segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como Estudar a Lição da Escola Sabatina

Há alguns passos que devemos seguir para o estudo da lição da Escola Sabatina.

1. O primeiro deles é orar, pedido entendimento. 
Ellen White registrou o seguinte conselho: "Enquanto estudais, orai: 'Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei.' (Salmo 119:18). Quando o aluno e o professor confiarem em Deus, e orar, o Espírito de Cristo virá sobre eles, e por meio deles Deus atuará, pelo Seu Espírito Santo, na mente de cada estudante." Conselhos aos Professores, pág. 153.


2. Devemos reservar um tempo no sábado para ter uma visão geral de toda a lição.

"Que se aprenda a lição da Escola Sabatina, não olhando rapidamente o texto da mesma no sábado de manhã, mas estudando cuidadosamente para a próxima semana, no sábado a tarde, com recapitulação diária ou ilustração durante a semana. Assim a lição se fixará na memória, como um tesouro que jamais se perderá completamente" Conselhos Sobre Escola Sabatina, 43.

Sublinhar os textos e os pensamentos mais importantes também ajuda na fixação da memória.


3. Também devemos ler as passagens bíblicas encontradas no início da lição com o título "Leituras da Semana".

Se possível usar várias versões da Bíblia para compreender melhor o texto bíblico. Permitir que a Bíblia fale por si só. Não faça a sua própria interpretação da Escritura.

A Bíblia diz que: "Ao examinar as Escrituras não vos esforceis por interpretar-lhe as declarações de acordo com vossas idéias preconcebidas." CSES, 25. Quando o estudante já possui uma ideia e busca a Escritura para confirmar seu próprio pensamento ele faz um estudo dedutivo da Bíblia. Esta é uma forma errada de estudo.

 O melhor método é quando pedimos a Deus que nos revele o significado do texto bíblico, lemos a Bíblia sem nossas próprias idéias pré-concebidas e perguntamos, "O que a Bíblia diz?" "O que ela quer dizer?" "Que devo fazer?" "Qual é a sua mensagem para mim?" este é o método de estudo indutivo da Bíblia. Esta é a forma correta de estudar a Bíblia.


4. Além disso, é necessário, diariamente, tomar tempo para estudar a lição e refletir sobre o assunto. 
A reflexão deixará as ideias da lição claras em sua mente.
"Aprendei a refletir, da mesma maneira que a estudar, a fim de vossa mente se poder ampliar, fortalecer e desenvolver." Conselhos aos Professores, 428.


5. Existem várias ferramentas de pesquisa que ajudarão a ampliar o conhecimento do assunto.

Temos como exemplos:
  • Diferentes traduções da Bíblia.
  • Espírito de Profecia.
  • Auxiliar comentários adicionais da lição do professor
  • Concordância Bíblica.
  • Dicionário Bíblico
  • Comentários Bíblicos.
  • Sites da Internet.
6. Buscar ilustrações para a lição.
 
Durante a semana, preste atenção nas situações do dia a dia de onde você pode tirar ilustrações para a apresentação da lição. Procure tornar-se melhor observador, você perceberá que muitas situações da vida diária são ilustrações que servirão como chaves para abrir os corações à mensagem bíblica.
7. Escolher uma boa introdução para o estudo da lição.
 
A introdução tem o objetivo de chamar a atenção dos estudantes, despertar o interesse pelo assunto e motivar a participação de cada um.
 
8. Elaborar um plano de ensino da lição.
 
Nada mais é do que um resumo ou esboço da lição com os objetivos e pontos principais do estudo.
 
9. Participar da classe dos professores.
 
É a oportunidade de enriquecer sua experiência, trocar ideais e adquirir maior conhecimento sobre a lição com os outros professores.
 
 
 
Bons Estudos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...