sábado, 1 de setembro de 2012

Vida da Igreja

Olá gente! Bom dia a todos! Segue mais um comentário da lição da Escola Sabatina dessa nova semana, que vem com o título “VIDA DA IGREJA”.

                         

Verso para Memorizar: “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom” (I Ts 5:20, 21).

Conceito-Chave da Lição: A vida do corpo de Cristo deve ser fundamentada na submissão completa a Deus e marcada pela expressão de amor mútuo, respeito e apoio entre os líderes da igreja e os membros em geral.

As lições de domingo e segunda abordam o tratamento das pessoas para com os líderes e estes para com as pessoas.

Um famoso especialista em liderança disse que TODA A ASCENSÃO OU QUEDA SE DEVE À LIDERANÇA. Por mais chocante que isso pareça, a própria história testemunha a verdade dessa afirmação. Seja nas histórias dos reis de Israel no Antigo Testamento ou nas histórias mais recentes do mundo dos negócios e sobre os líderes mundiais, percebemos que os líderes desempenham um papel extraordinário em determinar o sucesso ou o fracasso do povo e dos acontecimentos que estão sob sua liderança.

Para destacar o tipo de diferença que um líder cristão pode fazer no mundo ou na igreja, reflita nas seguintes QUALIDADES DE UM LÍDER DE SUCESSO. Ele:

1. Usa seu poder para o bem no momento certo e da maneira correta;

2. É responsável por seus próprios erros;

3. É honesto não apenas nas coisas grandes, mas também nas pequenas;

4. Motiva e inspira os outros;

5. Lidera pelo exemplo;

6. Põe os outros em primeiro lugar;

7. Supera as adversidades;

8. Mantém sua integridade com firmeza;

9. Sabe quando pode se comprometer sem prejudicar os princípios;

10. Coloca o serviço ao próximo acima da promoção pessoal.

Citações acima foram retiradas de Jonh C. Maxwell, Developing the Leader Within You – desenvolvendo o líder dentro de você – Nashville, Thomas Nelson, inc., 1993, p. IX, 201, 202.

Embora essas qualidades de liderança certamente sejam inspiradoras, muitos frequentemente elas parecem ser mais a exceção do que a regra. O que uma pessoa precisa fazer para manifestar ou desenvolver tais habilidades de liderança? Pense nisso e divida com a sua classe da escola sabatina.

A Importância e as Responsabilidades dos Líderes da Igreja – leia 1 Ts 5:12-15. É importante lembrar que, quando Paulo escreveu essas instruções finais aos tessalonicenses, a igreja de Tessalônica tinha apenas alguns meses de existência e era composta basicamente de gentios convertidos. Isso significa que os líderes nomeados pelo apóstolo haviam tido pouco tempo para um treinamento formal antes de ser repentinamente (e certamente de modo desconfortável) lançados no centro das atenções. Ainda que eles fizessem seu melhor para preencher a lacuna de poder deixada pela ausência de Paulo, é compreensível que nem todos tivessem ficado satisfeitos com os novos arranjos. Uma coisa era ouvir Paulo, mas outra coisa totalmente diferente era ouvir os líderes que eram novos cristãos, assim como qualquer um deles.

À luz da perseguição enfrentada pelos tessalonicenses depois da partida de Paulo, não é difícil imaginar que os líderes da igreja tivessem cometido alguns erros ao longo do caminho e que alguns membros provavelmente não houvessem levado muito a sério sua autoridade. Foi contra esse pano de fundo que Paulo exortou os conversos tessalonicenses a receber com apreço seus líderes e a valorizá-los pelo trabalho que eles faziam (1 Ts 5:12).

Em que tipo de trabalho os líderes de Tessalônica estavam envolvidos? Paulo não apresentou muitos detalhes, mas mostrou algumas evidências que nos ajudam. Primeiramente, Paulo descreveu os líderes locais como aqueles que “trabalham entre” os irmãos (1 Ts 5:12). A palavra traduzida como TRABALHO se refere a um tipo difícil de atividade e aos exaustivos esforços associados ao trabalho manual. Levando em conta que os líderes de Tessalônica muito provavelmente tivessem empregos de tempo integral, além de suas responsabilidades na igreja, eles certamente ficavam fisicamente esgotados no fim do dia. Mas a parte muito mais difícil do ministério é a exaustão espiritual, mental e emocional que resultam das preocupações com os fardos, angústias e necessidades dos outros.

Outro aspecto do trabalho dos líderes da igreja era a tarefa de ADMOESTAÇÃO, que se referia ao ofício de advertir contra o mau comportamento e as consequências que resultam desse comportamento. Mesmo que a tarefa de admoestar nunca seja fácil, é importante notar que a palavra usada por Paulo não envolve o tipo de repreensão severa que faz com que alguém se sinta menosprezado e amargurado. O objetivo da admoestação não é ferir, mas curar.

Embora os líderes da igreja fossem responsáveis pelo cuidado de sua congregação local, Paulo deixou claro que o trabalho do ministério não devia ser responsabilidade única dos líderes. TODOS NÓS somos chamados a CUIDAR UNS DOS OUTROS, seja advertindo os desobedientes, encorajando os desanimados ou ajudando os fracos espiritualmente (Rm 14:1, 2; 1 Co 8:10,11). Em todos os casos, é importante lembrar de ser PACIENTE (Rm 15:1; 1 Co 13:4) com aqueles a quem estamos ministrando.

A Última Palavra – Leia I Ts 5:23, 24. As instruções de Paulo à liderança e aos leigos deixam claro que o tipo de vida que Deus deseja para Seu povo não acontece automaticamente, uma vez que as pessoa venha para Jesus. Depende de determinação pessoal para entregar a vida ao Senhor, diariamente, e de tomar, a cada momento, a decisão de colocar as necessidades dos outros antes das necessidades pessoais. Mas isso ainda não é suficiente. Paulo deixou claro que todos necessitamos do ensinamento e liderança cristãos. A preparação para o reino de Deus não é uma tarefa solitária, mas também requer o afetuoso cuidado e apoio da família da igreja.

Então, depois de todas as instruções que Paulo havia dado sobre viver de modo agradável a Deus (1 Ts 4:1), ele lembrou os tessalonicenses de que, no fim, Deus é o único capaz de produzir tal mudança em nossa vida. Nada podemos fazer para que isso aconteça. O poder necessário para se ter uma vida de santidade está em Deus e somente nEle (1 Ts 3:13). E, se quisermos, Ele fará essa obra em nossa vida.

BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...