sábado, 28 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho Sequenciais

Bom dia e um Bom Sábado para todos!

A lição dessa nova semana vem com o título “Evangelismo e Testemunho Sequenciais”. Aqui trazemos um BREVE comentário da lição, sobre um ou alguns pontos principais em destaque, portanto, a leitura deste artigo não substitui o estudo diário da mesma, ok!

Evangelismo Sequencial, conforme a lição, é uma estratégia fundamentada no entendimento de que as pessoas avançam de um programa da igreja para outro quando os programas são organizados na sequência correta.



Verso Para Memorizar: “Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições” (1Co 3:2).

Aplicação: Imagine seu primeiro dia na escola. Você está animado e ao mesmo tempo nervoso a respeito de sua experiência iminente. Entrando na sala de aula, você é calorosamente saudado pela professora, que o convida a sentar-se em uma carteira cheia de livros. Depois do toque do sino para o início das aulas, o professor lhe pede que abra o livro de física no capítulo intitulado “Mecânica Quântica e Integrais de Trajetória”. Visto que você ainda não aprendeu a ler, é um pouco difícil encontrar a página certa. Você começa a se perguntar se é esperto o suficiente para estar na escola.
Embora não esperamos que um aluno da primeira série faça trabalhos do nível universitário, quantas vezes, em nossa bem-intencionada avidez em testemunhar, tentamos oferecer o “alimento sólido” a alguém antes de estabelecer primeiramente relacionamento pessoal e compreensão básicos da Bíblia? Esse é o tema que trata a lição dessa nova semana!

Ministério Cristão – Leia a passagem de Mateus 25:35-40 (segunda-feira). Os atos enumerados são simples: alimentar os famintos, dar aos sedentos algo para beber, ser hospitaleiro para com os estranhos, dar roupas aos necessitados, visitar os que estão doentes ou na prisão. Esses atos não exigem nenhum treinamento nem habilidades especiais, apenas o coração cheio de amor pelos necessitados. Além disso, Jesus nos assegura que, quando fazemos essas coisas por alguém, é como se estivéssemos ministrando diretamente a Ele.
Cuidar dos pobres e necessitados há muito tempo tem sido uma característica dos que amam a Deus. Já no tempo de Moisés, os israelitas receberam a seguinte instrução: “Não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre” (Dt 15:7). Ao examinar sua vida, Jó se lembrou de que ajudava os pobres, os órfãos, as viúvas, e de que era “o pai dos necessitados” (Jó 29:16). Pense e reflita da importância desses atos e caridade para Deus.

Primeiro o Leite, Depois o Alimento Sólido – Leia 1Pe 2:1 e 1Co 3-1-3. Ambas as passagens se referem ao leite como alimento para os novos na fé. Em 1Pedro 2:2 notamos que os recém-nascidos na fé são incentivados a desejar “de coração o leite espiritual puro (da palavra, Bíblia King James) para se tornar mais fortes na fé. A fim de experimentar esse crescimento, o verso anterior aponta a necessidade de pôr de lado toda malícia, engano, hipocrisia, inveja e calúnia.
Infelizmente, parece que os crentes de Corinto ainda estavam lutando com essas questões (1Co 3:3). Como resultado, seu crescimento espiritual foi prejudicado, e eles ainda não estavam prontos para aprender as verdades espirituais mais profundas que Paulo desejava compartilhar.
Tanto na nutrição espiritual, quanto na física, a progressão da dieta vai do leite básico ao “alimento sólido”, mais substancial, do tipo que pode ser mais facilmente digerido, uma vez que a compreensão do novo cristão tenha se desenvolvido.
Pense Nisso: Em relação aos cristãos de Corinto, está escrito que “aqueles a quem foram dirigidas essas palavras não estavam se alimentando de Cristo e, por isso, não haviam avançado no conhecimento espiritual. Paulo disse: DEI-LHES LEITE” – as verdades mais claras e simples, adequadas para os novos convertidos na fé, “não alimento sólido” – o alimento espiritual sólido, nutritivo, adequado para os que têm progredido no conhecimento das coisas divinas. Eles estavam vivendo em um NÍVEL ESPIRITUAL BAIXO, permanecendo nas verdades superficiais que não exigem muita reflexão nem investigação profunda” (Ellen White, Manuscrito 70, 1901).

Discurso Duro – Ao ler o duro discurso em Jo 6:54-66 é importante voltar um pouco na passagem e ler mais no ensinamento de Jesus, começando com o verso 41. Ali vemos vários pontos básicos levantados por Jesus que ajudam a nos preparar para a passagem desafiadora, a partir do verso 54. Os pontos incluem: 1) aceitar Jesus como Filho de Deus, enviado pelo Pai; 2) compreender que é Deus que nos atrai a Si mesmo; 3) não apenas ouvir, mas aprender; 4) aceitar Jesus como nosso Salvador para ter vida eterna. Depois desses PONTOS BÁSICOS (o leite), Jesus apresentou o alimento mais sólido ao oferecer a Si mesmo como o Pão da Vida.
Pense Nisso: “Cristo usou a figura de comer e beber para representar a intimidade com Ele de que necessitam todos os que finalmente participarão com Ele em Sua glória. O alimento temporal que ingerimos é assimilado, dando força e consistência ao corpo. De modo semelhante, quando cremos nas palavras do Senhor Jesus e as aceitamos, elas passam a fazer parte de nossa vida espiritual, trazendo luz e paz, esperança e alegria, e fortalecendo a vida como o alimento material fortalece o corpo” (Ellen White, Exaltai-O, p. 106).

Mesma Semente, Solos Diferentes – o semeador da parábola de Lucas 8:4-15 seguia o típico método antigo de semear com as mãos um grande campo, lançando punhados de sementes enquanto caminhava. Seu objetivo era fazer com que o máximo possível de sementes caísse e crescesse no solo bom, mas, inevitavelmente, algumas sementes se perdiam. Não era culpa do semeador que algumas sementes não produzissem. Todas as sementes eram iguais, era o solo que fazia a diferença.
Essa parábola tem duplo significado: 1) encoraja-nos a ser como a boa semente, onde a semente cresce e produz “boa colheita, a cem por um” (Lc 8:8); 2) como o semeador da parábola, devemos semear generosamente a semente da Palavra de Deus (v. 11), embora entendamos que nem todas as sementes criarão raízes e crescerão. No entanto, não devemos ficar desanimados, mas continuar semeando.
Jesus termina a parábola declarando: “Aquele que tem ouvidos, ouça!” (Mt 13:43).

Boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...