quarta-feira, 14 de março de 2012

O que Você Diria nessa Situação? - Desafio Semanal - Oração Não Atendida

O desafio semanal do sábado passado (dia 10/03/12) consistia em fazer um comentário com base no estudo da lição 10 (tema: “Promessa da Oração”) da seguinte situação fática (que embora sendo fática, é muito comum de ocorrer):

Um amigo compartilhou a seguinte dificuldade com outro: Ele acreditava em Deus, mas uma circunstância em sua vida lhe havia trazido muito desânimo. Como pastor, ele conhecia intimamente o poder de Deus. Ele tinha visto Deus atuar na vida de inúmeras pessoas. Tinha testemunhado Deus curar pessoas em situações que pareciam terríveis.
Assim, quando uma querida irmã da sua Igreja ficou doente, ele fez o que sempre fizera: orou. Sabia que Deus era poderoso para curar essa pessoa e, dado o histórico divino em sua vida, ele supôs que isso aconteceria mais uma vez. Jejuou pela irmã agonizante e esperou em Deus. O Senhor não respondeu imediatamente, mas ele continuou a orar pela doente e por sua família. Ele até mesmo a ungiu. No entanto, para sua completa tristeza, a irmã faleceu.
A natureza aparentemente arbitrária dessa “falha” de Deus em curar a mulher o deixou calado e incrédulo. Dentro de poucos meses, ele perdeu a fé em Deus.

Se você fosse o amigo ouvindo essa história de sofrimento, o que diria para ajudar o amigo a recuperar a fé em Deus e no poder da oração?

A referida resposta poderia ser feita por 1 líder ou em conjunto, ou por membros da equipe. Esse comentário serve como estudo da própria lição da escola sabatina.

A EQUIPE VERDE cumpriu o desafio semanal, adquirindo mais pontuação e fez o comentário, e diga-se de passagem, com "louvor".

Segue o comentário da Equipe:

Um amigo pastor me procurou para contar a sua indignação em relação a Deus, pois havia orado e jejuado por uma irmã enferma, mas apesar das firmes orações ela veio a falecer.

Bem, essa é uma situação ilustrativa, mas que acontece com muita frequência no meio cristão. Isso se dá pelo motivo mais simples que você possa imaginar: Todos nós somos extremamente exigentes com Deus e queremos que Ele faça todas as coisas que pedimos.

O fato é que, baseado na lição desta semana da Escola Sabatina, a oração não tem por objetivo mudar a Deus, é claro que em muitos episódios da Bíblia, Deus deixou de executar um ato quando um servo fiel Lhe pediu misericórdia, em várias ocasiões uma oração intercessória pôde mudar o resultado final. Mas o maior objetivo da oração não é mudar os planos de Deus, mas o nosso coração. Deus jamais deixará de executar algum ato se essa for a escolha dEle, não que seja arbitrário, mas porque conhece o que é melhor para nós. Portanto o objetivo principal da oração não é a obtenção de algum favor ou algum bem, mas sim obter maior aproximação com Deus.

Mas o que responder a alguém que se encontra desanimado por causa de uma decisão divina que lhe trouxe muita dor? Nós não podemos responder coisas que não estão registradas na Bíblia, sobretudo se a minha resposta configura uma opinião particular sem apoio das Sagradas Escrituras.

Na situação fática proposta, por exemplo, eu jamais poderia responder que Deus desejou a morte da querida irmã, porque Deus jamais iria se alegrar pela morte de alguém. Mas poderia responder que devemos confiar nEle, porque Ele tem um plano para todos nós e que a morte não é o fim para Ele, visto que Jesus venceu a morte.

Não há o que falar a não ser levar a pessoa aos pés de Jesus, sempre mostrando o lado positivo de todo evento negativo. E é justamente por acreditar nEle é que podemos continuar lutando pela vida eterna, aconteça o que acontecer.

A lição nos traz exemplos do próprio Mestre Jesus, se Ele que era um com o Pai orou incessantemente, o que dizer de nós que fomos separados do Pai pelo pecado? Não deveríamos orar muito mais, buscar ainda mais a comunhão permanente com Ele?

Nós não entenderemos muito bem com exatidão como a oração atua. Será que posso mudar a decisão de Deus? Ou será que a oração não muda a Deus, só a mim? Porque será que muitos enfermos foram curados através de uma oração? E porque em outros casos aparentemente Deus “fracassou”? Porque quando oro me sinto fortalecido? Que poder é esse da oração?

Algumas respostas somente teremos no céu. Mas podemos usufruir das bênçãos dessa maravilhosa ferramenta de Deus desde já, mesmo não entendendo muito bem a sistemática. É como a energia elétrica: você não entende muito bem como ela é gerada, qual é o processo técnico necessário para que ela seja disponibilizada através dos condutores, como pode ela gerar iluminação e calor em uma casa. Mas sabe que ao toque do interruptor tudo fica iluminado, que ao abrir o chuveiro a água será aquecida, todas as bênçãos da energia elétrica são usufruídas por aquele que as deseja obter, mesmo não sabendo da sua parte técnica, basta confiar e utilizar.
O mesmo ocorre com a oração, você não precisa questionar a Deus a respeito de cada detalhe, mas precisa antes disso ter fé genuína, pois é essa fé que possibilitará a perfeita atuação da oração na sua vida.

Talvez a alguém que tenha se desviado de Deus porque se decepcionou com Ele, a melhor resposta seria lhe dizer que ore, não para que Ele faça as coisas ao seu modo. Mas para que lhe mostre o motivo pelo qual Ele atuou assim. Essa pessoa com certeza irá refletir melhor. Mas é necessário ter sensibilidade, não se pode forçar uma situação em momentos inapropriados, pois com o tempo todos têm suas feridas cicatrizadas e então estarão mais receptivos. É preciso paciência e tato para saber qual o melhor momento.

No mais, orar a Deus para que esse amigo se recupere e que o Espírito Santo possa atuar novamente em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...