segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Minha Vida na Presença de Cristo

Texto retirado da Agenda 2012 da Associação Paulista do Vale, cujo texto é uma adaptação da Apostila do Seminário de Enriquecimento Espiritual - Minha Vida na Presença de Cristo, pág. 16-19.

Um Chamado Permanente à Oração

Uma das experiências mais importantes da vida cristã é a oração. Sem ela, nosso estilo de vida não é moldado e se torna impossível vencer os ataques de Satanás. Deus desafia cada um de nós a levar uma vida permanente de oração, a fim de estarmos prontos para aquele glorioso dia quando se manifestará nossa Grande Esperança.

Permanecer diariamente em Cristo é um processo que começa na primeira hora de cada manhã (cada um tem o seu horário para a primeira hora), e se estende durante o dia. É nesse instante que firmamos o propósito de honrar e glorificar a Deus em todos os aspectos da vida, e é nessa hora que decidimos o tipo de relacionamento que vamos ter com Ele ao longo do dia.

Andar com Deus em Oração

Orando, examinando a Bíblia, meditando e louvando, podemos ter a mesma experiência de  Enoque, que andou com Deus. Ele é o símbolo daqueles que estarão vivos e preparados na vinda de Cristo. Logo, seguir o exemplo dele deve ser nosso desafio diário. Como tornar isso uma realidade presente:

- Ter o Senhor como bem maior e estar convicto de que estamos em Sua presença: "Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo senão a Ti somente (...) O Senhor, tenho-o sempre a minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado". (Sl. 16:2, 8)

- Manter firmemente os olhos em Cristo: "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus". (Heb. 12:2) Não só olhar, mas olhar firmemente, porque só um olhar firme para Jesus na cruz é que vai nos levar a amá-Lo de todo o coração. Esse olhar desperta gratidão e tira do coração a frieza, a indiferença, a malícia, o ódio, o egoísmo, a falta de amor, a cobiça e a imoralidade. Olhar para Jesus dá segurança para continuar a caminhada.

- Sair com Deus para o trabalho: Sigamos o exemplo de Moisés, quando disse: "Se a Tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar". (Ex. 33:15) A inspiração profética diz: "Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando e quando ocupados com os trabalhos diários. Que vosse coração se eleve de contínuo, em silêncio, pedindo auxílio, luz, força, conhecimento. Que cada respiração seja uma oração". (A Ciência do Bom Viver, pág. 510/511) Devemos estar alerta em todo o tempo, vigiando, orando, aguardando o Senhor e prontos para o momento de Sua segunda vinda.

Por que e Para que Vigiar e Orar?

"A oração incessante é a união ininterrupta do coração com Deus, de maneira que a vida de Deus flui para nossa vida; e de nossa vida refluem para Deus a pureza e santidade". (Caminho a Cristo, pág. 97/98)

"Estai de sobreaviso, vigiai e orais; (...) porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã. (...) Digo a todos: vigiai!" (Mc 13:33, 35 e 37) "Orai sem cessar". (1 Tess. 5:17)

O que Ocorre Quando Não Vigiamos?

- Perdemos a iluminação divina - "As trevas do maligno envolvem os que negligenciam a oração". (Caminho a Cristo, pág. 94)

- Não resistimos às tentações - Não conseguimos discernir as sutilezas do inimigo em suas múltiplas tentações.

- Abandonamos os caminhos do Pai - "Sem oração constante e diligente vigilância, estamos em perigo de tornar-nos descuidosos e desviar-nos do caminho verdadeiro". (Caminho a Cristo, pág. 95)

- Para que não nos tornemos levianos e frívolos - "Vigiais, para não falardes precipitadamente, mal-humorado e com impaciência. Vigiai, para que as más paixões não venham a vencer-nos, ao invés de vós subjuga-las. Vigiais, para que um espírito descuidoso e indiferente não se aposse de vós, negligenciando vossos deveres, tornando-vos levianos e frívolos, sendo ovssa influência em cheiro para a morte, em vez de para a vida". (A Fé Pela Qual Eu Vivo - MM 1959 - pág. 224)

- Para que possamos ser aprovados diariamente - "Se nos lembrássemos de que estamos sendo postos à prova perante o universo celestial, que Deus nos está provando para ver de que espírito somos nós, haveria mais séria meditação e mais fervorosa oração". (Exaltai-O - MM 1992 - pág. 344)

O chamado para uma vida de oração é diário. Começa na primeira hora de cada manhã e se estende até a última hora do dia. É o estilo de vida daquele que compreende que sua vida está na presença de Cristo, agora pela fé, mas em breve, face a face.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...