sábado, 7 de abril de 2012

O Ministério de Cada Cristão

A lição dessa nova semana vem com o título “O Ministério de Cada Cristão”.
Segue um breve comentário da mesma. Vale citar que a leitura do artigo não substitui o estudo diário que o aluno deve ter.

Verso Para Memorizar: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pe 2:9).

O objetivo dessa lição é mostrar o que é preciso para ter um relacionamento crescente e pessoal com Deus e como podemos compartilhar essa experiência, além de sentir o encorajamento e alegria que surgem do ato de colaborar com o Espírito Santo e com o corpo da igreja, demonstrando vontade de servir, no que resultada no trabalho para alcançar os objetivos comuns do corpo de Cristo, sendo companheiro de trabalho nos campos da seara.

Duplamente chamado, cada membro da igreja recebe não apenas um, mas DOIS CONVITES: para ser salvo e para servir. Em primeiro lugar, Deus nos chama para um relacionamento com Ele e, como resultado desse relacionamento, o Senhor nos chama para realizar um ministério pessoal para com os outros na obra de testemunhar e evangelizar.

Reconciliando as Pessoas com Deus - Quando começamos a apreciar o que Deus fez por nós, logo percebemos que o que Ele fez não foi simplesmente a nosso respeito, nem foi somente por nós. Além disso, percebemos que temos algo tão vital e maravilhoso que deve ser compartilhado com outras pessoas. Aquilo que Deus tem feito, graças ao Seu amor por nós, nos motiva a permitir que Ele faça ainda mais por nosso intermédio. Tornamo-nos agentes da esperança e embaixadores da reconciliação. A obra continua sendo realizada por Deus, mas nos tornamos um meio pelo qual esse trabalho avança no mundo.

Capacitando para a Obra de Deus – Enquanto Paulo viajava e estabelecia igrejas, ele demonstrou a importância de uma organização básica na igreja, explicando que Deus ordenou as funções complementares que os diferentes indivíduos podem desempenhar na comunidade da igreja (Efésios 4:11-13). Evidentemente, essas divisões de funções e de trabalho sugerem algum tipo de organização ou estrutura com a finalidade específica de preparar o povo de Deus para a missão, para a execução da obra de Deus e para a edificação da igreja.

Plantando e Colhendo – Quando falamos de evangelismo, muitas vezes nosso primeiro pensamento está nos grandes programas públicos de evangelização. Essa é uma forma de evangelismo, mas, em muitos casos, é apenas parte de um processo mais longo. Cada vez mais, tais eventos estão sendo descritos como programas de “colheita”. Em vez de serem considerados evangelismo completo, tais eventos funcionam melhor como parte de um plano mais amplo, complementando os esforços das igrejas e membros individualmente, às vezes durante um período de anos. Talvez estejamos começando a entender um pouco mais a respeito do processo descrito por Jesus em Jo 4:35-41.

Alcançando o Mundo Inteiro pelo Poder do Espírito – Paulo e Barnabé haviam sido enviados pelo mundo então conhecido para contar as boas novas sobre Jesus. Ao retornarem à igreja de Antioquia, apresentaram um relatório, dizendo aos irmãos o que o Espírito Santo havia realizado nas reuniões que tinham visitado. Nessa ocasião, eles contaram algumas das primeiras “histórias missionárias”, uma tradição que continua na igreja até hoje. Esses relatórios devem encorajar a igreja, quando ela percebe o sucesso do trabalho e a atuação de Deus, e desafiar os membros a permanecer fiéis à tarefa ainda incompleta.

DESAFIO DA SEMANA: a lição de sexta-feira traz um desafio, que consiste em você decidir sobre uma atividade evangelística e se envolver nela.


Lembre-se: como membros do corpo de Cristo, cada um tem um ministério pessoal em partilhar o que Ele fez por nós, bem como a responsabilidade diante de todo o corpo da igreja de cooperar com a obra local e mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...