quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quem é o Teu Próximo?


A meditação de hoje é baseada no sermonete do Pr. Ronaldo de Oliveira, feito como encerramento ao evento do EROI ocorrido no dia 29/01/12. Ele aborda a questão de quem é o nosso próximo, como o estamos tratando! Vale a pena ler e meditar sobre o assunto!

O livro de Lucas é impressionante para a missão. Lucas era médico e Deus o escolheu porque ele enxergava diferente e além; ele tinha uma visão de "pessoas". Ele fala de cobradores de impostos, fariseus, administradores, entre tantos outros; ele só fala de pessoas rejeitadas e mal vistas naquela época.

Lucas relata sobre Jesus, a margem do caminho, encontrando pessoas, e não somente na igreja.

Lucas fala das três parábolas mais conhecidas por nós: a dracma perdida, a ovelha perdida e o filho pródigo.

Lucas fala de todas as pessoas no meio do caminho, na qual vai encontrando. Ele consegue ser sensível. A ideia de que Mateus, Marcos, Lucas e João são iguais é errada.

Vamos ver o começo de Lucas, que situa o tempo de sua época no período de Herodes, Reino da Judeia. Ele fala de mulheres (Maria e Izabel), nota que ele toca no tema gravidez. Logo aborda o tema nascimento de Jesus e já o coloca no templo, ao redor de pessoas (onde encontra Simeão e a profetisa Ana), depois ele fica no meio de doutores (pessoas).
Vamos para Lucas 3:15, que fala do "povo" em expectativa (pessoas); 3:21 que fala que todo o povo se batizava (pessoas); 3:23 a 38 que trata da genealogia de Davi, mostrando que todas aquelas pessoas são importantes.
Lucas 3:38 mostra que todos têm uma fonte em comum "Deus".

Várias outras passagens mostra Jesus com as "pessoas". Jesus disse: "Não vim chamar justos, mas pecadores". Se assim não fosse, Ele estaria no céu!

Continue vendo os capítulos de Lucas; observe o MOVIMENTO DE JESUS. Ele não parava no lugar, "Ele ia na sinagoga, conforme o costume" (e se é costume, quer dizer que Ele voltava várias vezes lá). Depois temos a presença de Jesus com mais "gente", Pilatos, Herodes, os ladrões...

O período da vida de Jesus foi recheado com coisas boas e ruins, mas todos foram boas aos olhos de Deus.

Pergunte a um pai ou mãe se eles desistem do filho que não anda mais no caminho do Senhor? DEUS NÃO DESISTE!

Quando você faz alguma coisa para um pequenino, o faz para Deus. Pequenino é aquele que não sabe se defender, pode ser criança que esteja sofrendo, por exemplo, um abuso sexual, pode ser alguém que não consegue se libertar do analfabetismo, jugo, medo, falta de compreensão das coisas.

"Jesus via em cada alma alguém a quem devia ser feito o chamado para o Seu reino" (...) DTN, 151.

Quando você olha para o porteiro do seu prédio, o motorista, vizinho, drogado, assassino etc., atrás dessas pessoas o que você vê?

O mundo nos ensina a ter ódio dessas pessoas. Não se importar com o próximo.
Nós temos a tendência de ver o carro importado do outro, o irmão que senta na frente do banco e atrapalha a sua visão, a olhar a roupa que a irmã/irmão está vestindo no sábado e comparar, observar o cabelho moderno do jovem.

Mas observe que o PRÓXIMO no evangelho de Lucas é alguém que tem "tudo de bom". Se você não olhar para o próximo, na verdade o PRÓXIMO É JESUS.
Jesus vem disfarçado em gente humilde, sem voz, sem riqueza.

"Jesus aproximava-se do coração do povo, misturando-se com ele como alguém que lhe desejava fazer o bem".

Quando você recebe o elogio de alguém, o que logo fala para essa pessoa? Por um acaso é comum dizermos: O que você está precisando?

Jesus desejava o bem estar das pessoas. Se o bem estar de alguém era o silêncio, ele ficava em silêncio. Se a pessoa quer falar, ele deixava a pessoa falar, deixava ela ser o "astro" daquele momento.

"Jesus procurava as pessoas nas ruas públicas, casas particulares, nos barcos, sinagoga, margem do lago, festas nupciais. Ia-lhe ao encontro de suas ocupações diárias, e manifestava interesse em seus negócios seculares. A poderosa simpatia que dEle emanava conquistava os coraçoes. Retirava-Se muitas vezes para as montanhas, a fim de orar a sós, mas isso era um preparo para Seu labor entre os homens".

 Jesus dizia: "Segue-me".

Você quer ser Jesus para as pessoas? Andar por aí e dizer "segue-me"?

Deus nos pede para sermos a isca e não o anzol, isto é assunto dEle. Anzol, aqui, compreenda como técnicas para ganhar e "amarrar" a pessoa. Ele não quer que usamos essas técnicas.
Deus diz: "Eu Sou o que Sou".


Deus convida você para ser Ele para as pessoas.

Quantos desejam isso?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...