sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Deus Triúno

Artigo desenvolvido por Beatriz Bertoldo.

Já foi dito em postagem anterior que o tema da lição do 1º trimestre de 2012 é "Vislumbres do Nosso Deus", bem como mencionado os vários aspectos a serem abordados.

O tema "Deus Triúno" - relacionado ao estudo da semana 31 dezembro/11 a 7 de Janeiro/12 - traz como mensagem principal "a trindade"; doutrina pela qual Deus é um e composto por três "pessoas". Aliás, diga-se de passagem, é crença fundamental de nossa fé, inclusive requisito para o batismo (número 2) de que "há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas coeternas".

A escolha do verso desta semana não poderia ter sido melhor, senão a que relatada em Judas 20 e 21: "Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no ESPÍRITO SANTO. Mantenham-se no amor de DEUS, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor JESUS CRISTO os leve para a vida eterna". O referido verso nos mostra as distinções entre Deus, Cristo e o Espírito Santo; distinções estas que se encontram por toda a Bíblia, mas que devem ser percebidas como a forma pela qual Deus está em Si mesmo, por mais difícil que seja para nossa mente caída entender.

Sim! É difícil de compreender a ideia de três "pessoas" compor uma só,  pelo menos em um primeiro momento. Ao ler a lição desta semana, acabei me lembrando das aulas de Direito Constitucional (para ser mais exata, da prova que fiz) quando estava no início da faculdade, em um ponto que trata sobre o "poder"; assunto este (que pelo menos para mim) pode nos ajudar a entender um pouquinho da visualização da trindade.

Vou explicar a questão da forma mais clara e leiga possível para que todos possam entender!

Havia uma questão na prova que era para discorrer sobre o poder do Estado (sempre que na área do direito aparecer a expressão Estado, leia-se como país e não como estados-membros), dissertativa, na qual deveria escrever as características. Não sabia exatamente o que a professora queria, mas enfim, fui escrevendo tudo o que sabia, e como vocês também sabem, na ideia de leigo, há três poderes do Estado: Judiciário (que julga em sua função típica), o Legislativo (que elabora leis) e o Executivo (que administra e executa as leis). Eles são autônomos e não há intervenção de um no outro, justamente por serem poderes por si só, com as suas respectivas funções. Depois comecei a abordar a questão do poder como pertencente ao povo brasileiro. Sem perceber, escrevi que o poder é "UNO", do povo! A professora ao corrigir a prova, fez um circulo na palavra "UNO" e nem leu o restante, já considerou a questão certa, para o meu alívio, que só fui entender o que fiz, e a assertiva dos três poderes serem um só, depois de alguns dias (tenho uma sorte com provas dissertativas! rs) embora não compreendesse em um primeiro momento dessa afirmativa.

Pois então, o poder é UNO, mas as suas FUNÇÕES são três: julgar, administrar e legislar. O poder é UNO e pertence ao povo, não existem três poderes diferentes, estes são ramificações.
Assim é a trindade. Deus é uma pessoa só, mas podemos dizer que com 3 funções, que adaptando, seriam 3 pessoas com papéis diferentes.

Outro exemplo que nos ajuda a compreender bem esse aspecto é o trazido nos comentários da lição dos professores, ao tratar da teoria atômica, na qual passo a descrever aqui: "Foi um grego, Demócrito que cunhou o termo átomos, que significa, literalmente, indivisível". Ele acreditava que o átomo era a unidade indivisível subjacente no grande número de coisas que vemos ao redor. Cientistas estudaram e confirmaram a teoria de Demócrito, mas fizeram novas descobertas. "O átomo, essa unidade fundamental, era, na verdade, um nome para a complexa relação entre as partículas que a formavam. Os prótons não eram mais 'atômicos' do que os elétrons, ou vice-versa. Se faltasse qualquer um deles, faltaria um átomo".

Da mesma forma, a Bíblia nos informa que Deus é um. Mas, quando estudamos com mais profundidade, descobrimos que essa unidade é o produto de um relacionamento harmonioso entre três seres distintos, todos igualmente divinos e coeternos. Enquanto o átomo pode ser dividido, em contradição ao seu nome, esse Deus triúno é realmente a unidade indivisível subjacente a toda realidade.

A lição dessa semana, primeiramente, apresenta no domingo a ideia central de que não há outros deuses (unicidade de Deus), depois, na segunda, dá atenção à natureza de Cristo, no sentido de ser divino abordando que Ele estava (e está) nas mesmas condições de igualdade com Deus, quando viveu nesta terra e se fez homem. Na terça, trata do Espírito Santo como pertencente à trindade, relatando várias passagens em que o Espírito Santo faz parte do plano da salvação, desde a criação do mundo, quando estava com Deus; logo em seguida, quarta-feira nos mostra que esses três seres estão juntos e constituem Deus, relatando passagens em que Deus se refere a Si mesmo no plural ("Quem há de ir por nós? - Isaías 6:8). Por fim, quinta-feira relata sobre a salvação em uma visão complexa da trindade, havendo uma singela conclusão na sexta-feira.

Bons Estudos!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...