era capaz de tomar a instabilidade deles e transformá-la em estabilidade, confortando-os e firmando-os (v. 17).

A Oração de Paulo – Leia 2 Ts 3:1-5. Embora, muitas vezes, tenhamos a tendência de idolatrar o apóstolo Paulo pelas coisas maravilhosas que fez, ele era tão humano quanto nós. O apóstolo entendia que não poderia fazer a obra do Senhor em sua própria força. Ao longo de todas as suas cartas, nós o encontramos pedindo que os outros orassem por ele e por seu ministério. Nos primeiros versos de 2 Tessalonicenses 3, Paulo pediu que os tessalonicenses orassem por duas coisas em particular: 1) para que o evangelho fosse proclamado rapidamente em todo o mundo e também fosse recebido com respeito, e 2) para que o apóstolo fosse livrado dos homens malignos.

Quando Paulo falou sobre o evangelho ser propagado com rapidez, provavelmente tivesse em mente um atleta rápido participando de uma corrida. As corridas faziam parte dos Jogos Ístmicos, realizados a cada dois anos na cidade de Corinto, de onde, muito provavelmente o apóstolo estava escrevendo. Não foi essa a primeira vez que Paulo utilizou uma imagem atlética em suas cartas (1 Co 9:24-27). Ele também poderia estar pensando na imagem do Antigo Testamento, extraída do Salmo 147:15. Paulo queria que a palavra corresse velozmente e, onde quer que fosse, o povo a atacasse.

O segundo pedido de Paulo parece apontar para um grupo específico de pessoas (em grego está escrito “homens maus”), em lugar de apenas adversários em geral. Considerando a oposição que Paulo tinha enfrentando havia pouco tempo em Tessalônica, da parte de judeus incrédulos, e mais recentemente em Corinto (At 18:12), provavelmente ele estivesse pensando nesse grupo. Mais tarde ele encontrou resistência semelhante da parte de outros (At 19:23-41; 1 Tm 1:20). Paulo queria que os tessalonicenses orassem para que o evangelho fosse proclamado em todo o mundo sem nenhum impedimento. Além de orar, o que podemos fazer para que o evangelho “avance rapidamente e seja honrado”?

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...