segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como Estudar a Bíblia Sagrada

Já foi dito como se deve estudar a lição da Escola Sabatina AQUI, mas também é indispensável saber estudar a Bíblia Sagrada, fonte de nossa esperança e nosso futuro! É indispensável uma atitude espiritual.

A Bíblia deve ser estudada com a mesma ânsia com que uma pessoa faminta busca comida, e além disso, é de suma importância que o leitor se aproxime da Bíblia de modo reverente, vendo-a como a Palavra inspirada de Deus, e não somente como literatura. 

A leitura disciplinada de uma porção da Palavra a cada dia pode ter algum valor como exercício religioso, mas para obter um benefício completo de suas verdades, elas devem ser adaptadas às necessidades pessoais. 

Um padeiro pode vender muito pão em um dia e achar-se faminto ao final de sua tarefa; assim também, uma pessoa poderá ler grandes porções da Palavra de Deus e obter pouco proveito desta, a menos que a faça sua, apropriando-se e alimentando-se dela.

O conhecimento da Palavra de Deus mediante o estudo pessoal é o melhor método.

Muitos cristãos se satisfazem em receber toda a verdade filtrada pela mente de um professor, de um pastor ou de um comentarista; raramente, ou nunca, vão ao Livro dos livros para um estudo independente. Tais pessoas, inevitavelmente, convertem-se em simples reflexos de opiniões alheias. Elas não estão "fundamentadas na verdade", mas sujeitas a serem "levadas ao redor por todo vento de doutrina".

É muito importante para a criança o dia que ela aprende a alimentar-se por si mesma, assim, também, inicia-se nova era na vida do crente quanto este forma o hábito de ir diariamente à fonte original da verdade espiritual para sua nutrição pessoal.

Devemos estudar a Bíblia como um viajante que deseja obter conhecimento completo e experimental de outro país. Vá pelos vastos campos da verdade; desça a seus vales; suba suas montanhas de percepção; siga suas correntes de inspiração; visite suas maravilhosas galerias de obras de arte. Lembre-se que muitos erros doutrinários têm surgido da falta de perspectiva espiritual, ou de um ponto de vista limitado da verdade bíblica. O salvador diz: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." - Mat. 22:29.

Trate de entender as coisas profundas de Deus.

Estude a Palavra como um garimpeiro escava a terra em busca de ouro, ou como um mergulhador que desce às profundezas do mar em busca de pérolas. A maioria das grandes verdades não estão na superfície, e por isso só podem ser trazidas à luz mediante trabalho paciente.

Devemos adotar um método sistemático. A leitura casual de uns poucos versículos das Escrituras cada dia é melhor do que nada, mas não constitui um estudo real da Bíblia. Simples porções da verdade não produzem cristãos sólidos.

Existe o método de temas que consiste em escolher e seguir um tema através das Escrituras. O método biográfico, ou o estudo dos personagens da Escritura, na qual oferece muito interesse e proveito. 

Já para o estudo dos livros da Bíblia, escolha um e procure estudá-lo a fundo; descubra o seu autor, a quem foi dirigido, as circunstâncias sob as quais foi escrito, seu propósito, seus ensinos principais, etc.

Dedique-se também ao estudo de capítulos e passagens importantes, isso o ajudará a familiarizar-se com as preciosidades da leitura bíblica.

E por fim, memorize alguns versículos importantes que possam ser úteis em uma emergência. Uma passagem da Escritura à mão é de grande valor.

O cristão deve possuir, bem ordenadas em sua memória, passagens que sempre estejam disponíveis.
A memorização das verdades bíblicas coloca armas defensivas e ofensivas nas mãos dos crentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...