terça-feira, 6 de março de 2012

O que Você Diria nessa Situação? - Desafio Semanal - Desemprego

O desafio semanal que teve o prazo de entrega o dia 03/03/12 consistia comentar a seguinte situação fática com base no estudo da lição 09 (cujo tema é "A Bíblia e a História"):

 
Depois de falar com o chefe, um desanimado colega de trabalho volta à sala para chorar. A reunião não foi boa. O homem sabia que as demissões estavam acontecendo, mas nunca pensou que ocorreria com ele. Enquanto pensava em sua nova realidade, ficava irado. Lembrava de todas as ofensas que havia sofrido de colegas que não trabalhavam com tanta dedicação quanto ele, mas continuavam empregados. Ele pensava em se vingar. Ao sair do escritório, ele para diante de você, e lhe conta a má notícia. “Eu não sei por que isso está acontecendo comigo”, ele diz, baixando a cabeça. “Tento fazer tudo do jeito certo. Trabalho duramente. Vou à igreja. Cuido da minha família. Por que Deus está fazendo isso comigo?”

Com base na lição 09 (A Bíblia e a História), o que você diria a esse colega de trabalho sobre a maneira de Deus atuar em nossa vida e na história? 

A referida resposta poderia ser feita por 1 líder ou em conjunto, ou por membros da equipe. Esse comentário serve como estudo da própria lição da escola sabatina.

Neste desafio semanal, somente a EQUIPE VERDE o cumpriu. Eles fizeram uma ilustração com base na lição 09. Vale citar que a situação aqui não é real, mas pode acontecer de alguém estar passando por ela ou conhecermos pessoas que precisam de uma palavra amiga. Segue então o que a equipe diria nessa situação:

"Um amigo me procurou para desabafar sobre a sua demissão, ele se encontrava muito revoltado com Deus e com as pessoas, não entendia como Deus poderia ter deixado estas coisas ocorrerem com ele, pois entendia que não merecia aquilo. Ele acreditava que coisas ruins não deveriam atingir alguém que tinha sido honesto e cumpridor do seu papel na família e na sociedade.

Eu não tinha muita coisa de mim mesmo para lhe falar, afinal de contas também estava sofrendo um bocado com as dificuldades da vida. Porém me veio a mente o estudo da lição 9 deste trimestre, onde foi explanado a Bíblia e a História.

Contei-lhe que havia aprendido na lição que Deus cuida de tudo e age na história e por meio dela, tudo para o nosso bem. Meu amigo sentiu-se interessado naquilo e pediu-me que continuasse. Então lhe disse que a Bíblia nos dá a revelação de todo o passado da história humana na Terra e também do futuro de nossa história. Eu tinha algum conhecimento da Bíblia e aproveitei o pouco que sabia para lhe mostrar na Bíblia que Deus criou todas as coisas, inclusive o homem e jamais iria desamparar o objeto de Seu infindável amor. Falei-lhe das maravilhas da criação em Gênesis e dei lhe um rápido vislumbre da salvação que nos espera em Apocalipse.

Ele não conhecia muito bem sobre a Bíblia, então levantou um questionamento: Quem escreveu a Bíblia e como ter certeza de que estavam certos? Respondi que a Bíblia foi escrita pelos profetas que inspirados pelo Espírito Santo transmitiram a mensagem de Deus para Seu povo. A princípio ele torceu a cabeça, mas quando lhe falei das profecias cumpridas, parece que ele ficou mais tranquilo em relação à veracidade das Escrituras.

A conversa estava ficando muito envolvente, algumas pessoas começaram a se aproximar para quem sabe entender do que se tratava. Alguns até se sentaram nos bancos que tinham ao redor do saguão onde estávamos e disfarçadamente mantinham seus ouvidos bem abertos. Eu não me importei, pois achei que todos deviam mesmo escutar sobre Deus e sobre a história na Bíblia.

Eu tinha um compromisso em poucas horas, mas não pude deixar de falar sobre as profecias em Daniel 2, aquele episódio era muito forte, não dava para o meu amigo deixar de aceitar que Deus já tinha conhecimento de tudo o que estava acontecendo no mundo: as crises na Europa e nos Estados Unidos, os poderes religiosos e políticos se ajuntando para o grande desfecho da história da Terra. Àquela altura ele já estava começando a entender onde ele se encaixava no contexto atual, porque tanto sofrimento em sua vida e qual era o plano de Deus para ele.

Um senhor que estava sentado num dos bancos não se conteve e perguntou: mas quem é o causador de todo este mal? Foi então que comecei a explicar sobre o grande conflito entre o bem e o mal, cujos protagonistas eram Deus e Satanás, o arquiinimigo. Os ouvintes ficaram perplexos quando expliquei que cada um do seres humanos estavam inseridos neste grande conflito, e que existia uma conspiração mundial e satânica para levar cada um dos indivíduos para a perdição eterna.

Mas o alívio veio imediatamente quando falei do ponto chave de toda a história humana na Bíblia: a cruz de Cristo! Naquele momento percebi que as pessoas estavam se achegando cada vez mais para ouvir sobre este assunto que todos já ouviram alguma vez, mas que muitos não compreendiam muito bem. Falei do sofrimento vicário de Cristo na cruz, da Sua ressurreição e da Sua ascensão.
Comecei então a falar da Igreja de Cristo, do batismo e por fim dei lhes palavras de conforto, escritos no Apocalipse, onde Deus enxugará toda a lágrima e não haverá mais morte nem pranto nem clamor porque todas as coisas já passaram.

Ao perceberem que o assunto estava chegando ao fim alguns voltaram a ler o jornal, outros saíram apressados olhando para o relógio, mas creio que Deus os impressionou naquele dia. E quanto ao meu amigo? Ele já não estava mais chorando, havia entendido muito bem qual passo deveria tomar agora e tinha certeza que Deus o estava protegendo e provendo de todas as suas necessidades.

Ele me abraçou, disse que se sentia fortalecido e me agradeceu. Despedimos e depois disso não o encontrei mais. Compreendi que conhecer a Deus e a Sua Bíblia é muito importante para que possamos continuar firmes até a volta de Jesus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...