sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cuidando da Criação

Bom dia!

Todo mundo está feliz? Mas é claro que sim, né gente! Hoje é um dia especial: hoje é SÁBADO! Tomara que seu dia seja light, lindo, colorido!

Queremos agradecer as visitinhas no blog e dizer que vocês são especiais para nós!

Bom, o tema da lição dessa nova semana é "Cuidando da Criação". Vai aqui um breve comentário dela, lembrando que a leitura desta postagem não substitui o estudo diário que o aluno deve ter.



Verso: "O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo" - Gn. 2:15, NVI.

No Princípio - Vivemos em um mundo criado e amado por Deus. Ele falou e o mundo foi criado, mas não tudo de uma vez. Tudo foi criado aos poucos. Deus foi dando especial atenção a cada componente do Seu mundo. Então, Ele fez criaturas muito especiais, à Sua imagem, os seres humanos, a quem Ele deu a tarefa de cuidar do mundo que havia criado. Apesar da destruição do nosso mundo e de nossa própria degradação, nosso mundo ainda é amado por Deus, como é todo o cosmos (Jo 3:16), e ainda somos chamados a ser Seus mordomos.

Louvor pela Criação - Um dos temas que se repete na Bíblia é o do louvor a Deus como criador do mundo. Esse não se refere apenas ao louvor humano, mas a Bíblia também descreve a própria criação dando louvor a Ele. Às vezes, como no livro de Jó, por exemplo, as maravilhas da criação são até consideradas respostas suficientes para perguntas sobre a maneira pela qual Deus parece organizar o mundo. A criação é regularmente referida como um testemunho poderoso acerca da natureza de Deus e Sua bondade. Ao cuidar da criação, contribuímos com essa avenida de adoração ao Deus criador.

Observância do Sábado e Cuidado da Criação - No livro The Lost Meaning of the Seventh Day (O Sentido Perdido do Sétimo Dia), Sigve K. Tonstad destaca os imperativos do cuidado da criação como algo mais amplo do que a observância do sábado e mais profundo do que o “ambientalismo”, que se caracteriza por colocar o mundo natural como pano de fundo para a ação humana no palco do mundo. Em seu livro, ele cita Terence Fretheim: “O sábado é, portanto, um recurso concedido por Deus para que todas as criaturas estejam em sintonia com a ordem das coisas criadas. Mais ainda, a observância do sábado é um ato de cuidado para com a criação. Guardar o sábado é participar do plano de Deus para o ritmo da criação.

Rumo a uma nova criação – A Bíblia é clara ao afirmar que o mundo como o conhecemos não durará para sempre. Durante e depois da segunda vinda de Jesus, o mundo será purificado pelo fogo. Mas isso não será o fim da história para o nosso planeta. Não voaremos simplesmente para um céu etéreo. Finalmente, este mundo será o nosso lar pela eternidade. Deus recriará a Terra e, mais do que isso, estabelecerá Seu reino aqui.

Fiquemos com um pensamento de Ellen White: “A natureza e a Revelação, ambas dão testemunho do amor de Deus” (Caminho a Cristo, p. 9). Quando o mundo natural é degradado, esse testemunho do amor de Deus é diminuído, tanto no contexto da natureza quanto na sua provisão para a vida humana. Ao cuidar da criação, nos unimos a Deus como mordomos, ajudando a preservar esse testemunho de Seu amor.


Que você tenha uma linda semana!
Bons estudos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...