quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Histórico do Departamento da Escola Sabatina no Brasil

Vamos conhecer mais um pouco sobre o surgimento da Escola Sabatina como departamento, só que agora no Brasil.

No Brasil, surgem os primeiros Adventistas em 1890, quando algumas pessoas começaram a guardar o 4º mandamento da Lei de Deus, em Santa Catarina.
Passaram a observar o Sábado como Dia Sagrado.

Guilherme Belz foi o pioneiro. Belz reunia-se aos sábados com os amigos para falar-lhes das novas da Salvação. A cada Sábado reuniam-se um na casa do outro para orar e estudar a palavra, assim pode-se afirmar que a Escola Sabatina surge neste ano (1890) no Brasil e na União Sul Brasileira, na qual é berço da mensagem Adventista em nossa Pátria.

No Paraná, lá pelos idos de 1895, a Sra. Anna Dietrich Otto, com sincero desejo de conhecer toda a verdade, passou a frequentar determinada igreja evangélica em Curitiba, mas sentiu que não seria ali que ela haveria de encontrar o caminho certo.
Durante uma reunião, angustiada, ela ouviu uma voz que dizia: “Anna vire-se para traz”. Atendendo virou-se e logo percebeu a presença de dois senhores que não costumavam estar lá.
No final da reunião, dirigindo-se a eles, logo soube que vendiam literatura cristã. Interessou-se e os convidou para em sua casa estudarem a Bíblia e a nossa doutrina. Os dois senhores que ela viu, foram os nossos primeiros colportores (vendedores de livros religiosos), Albert B. Stufer e um colega de trabalho.

 Depois de estudarem por algum tempo, juntamente com a família, ela decidiu aceitar a mensagem Adventista e por ocasião da passagem por aqui do Pr. Frank Henry Westphal, o primeiro ministro ordenado que pisou em solo brasileiro, vindo dos Estados Unidos, Anna foi por ele batizada.

Após o batismo Anna convidou seus amigos para uma reunião no sábado pela manhã na sala de sua residência: ERA A PRIMEIRA ESCOLA SABATINA DA QUAL SE TEM NOTÍCIA NO PARANÁ – dia 18 de janeiro de 1896.

Mais tarde, em 1924, a igreja organiza-se formalmente, surgindo a Associação Catarinense, que depois passou a se chamar Missão Santa Catarina-Paraná e anos mais tarde Associação Paraná-Santa Catarina, depois se tornou Associação Paranaense, e atualmente Associação Sul Paranaense, entidade legal do Adventismo no estado.

De lá para cá, as Escolas Sabatinas se multiplicaram por todo o Brasil. A escola sabatina é um dos maiores sistemas regulares e contínuos de estudo da bíblia no mundo. Ela atingiu 5 continentes e está em 214 países no mundo. Suas lições são estudadas em dezenas de línguas. Estima-se que cerca de 20 milhões de alunos participam dela em todo o mundo, todos estudando a mesma lição a cada trimestre.

Uma Comissão Mundial com representantes de todos os setores da Igreja avalia as necessidades mundiais e elegem os temas para as lições, cuidando para que haja a inclusão de todo o conteúdo da Bíblia a cada cíclo de estudos. Além destes, assuntos espirituais, éticos e de conduta cristã, de acordo com a necessidade da Igreja Mundial.

Os objetivos da Escola Sabatina continuam sendo os mesmos: Confraternização, Estabelecimento de Relacionamentos de Amizade, Testemunho, Evangelismo, Estudo da Bíblia por meio da lição estudada a cada dia pelos alunos e Missão Mundial através das orações e ofertas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...