segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

História da Lição da Escola Sabatina no Brasil

No Brasil, nos primeiros anos de crescimento da Igreja Adventista, as lições estudadas por nossos pioneiros eram geralmente na língua alemã.

As lições só começaram a ser publicadas em português, quando surgiu nossa Editora Adventista (Atual Casa Publicadora Brasileira – www.cpb.com.br), mais precisamente quando a editora começou a publicar a Revista Adventista, em 1906, com o nome de Revista Trimestral, onde as lições eram publicadas como parte da revista.

A primeira lição da Escola Sabatina publicada no Brasil foi na edição de Janeiro-Março de 1906 da Revista Trimestral (Atual Revista Adventista).

A partir do primeiro trimestre de 1908, a lição começou a ser editada separadamente da Revista Trimestral, sendo uma publicação independente, como é hoje. A partir deste ano, a Revista Trimestral passou a se chamar Revista Mensal, que foi a época que a revista começou a ser editada mensalmente.

A foto abaixo é uma facsímile (cópia fiel) da "primeira lição" em português, publicada no Brasil, como publicação independente.



Por dentro:


 
Quando os irmãos receberam essa lição, a igreja era bem diferente do que é agora. Toda a América do Sul era só uma "União-Missão", organizada em 1906, e tinha apenas 4 Associações e 7 Missões em todo o território (hoje com 37 e 29, respectivamente). Somando as igrejas e congregações de toda a Amércia, tínhamos somente 89 (hoje temos 19.746). Éramos apenas 2.561 irmãos em todo o continente (hoje estamos com quase 2.500.000). Nosso Deus é maravilhoso!

Mas voltando ao histórico, em janeiro de 1909, a Revista Mensal começou a publicar as “Lições Bíblicas para Meninos”, que seria a precursora das “Lições dos Menores”. Nessa lição não existia separação por faixa etária, era uma única lição para as crianças. No ano seguinte, em 1910, as lições para as crianças passaram a apresentar o título geral e os versos áureos.

As publicações das lições para as crianças foram publicadas na Revista Mensal (Revista Adventista) até o ano de 1911. A partir desta data, as publicações das lições passaram a ser independentes, como já ocorria com a Lição dos Adultos.

Hoje temos 8 tipos de lições em circulação no Brasil: Rol do Berço, Jardim da Infância, Primários, Juvenis, Adolescentes, Jovens, Adultos e Lição dos Adultos para os Professores.

As lições da Escola Sabatina constituem o texto do magistério da Igreja. Existem milhões de alunos no mundo matriculados na Escola Sabatina que se beneficiam semanalmente com o estudo da lição.

Diz o Espírito de Profecia: “Uma porção do tempo de cada dia deve ser reservada ao estudo das lições.” – Conselhos sobre Escola Sabatina, pág. 53.

Este artigo foi elaborado por Vanio Fortes, com adaptação por Beatriz Bertoldo, baseado em pesquisas realizadas por: Andréa Cordeiro, secretária de redação da Casa Publicadora Brasileira. O texto da história da lição no mundo, foi retirada de matéria publicada na Revista Adventista de dezembro de 1989, de autoria do Pr. Henrique Berg, que até então era diretor do departamento de Escola Sabatina da Divisão Sul-Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...